Alandroal participou no “I Congresso das Câmaras Geminadas Luso-Cabo Verdianas”
A autarquia de Alandroal, representada pelo seu Presidente, João Nabais, participou no “I Congresso das Câmaras Geminadas Luso-Cabo Verdianas”, que decorreu, nos dias 19 e 20 de Janeiro, no Mindelo, Ilha de São Vicente, em Cabo Verde.
Centrado em torno de politicas de actuação conjunta, este I Congresso teve como objectivo delinear um novo modelo de geminações entre “países irmãos”, tendo em conta os desafios actuais de cada município envolvido, com o objectivo de dotar os municípios cabo-verdianos das ferramentas necessárias à criação de mais e melhores projectos e à efectiva construção de infra-estruturas necessárias ao bem estar da sua população.
Ao longo dos dois dias, foram abordadas diversas temáticas em torno da situação actual e das novas perspectivas das geminações Luso-Cabo Verdianas. A implementação de um "Centro de Formação e Produção de Cartografia e Cadastro ", bem como a "Simplificação de Procedimentos e Circuitos" e "Os Sistemas de Certificação de Qualidade e a sua Aplicação na Administração Autárquica", foram igualmente objecto de análise.
A cooperação, e sobretudo a partilha de saber e experiência entre os municípios Luso-Cabo Verdianos presentes, foram as “linhas mestras” deste Congresso, tendo em vista uma maior cooperação e parceria na resolução dos problemas inerentes à gestão autárquica nestes países, sobretudo em Cabo Verde.
Organizado pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e pela Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde (ANMCV), este I Congresso recebeu a participação de diversos autarcas e representantes dos municípios envolvidos. Na sessão de abertura, onde esteve presente o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, e o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado.
Na sessão de encerramento, onde esteve presente o Ministro da Descentralização e Ordenamento do Território de Cabo Verde, Ramiro Azevedo, foi apresentada e aprovada por unanimidade a “Resolução Final” deste Encontro.
Constituída sobretudo de recomendações e empenho, a Resolução Final visa o reforço e dinamismo nas relações entre os dois “países irmãos”, tendo os processos de geminação um papel importante na união de esforços com vista à implementação de medidas e acções sustentáveis.
Recorde-se que o Município de Alandroal está Geminado com o Município de Santa Cruz, desde Julho do ano passado, sendo a sua participação neste I Congresso uma mais valia para o Concelho no sentido de estabelecer uma efectiva relação de parceria com este seu semelhante. A presença de importantes especialistas em matéria de “geminação” permitiu também ao Município de Alandroal retirar proveitos, saber e conhecimento, através dos contactos ai estabelecidos.
Em anexo fotografia do Congresso
Legenda: Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Nabais com o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Orlando Sanches e o Presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Victor Baessa; o Presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz, a Presidente da Câmara Municipal do Mindelo (São Vicente), Isaura Gomes; o Presidente da ANMP, Fernando Ruas e o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
Gabinete de Imprensa C.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário