quarta-feira, 14 de novembro de 2018

CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA NA RÁDIO DIANA/FM


JOSÉ POLICARPO
                               É UM GRANDE ORGULHO!
Afinal nem tudo vai mal para o lado das Forças Armadas portuguesas. Para quem acompanhou, como foi o meu caso, em direto pela televisão e com o recurso a uma aplicação de telemóvel, que transmite em tempo real os voos dos aviões civis, os graves problemas técnicos que afetaram um avião comercial da Astana no domingo, viveu momentos de grande ansiedade. A catástrofe esteve iminente.

Soubemos à posteriori, que, o piloto desse avião, por mais de que uma vez, quis conduzi-lo para o mar e aí amarar. Contudo, com a colaboração inestimável de muitos operacionais, civis e militares, a operação, vamos dizer, de monitorização, porque não me ocorre outra, foi um sucesso. E, o avião comercial da Astana aterrou em segurança no aeroporto de Beja. Também ouvi dizer que terá sido no aeródromo da mesma cidade. Para o efeito não fará grande a diferença.
O sucesso desta operação, para além dos méritos dos pilotos do avião civil que segundo parece ter sido muitos e importantes. Com efeito, há outros que são também muito relevantes, e, reporto-me nomeadamente, aos da nossa força aérea. Saíram dois caças F16 da base aérea de monte real, ao encalce do avião civil afetado por muitos e graves problemas. Os nossos pilotos aviadores, não só tranquilizaram a tripulação do avião afetado fornecendo-lhes referências da sua posição, não nos esqueçamos que no domingo as condições climatéricas eram muito adversas na zona de lisboa, como, ainda, conduziram a aeronave do Cazaquistão, em segurança até o aeroporto de Beja. A propósito, Senhores poderosos de Lisboa: Ainda bem que existe um aeroporto em Beja, digo eu de que…
Por isso, quero publicamente agradecer à força aérea portuguesa pelo seu alto grau de profissionalismo e competência demonstrados na ajuda da resolução desta grave situação. Numa altura em que o papel das forças armadas portuguesas tem vindo a ser beliscado e enlameado, mormente, o exército, pelo que tem sido o caso de Tancos, a prestação da força aérea portuguesa leva a efeito no domingo é algo que deverá orgulhar-nos a todos

Sem comentários: