quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

REGRESSO AO PASSADO

"Coisas" que já foram publicadas no blogue e que voltamos ... para recordar

A PROPÓSITO DE ALCUNHAS

Conhecem o livro de FRANCISCO MARTINS RAMOS e CARLOS ALBERTO DA SILVA “TRATADO DAS ALCUNHAS ALENTEJANAS”?
Se não conhecem sugiro que o adquiram, pois trata-se de uma verdadeira obra de pesquisa sobre os motivos que deram lugar a alcunhar certas personagens do nosso Alentejo e que nós a maior parte das vezes usamos e nem sequer nos passa pela cabeça os motivos porque tomaram tais alcunhas.
O nosso Alandroal é contemplado em grande parte por alcunhados que nós conhecemos, que respondem pela alcunha, e que muitas das vezes nem os próprios sabem porque são assim designados.
Pareceu-me a propósito escolher de entre todas as letras do alfabeto, dois nomes que constam do referido livro, e transcrever os motivos invocados pelos autores para a aposição de tais alcunhas. Mas também da minha parte acrescento dois nomes que podendo ou não constar do referido livro, não são pelos autores mencionados como provenientes do Alandroal.
A
Abelha – Designação dada a um homem que trabalhava nas pedreiras, onde por vezes saltavam pequenos fragmentos de pedra que lhes batiam na pele, e, então dizia “até parecem abelhas”.
Água – Mel – O pai do alcunhado vendia água mel.
Eu acrescento: AUGUSTO TOUCINHO e ABIBE
B
Bácoro – O alcunhado quando era criança cortava o rabo aos porcos.
Badalinho – O alcunhado tem o pénis muito pequeno. (está escrito no livro).
Eu acrescento: BAGUINHO DE MILHO e BAJANCAS
C
Cadela Parida designação atribuída a um individuo que é trombudo.
Caga na Faia o visado recebeu esta alcunha porque tinha um olival num local chamado “faia” e tinha o hábito de ir “estrumar” a terra.
Acrescento: CU ÀS COSTAS e CABO SETE
D
Deus Nosso Senhor - Sujeito muito religioso.
Descalço O visado quando era criança andava descalço.
DOUTOR BAYARD e DEUS ME LIVRE
E
Elton jonh- O nomeado é parecido com o cantor do mesmo nome.
Empata Fodas – Alcunha aplicada a um indivíduo que anda sempre a meter-se onde não é chamado.
ÈGUA e ESTURRICA
F
Feijão-frade O visado é aldrabão, ou seja tem duas caras como o feijão-frade.
Feiticeiro - A pessoa adquiriu esta alcunha, porque é considerada uma pessoa conflituosa.
Eu acrescento: FANECA e FONFON.
G
Garganeiro dos Faleiros - O nomeado recebeu esta alcunha porque para além de ser vaidoso e ambicioso, morou nos Faleiros.
Gata de Pardais - A visada é natural de Pardais e tem os olhos azuis.
Que eu me lembre: GATILHO e GRAZINA
H
Não consta nenhum nome.
A mim ocorre-me HONRADO.
I
Injecção - O alcunhado adquiriu esta designação porque tinha um café, onde praticava preços muito altos.
Ideias - Individuo que tem ideias consideradas malucas.
ICA e INVERNO
J
Jaleco - O alcunhado anda sempre com um casaco, e, então colocaram-lhe esta designação.
Juiz da Fome - Nome outorgado a um individuo que está sempre sem dinheiro.
JAN JAN e JOSÉ DAS MENTIRAS
K
No livro não consta nenhum alcunhado começado pela letra K proveniente do Alandroal, no entanto eu conheço: KAGANO, KATA (ZÈ) e KAIDI (este último foi-me sugerido, após 1ª colocação). È uma questão de ortografia.
L
Lafinfa - sem elementos.
Lourenço do Branco- Alcunha aplicada a um sujeito que morou num monte com este nome.
LILI e LAMBANÇAS
M
Má Cara - O alcunhado adquiriu esta alcunha porque é carrancudo.
Mata Pintos - Sobre nome de um indivíduo que matou pintos com tiros.
MANITAS e MARRANZANA
Agora vejam o que consta no referido tratado para designar a palavra “MARROQUINOS”- Designação atribuída às pessoas do Alandroal, pelo facto do concelho ser considerado pobre, desértico, seco e a vila ter palmeiras. ATÉ QUANDO? Pergunto eu... quem foi e porque cargas de água somos perseguidas por tais estigmas? Adiante.
N
Nené - O receptor é considerado um bom jogador de futebol.
Nilhas - linguística.
NABO e NAVALHAS
O
Olé - Epíteto aplicado a um sujeito que andava sempre a cantar “olé...olé”
Orelhas de Burro - Designação aplicada a um individuo que tem orelhas muito grandes.
ORELHUDO e OVELHA NEGRA
P
Pádoca - O visado herdou a alcunha de seu pai, mas desconhece-se o motivo da sua atribuição.
Pinguinhas - O visado trabalhavam uma estação de serviço e tinha o hábito de perguntar aos clientes se queriam uma pinguinha de gasolina.
PINTELHINHA e PIOLHA PRENHA
Q
Quadrado - O receptor tem esta alcunha por ser baixo e muito gordo.
QUESQUERES – Sem elementos.
QUINQUIM - (Salgado) e QUITOLAS (Mariano José)
R
Rã Coelha - A alcunhada tem este nome porque é de baixa estatura.
Ramalhão - Denominação que identifica um homem com os braços muito compridos.
RABINHO DE LEQUE e RABITO
S
Sacainho - O alcunhado é da freguesia de Santiago Maior.
Sete - O alcunhado ficou com este nome porque de 14 irmãos ele era o sétimo.
SARGENTO e SERRINHA
T
Taliscas - O receptor era muito magro, então na noite de núpcias, quando se deitou, a mulher perguntou-lhe: “ estás na cama ou estás na talisca”
Tabuinhas - Designação dada a um homem que é Carpinteiro.
TÓI DAS MULETAS e TACÃO
U
Unta - comportamental
Unhas-de-fome - Designação aplicada a um homem que é muito avarento.
Agora é a minha vez de não achar apelidos que eu conheça no Alandroal começados por U
V
Velhinho - Sujeito que tem o rosto muito envelhecido
Vira Casacas - Alcunha atribuída que é muito aldrabão.
VAI-TE À ROUPA e VALETAS
X
X.F. - O visado tem por hábito andar depressa com uma motorizada
Só me lembro de XAREPE.

E pronto, meus amigos, se souberem de alcunhas, mais recentes façam o favor de a escarrapacharem nos comentários, eu por mim fico-me com mais duas PINCELEIROS E ESCARAVELHOS.
Saudações Marroquinas
Xico Manel

Sem comentários: