D.
O que o Alandroal deve ter à sua frente, é um novo conjunto de autarcas capazes, responsáveis e com a cabeça arejada como, aliás, a limitação dos mandatos já em vigor assim o indicia.
E que não se ponham como até aqui “a leiloar-se” e a olhar pasmados ao espelho para as obras apressadas e endividadas (diz-se que em mais de meia centena de milhões de euros?) que andam fazendo e desfazendo em ano de eleições.
O Alandroal já não precisa de autarcas “viciados apenas em obras físicas”, em simplório betão. Sempre mais betão. E que (sem que a VILAS do Concelho disso tenham qualquer culpa…) agora se vêm tornando ‘desalmados especialistas’ em abater e destruir tudo quanto seja arvore, à revelia das novas práticas e exigências ambientais dos nossos tempos. O Alandroal de verde que era foi-se e morreu!
O que o Concelho entretanto não pode perder, é a noção de que é um Todo e de que a democracia formal e participativa, se irá tornar uma exigência política e realidade social abrangente. Acabou, portanto, um ciclo: o dos autarcas predadores do betão.
E seja quem for o novo presidente da autarquia, tem de perceber que outro ciclo irá começar marcado especialmente por menos teatro político, menos espectáculo (s), e por uma mais equilibrada poupança, acompanhada de investimentos criativos. E, ainda pela inovação nos apoios sociais a uma população pobre e envelhecida. Desempregada ou sem esperança.
E.
O novo ciclo do poder local no Alandroal requer urgentemente uma visão diferente do ordenamento do território concelhio focada no médio e no longo prazo. E, sobretudo, no reforço da dimensão intermunicipal. É ver o que se passa com o Redondo e Reguengos de Monsaraz.
Quanto às novas prioridades já têm nome e situam-se na Educação, (o Alandroa continua sem o 12ºAno) no apoio firme às envolventes das actividades económicas e empresariais, na qualificação das pessoas. E, muito particularmente, na eficiência dos apoios sociais. São estes os verdadeiros pilares de uma boa e honesta governação local.
Sem espavento, sem mordomias “socialistas” e sem luxos absolutamente perversos e indecorosos. Em duas palavras: com responsabilidade social.
F.
Até porque já estão elaborados e em vigor uma série de instrumentos nacionais--- o PNPOT, o ENDS, o PROF. --- e, em ultimação, os Planos Regionais de Ordenamento do Território (PROT) aos quais os autarcas da nossa Terra devem estar em condições de aderir.
Sabendo o porquê e projectando acertadamente como o devem fazer.
É bom lembrar que, com a entrada em vigor da Lei nº46/2005 de 29 de Agosto relativa à limitação dos mandatos, mais de 60% dos autarcas, não se poderão recandidatar em 2013.
Mais uma razão para que, como ao princípio dizíamos, nas próximas eleições autárquicas de Outubro se percam uma série enorme de vícios fazendo com que as listas sejam mudadas e rejuvenescidas, ficando para os partidos políticos o trabalho futuro de formação de quadros.
Preparando-os, é claro, para os desafios dos tempos novos que aí vêm.
Em síntese: o que o Alandroal deve ter e o Concelho não pode perder, é a oportunidade de mudar a verdade do que pode vir-nos a acontecer. Em termos de projectos fiáveis e de pessoas confiáveis. Ou isto, ou o Concelho poderá rapidamente entrar em falência.
António Neves Berbém
XXIV/VI/MMIX
26 comentários:
Caro Berbem aqui fica o meu registo pelo excelente texto que aqui nos deixas.Porque actual,aflorando toda a problemática autarquica e outras questões que só teem lugar ,dada a proximidade de eleições.Obriga a quem aqui vier de boa fé,´reflectir e quem sabe fazer opções, escolhas, para o seu futuro,«nosso» onde o importante seja o Concelho como um todo.
O Alandroal não pode perder esta excelente oportunidade de MUDAr.
E deve tambem ter Técnicos nas Instituições (Santa Casa da Mesericórdia) lincenciados e não bacherelos, não é que um bacherelo seja menos responsável que um licenciado, mas tem que se assumir como tal, Bacherelo, e não obrigar os funcionários da instituição a tratá-la por Sr. Dra. isto até dá graça...
MUDA NADA VAI MUDAR.
DOS QUE SE FALA SÃO PIORES QUE O NABAIS.
E QUANDO ESTIVÉRAM COM ELE AJUDARAM OS COZINHADOS.SEMPRE ESTIVERAM DO MESMO LADO,SÓ SAÍRAM POR SEREM INCOMPETENTES E NÃO VOLTAREM A FAZER PARTE DAS LISTAS.
MAS O DESCARAMENTO É TANTO QUE ATÉ DIZEM NÃO SABER QUAL O CANDIDATO QUE O PS IRÁ APOIAR.
DESCARAMENTO,ASSISTIRAM E TIVERAM NA VOTAÇÃO.
E JÁ AGORA UM PEDIDO.
COMO DE PS NADA TÊM ,DPEÇAM A DEMISSÁO DO PS E ENTREGUEM OS CARTÓES.
Que tristeza de comentário este ultimo.Sede todo o texto a unica ilação que tirou foi como a sra A ou sra B gosta de ser tratada então deveria estar calado.
bem dita candidadura a do muda que só existe pelo apoio desta blog.
REPAREM NO NUMERO DE COMENTÁRIOS.
Se não fosse isto não havia interesse.
O rei dos erros rodou novamente
Parabéns A.Berbèm pelo texto e pela forma como chama a atenção ao Munícipes e Autarcas do nosso Concelho.
Realmente estão a ser realizadas listas Partidárias e Independentes por todo o País, na esperança que venha a existir uma melhoria na forma de governar.
A monotomia da forma de governação dos Partidos já não deixa ninguém indiferente ao que se passa à sua volta, um total afastamento da população, quase que toca o desprezo pela classe social mais pobre.
Todos sabemos de ante-mão que temos de mudar! Mas como?
Na minha opinião os alunos do Dr.Sá Carneiro, Dr.Mario Soares, Dr. Alvaro Cunhal e muitos outros que já deram o que tinham que dar, todos esses aprendizes bloquearam ou perderam-se sabe-se lá onde...
Está na hora de confiar nas pessoas e não nas cores que representam.
E o nosso Alandroal tem nas mãos essa oportunidade!! Eu pessoalmente não posso nem é de mim, não aderir a algo de novo como o Muda!
Há 8 anos atrás todos sabíamos que tínhamos de mudar, e mudámos! No entanto....
Houve sim um bom arranque por parte do Sr. Nabais. Mas ao que parece e ao que se vê e se ouve, a Direcção da autarquia perdeu o rumo do que havia prometido à 8 anos atrás. Onde estão os empregos? onde estão os investidores? porque perdemos habitantes quase todos os dias?onde está acima de tudo o orgulho de ser Alandroalense?
Caros Alandroalenses, eu ainda não existia em 1974, mas pelo que estudei, e ouvi, a diferença de atitudes de outrora que havia no poder com a actualidade é muito pouca. Na altura alguém lutou para mudar, chegou a nossa vez. Vamos acreditar no sangue novo, nas novas ideias, na vontade de fazer crescer o nosso concelho, na integridade que existe dentro deste Movimento.
Aproveitando a dica do texto do Sr. Berbém "o que o Alandroal deve ter e o Concelho não pode perder, é a oportunidade de MUDAr.
Claro que temos de mudar! E o PS no Alandroal, liderado pelo Sr. João Nabais, mudou em relação às últimas eleições! Limpou a casa, mandou para fora os que estavam a mais, como se diz "limpou a chocha"!!! E todo esse movimento é constituido por esses ...! Logo é essa uma das razões de constitui pouca credibilidde junto da população !!!!Apenas os que tiveram uma oportunidade e não souberam estare, pelas mais diversas razões, apoiam esse movimento, com os seus familiares! E porquê!!! Querem tachos... Infelizmente .... até poderia ter nascido um movimento credivél e abrangente. Mas não criou-se o movimento da frustração (Foi os vereadores, que estiveram até ao fim sem fazer népea e a votar ao lado do lider, e viram que íam saltar! são ex funcionários a quem foi rescindido os seus vinculos, por falta de profissionalismo! são os empreiteiros e outros, que só queriam papar euros ao municipio e o presidente abriu os olhos! e muito bem! e meteu essa gente toda no seu sitio. E não gostaram, pois o "...Homem deve ser Homem, nos momentos maus e não nos bons, pois aí é fácil."
1ºQuero dar desde já os parabens oa Elso, pelo que escreve e principalmente por dar sempre a sua''Cara''.
2ºPor acaso já se inscreveram para ocuparem um lugar nos stands da Expo Guadiana?NÃO!!!Pois tomem em atenção que 1 dos requisitos(entre outros) é ter BOA APARENCIA; dos 17 aos 30 anos(mas aceitam com - ou + idade como suplentes).- Que vergonha, que descriminação!
Será que na C.M.Alandroal vão fazer agora selecção dos COM BOA APARENCIA e SEM APARENCIA. Quem fará a selecção!? Será por a má aparencia que os portugueses estão no desemprego.(Para Meditar)
Ao anónimo das 07:41...
Não seja ignorante por favor!!Ou então não finja que é!
Se fosse visitar um lugar e lá encontrasse como recepciocista uma pessoa desleixada fisicamente , se calhar até era capaz de se afastar para não passar por perto, ainda assim não fosse roubado(a). Agora vem para aqui armar-me em esperto(a) para quê? Só porque não tem nada mais para dizer ou criticar!? Então fique calado, que o povo agradece e não diga asneiras .
A podridão que agora se revolta, é a mesma que sempre esteve a favor.
Já te estão a mexer na florzinha do sentador. já te está a dar uma bela dor.(podridão). Ainda não deves ter olhado bem para o espelho. Abre os olhos e vem fazer parte da MUDAnça. Ass: BA!
O melhor comentário que algum vez já vi. Anónimo das 1:38 (26-06-2009). Parabéns. Grande sintese!!
Caro Antonio Berbem (TOZÉ)
É pena e até, me dá vontade de rir, ver que a maioria dos comentadores ao teu texto, confundem o acessório com o essencial, misturam arvores com cimento, não conseguem distinguir um Rembrant de um Picasso,uma Basílica de uma igreja, por outras palavras, confundem o anus com a feira de Beja.
Alguns deles, não entendem que a liberdade da palavra, desde que referida a um determinado contexto,
não pode, nem deve ser conotada a qualquer organização,partido ou grupo politico, ela é na sua originalidade, a expressão do pensamento livre que todos nós, na epoca em que estamos, deveriamos ter e que por razões várias, de ordem social,económica ou educativa/cultural,infelizmente não temos.
Alguns dos comentadores ainda não exergaram o conteudo da palavra "mudar",colam-na imediatamente ao suposto novo partido dissidente do PS/Alandroal.
Ainda não perceberam que há na realidade necessidade de mudar mesmo!!!no sentido mais lato da palavra, porque se calhar mudar para o MUDAR e a mesma coisa que nada fazer.
O que nós precisamos é de gente, que não venha agrilhoada a partidos,que seja de facto livre e acima de tudo, com pensamento inovador,empreendedora,que pense em termos de futuro e nao, em termos de novas eleições, enfim, que se preocupe com o municipio e seus municipes, que traga originalidade e bem estar para todos nós.Assim é que estaria
tudo BEM!!!
Continua a mandar-nos mais textos.
Um abraço,
HOMERO
Ao comentador dda 1:38 do dia 26-06-2009.
Caro senhor/a, lá porque tem um grande tacho, compreendo que o defenda com unhas e dentes, agora acusar e julgar as pessoas, enfim é tipico seu, mas felizmente nem todas as pessoas são iguais a si.
Ve-se quem quer os tachos, ve-se quem tem coragem de sair à rua em luta de um concelho melhor, claro que vós tentam a todo o custo difamar as pessoas serias e de coragem para que todos fossemos metidos no mesmo saco que o caro senhor, mas não consegue, sabe porque? Porque quem é honesto, serio e credivel é reconhecido como tal, não precisa comprar as pessoas, e nós povo sabemos quem são os que querem o bem do concelho e os que querem os tachos.
Fico muito feliz se o Sr Nabais vai despedir os incompetente, finalmente era hora, então o senhor ja foi despedido?
um abraço
Concordo plenamente com esse comentário da 1.38. É mesmo isso que se passa!
Só não entendo como é que o sr. Grilo, dizendo-se, ou melhor, fazendo-se passar por mais esperto que todos, ainda não chegou à conclusão que mesmo que se candidate, mesmo que votem nele 700 ou 800 (seria impossivel), não vai calçar em lado nenhum...
Faça contas sr. Grilo e estude um bocadinho!!!
Tem graça... por vezes acho k as pessoas vêm aki fazer comentários e mais tarde os vêm apoiar....
será possivel criticar construtivamente alguma coisa nesta povoação??? será possivel fazer-s um comentário sem s referiremas palavras 'tacho', e equiparações entre umas pessoas e outras???
outra coisa, ja alguma vez aqui se escreveu um comentário anónimo em que as fontes das informaçoes estivessem confirmadas??? temo que não!!!
Defendam quem acharem que devem defender mas n se limitem a ver o k lhes metem ha frente...
ha mt jogo fora de palco... estes bastidores são mais do que um filme!!!!
nunca pensei que fosse preciso tanto jogo d cintura para umas eleições em que o povo, os municipes decidem e nao apenas 2 ou 3...
não sao os amigos (ou falsos amigos) que elegem um presidente mas sim aqueles a quem se conquista, para se conquistar é preciso conhecer, falar, estar permanentemente em contacto com as pessoas...
é dificil d mais tentar 'lavar cabeça a burros ' (desculpem pela expressao)
Epa viva o Nabais viva este clima de Expo, de festas e mais festas, viva todos os que estão agarrados aos tachos mas que não fazem nenhum, viva viver nesta podridão que contamina tudo o que de honesto e coerente se conhece,, vivam todas as pessoas que apoiam o Sr.Nabais mas pelas costas é facadas a torto e a direito,vivam os que tentam instalar este clima de medo que paira no ar, um não VIVA ao Sr.Nabais porque sempre o tive como pessoa inteligente coisa que actualmente demonstra que provavelmente não é.
Realmente é pena porque como o apoiei anteriormente não o vou fazer agora e a unica pessoa que tem culpa é ele proprio porque está actualmente rodeado de pessoas quenão são os melhores conselheiros(as) nem amigos(as) ao contrario do que ele pensa.
O presidente Nabais
Quer voltar a presidir
Os que dizem estar já a mais
Querem vê-lo desistir
Estão sem vontade de rir
Ele a Núria e o Grilo
Vendo o Costa a subir
E a querer substituí-lo
O Costa é um crocodilo
O Nabais um dinossáurio
À Núria falta-lhe estilo
O Grilo canta o fado Hilário
A este conjunto quaternário
Diz o Povo se descubro
Que pensam que sou otário
Pagam no 11 de Outubro
Habitualmente não concordo com o Homero mas, ele diz aqui uma coisa que é fundamental.
É que se de facto as pessoas estão descontentes com a situação actual e em especial com o comportamento dos Partidos, a solução para ser séria e politicamente consistente tem que passar pela mobilização dos cidadãos em torno de um movimento de opinião que poderá dar corpo a um movimento formal com pessoas vindas de vários quadrantes.
Pessoalmente acredito mais nas transformações por via da pressão do que o aparecimento de "salvadores da pátria" mas, isso logo se veria.
Hora o que vemos que se pretende com este "MUDA" não é dinamizar o debate e o esclarecimento, é apenas um movimento criado num momento de raiva, em torno de um homem que se quer vingar do Nabais e ser eleito, nem que seja como vereador minoritário, para assim retirar a maioria ao PS e poder fazer num próximo mandato aquilo que nunca fez antes; votar contra para criar dificuldades à gestão do Nabais.
Não é por acaso que em todos os papéis do MUDA apenas aparece em destaque a imagem e os escritos do Grilo. É que de facto, ele tem consciência que o único objectivo com alguma hipótese de concretização é ele ser eleito.
O resto é para preencher a lista.
Isto politicamente não é nada e de mudança tem apenas o nome.
Aliás, nas actuais circunstâncias,a eleição do Grilo nunca irá ajudar uma nova esquerda ou um novo projecto, por duas razões muito concretas:
1- Se o Grilo for eleito à custa dos votos do PS ficam 2 PS, 2 PC e o Grilo. Não é preciso ser grande analista para saber que o Costa ía fazer um acordo com o Nabais para meter um vereador a tempo inteiro e faziam maioria deixando o Grilo a falar sózinho.
2- Se o Grilo não tiver votos para ser eleito mas retirar muitos votos ao PS, pode dar a vitória ao PC e aí vingou-se do Nabais mas o Concelho ficou a perder porque voltou à pasmaceira em que estava no passado (não se esqueçam que o Costa já lá esteve e foram os próprios camaradas que correram com ele). Não foi concerteza por ser um grande vereador.
Esta é a realidade e se a intenção do Grilo fosse ajudar o Concelho a mudar para melhor fazia o que disse quando saiu, criava o movimento para intervir e criar uma alternativa consistente para o futuro. Assim a única coisa que está a fazer é arregimentar pessoas para a sua vingança. Se ele não for eleito no dia a seguir o MUDA entra em extinção.
Para terminar deixo-vos só aqui duas deixas que podem confirmar nas actas:
1- Porque é que o Grilo e o Galhardas, que alegam tantas razões e provas, podendo redimir-se de nunca terem votado contra nada ainda não foram a uma reunião de Câmara ou Assembleia Municipal apresentar "olhos nos olhos" e no lugar próprio as suas queixas e razões.Se têm provas como dizem, seria dado seguimento com toda a certeza, tanto mais que estão lá eleitos da Oposição (PSD e PCP).
2- Também não percebo e fico abismado com uma coisa; tanta acusação de falta de transparência e gestão danosa, apresentada por estes ex-veradores e vou ver as Actas da Câmara observo que poucos assuntos são decididos com votos contra, sendo a maioria dos assuntos decididos por unanimidade ou com a abstenção da CDU.
Será que estes ex-vereadores sabem de alguma conivência e não a denunciam ou estão apenas a enganar as pessoas para se juntarem a eles e dar-lhes apoio para a sua vingança pessoal?
Fico à espera da evolução das coisas pois, durante a campanha eleitoral, concerteza haverá confronto de posições e vamos ver quem tem razão.
Agora que cada vez é mais clara a razão da vingança pessoal em vez da razão política ou do interesse público, isso não tenho dúvidas.
Resposta a comentário das 23:53,
Parabéns!!!! Fico mais descansado ao saber que quando o José Hermano Saraiva e António Oliveira morrerem já temos quem os substitua, o autor anónimo do comentário acima. P´lo amor da Santa!! Tantos ses, se não fosses. Nota-se neste comentário alguma arrogância e muito rancor, se não fosse tão extenso diria até que parece uma anedota do Fernando Rocha, mas tem historial suficiente para fazer um Filme " A Vingança do Grilo ", porque não pede ao Presidente um financiamento para o poder realizar? Mas antes tem de pedir uns dinheirinhos para fazer uma comissão de estudo, para poder estudar minunciosamente as actas das reuniões, ou melhor peça à PJ umas dicas. Não se preocupe com a sua posição de trabalho, se não for na câmara noutro lado será. Pense bem porque com a capacidade que tem de fantasiar pode sempre vir a ter uma profissão de recurso. Ah!! nota-se também que tem uma costela de adivinho, se não for pedir muito podia deixar aqui a chave do Euromilhões para o pessoal levar uma vida melhorzita e sem ter de ler certas coisas. MUDE de postura e profissão...
O Costa fazer acordos com o Nabais? Mesmo se vê de onde partiu este comentário... boa tentativa em todo o caso.
Mas ao Nabais só vai restar acordos com uma instituição.
Força MUDA!!!! Quanto mais alto chegas... pior é a queda!!! AH AHA AHA AHA!!´
Estou inteiramente de acordo com o comentário do Homero .Porque aflora uma questão fundamental,no nascimento,e no futuro do MUDA.Este movimento deve afirmar-se ao que se propõe no dia seguinte as autarquicas,se ganhar,mas se não ganhar deve dizer que não deixará de estar atento e continuar a sua intervenção criticando o que está mal ,apresentando propostas crediveis e responsáveis, aos municipes , fazendo a diferença e não esgotar a sua intervenção nas proximas autarquicas.É necessário mudar e muito estou de acordo.Espero que aconteça.
Ora bem!!!!!!
Parece-me que li uma palavra que detesto imenso.
VINGANÇA????
O Grilo???
Então eu tb deixo aqui uma achega, decerteza que quem diz que o Grilo se quer vingar, não está por dentro da situação.
Por acaso conhece o íntimo do Nabais???
VINGANÇA!!!!!!!
Vai lá vai, se estivesses debaixo do mando do Nabais não falavas assim.
E digo mais, se o MUDA não ganhar, só que tire a maioria ao Nabais, já alivio a minha alma.
Arreeeeeeeeeeeeeee, brrrrrrrr.
Força MUDA, MUDAr para vencer e derrotar.
Enviar um comentário