quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

O QUE CANTA O ALANDRO AL

Divulgação da Musica Tradicional Portuguesa – A nossa música

O Cego Pedinte

Letra: Popular (Romanceiro do Algarve)
Música: Amélia Muge
Intérprete: Amélia Muge (in CD "Todos os Dias", 1994)


Abre a porta, Ana
Abre o teu postigo
Dá-me esse teu lenço
Que eu venho ferido

Se tu vens ferido
Vinde muito embora
Esta minha porta
Não na abro agora

Abre lá a porta
Ou só o postigo
Vinde dar esmola
Ao triste ceguinho

Quem qual o vadio
Nesta hora anda?
Estou de anágua branca
Vou-me para a cama

Tu estás em anágua
Pois melhor te quero
Vinde sem vergonha
Ajudar o cego

Minha mãe não durma
Não queira dormir
Ouvirá o cego
Cantar e pedir

Se ele canta e pede
Dá-lhe pão e vinho
Se ele não quiser
Siga o seu caminho

Não lhe quero o pão
Ai não lhe quero o vinho
Quero que a menina
Me ensine o caminho

Arma a tua roca
Aparelha o linho
Dá ajuda ao cego
No ganhar caminho

Vai-te agora cego
Segue nesta estrada
Quem quiser criados
Paga-lhes soldada

Ande lá menina
Vinde mais além
Bem cego eu seria
Não vos vira eu bem

De condes e duques
Já fui pretendida
Só de um triste cego
Me quedo rendida

As terras que vemos
São já terra minha
Assobe ao palácio
E serás rainha

Sem comentários: