domingo, 8 de julho de 2007

Via http://toureio.no.sapo.pt/ tivemos conhecimento do comunicado que a seguir se transcreve na integra:

Corrida em Santiago Maior adiada

Da Câmara Municipal do Alandroal, recebemos um comunicado, relativo á não realização da corrida de toiros agendada para hoje em Santiago Maior, comunicado que passamos a transcrever na integra:

"Por motivos alheios à vontade da Organização, a Corrida de Toiros que se deveria ter realizado hoje, dia 07 de Julho, na Praça de Toiros de Santiago Maior, não pôde ser realizada.
Há última da hora e por razões que não aceitamos como válidas, a Ganadaria não se apresentou com os Toiros na Praça.
É uma situação que lamentamos profundamente, tanto mais que, para além dos prejuízos que acarreta ao Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Alandroal, enquanto entidade Organizadora, prejudica todos os aficionados e a Festa de Toiros em geral.
O Ganadero, enquanto proprietário dos animais, tem total liberdade para decidir como, onde e a quem quer vender os seus curros de toiros.
Exige-se apenas que respeite as regras indispensáveis a uma salutar e correcta relação comercial e artística entre pessoas e instituições de bem, como é o caso.
Estamos a tentar compreender melhor o que terá estado na origem do problema e assim, obtido o consenso dos Toureiros e Grupos de Forcados presentes, foi decidido adiar a Corrida para; dia 28 de Julho às 22.00 horas, no mesmo local.
Dado que este acontecimento estava integrado nas actividades do Congresso da União Internacional das Cidades e Vilas Taurinas, a decorrer no Alandroal e porque esta situação afecta a credibilidade da Tauromaquia e das actividades associadas à Festa de Toiros, a UNICIVITAS e o Município de Alandroal solidarizam-se com a Organização da Corrida e subscrevem este esclarecimento.

A bem da Festa de Toiros
Alandroal, 07.07.2007
O Presidente da Câmara Municipal de Alandroal,
O Vice-Presidente da UNICIVITAS,
P’la Associação do Grupo de Forcados do Aposento de Alandroal"


Lembramos que o cartel era composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e Carlos Alves. Forcados Amadores da Chamusca, Agualva-Cacém e Aposento do Alandroal, toiros de Dias Coutinho.

07/07/07(19h:28m)

(a partir de amanhã, o Alandro al vai analizar o melhor e o pior desta Expo-Guadiana)

7 comentários:

Anónimo disse...

este envio é surpreendente. O senhor Francisco Manuel jé era considerado proscrito.

Anónimo disse...

quais são as razões?

Anónimo disse...

Afinal o Dias Coutinho sabe o que anda a fazer.....

Anónimo disse...

"Por razões que não aceitamos como válidas" Cito.
Os subescritores deste comunicado devem esclarecer as "RAZÕES" para que o Concelho (população e os supostos assistentes da tourada)
as possam, também, julgar como váldas ou não válidas.
O julgamento unilateral das "RAZÕES" está longe de dar a razão á Camara.
A BEM do direito á informação. ESCLAREÇA.

Anónimo disse...

cá se fazem, cá se pagam, estaremos a assistir ao início da derrocada?

Anónimo disse...

Já estamos a assirtir ao despertar DEMOCRATICO dum Concelho adormecido
durante os 40 anos e depois mais 30.

Anónimo disse...

As razões a que o comunicado da câmara decreve, e passo a citar: "Há última da hora e por razões que não aceitamos como válidas, a Ganadaria não se apresentou com os Toiros na Praça", são óbvias e é normal que o ganadero não tivesse enviado o curro, uma vez que o Sr. João Nabais (conhecido como João Festança..e vá-se lá saber porquê...) não pagou o curro de há dois anos atrás. Logo o ganadero não pode verder o curro, como o Sr. Presidente queria eram oferecidos. Concordo plenamente com o ganadero, se fosse comigo tinha feito exactamente a mesma coisa.
E quanto ao " uma situação que lamentamos profundamente, tanto mais que, para além dos prejuízos que acarreta ao Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Alandroal, enquanto entidade Organizadora", infelizmente quem fica mal visto é a suposta organização...Grupo de Forcados Amadores Aposento do Alandroal...mas quem fez as asneiras não foi o Grupo. Uma vez que não foi o Grupo, como entidade organizadora, que escolheu os curros, contratou os cavaleiros, pelo que o Grupo só teve conhecimento do programa, do Congresso da União Internacional das Cidades e Vilas Taurinas, aquando da divulgação do mesmo na internet e ao público em geral, sem terem tido qualquer tipo de opinião. E que Congresso da União Internacional das Cidades e Vilas Taurinas foi este? Uma vergonha para a população do Alandroal e concelho: stands vazios, desorganização total...que vergonha Sr. João Nabais! Isto não se faz ao povo que o elegeu e tão pouco a uma organização que acreditava e confiava em si...não se dá a cara como organização para se fazer o que bem se entende...
Que vergonha!