terça-feira, 24 de maio de 2011

NOTA DE IMPRENSA C.M.A.

“Noite Mágica” no Castelo Marca Abertura de Novo Rumo para a Cultura no Alandroal

Recuperação e dinamização do património dão mote a politica cultural de envolvimento local e projecção nacional

Mário Laginha e os Aduf mostraram, num concerto arrebatador e enquadrado pelo magnífico cenário do castelo do Alandroal, aquilo que podem vir a ser as noites de verão naquele espaço já em 2012.
Para além da apresentação do projecto de requalificação do espaço público e iluminação do castelo de Alandroal, a autarquia apresentou em simultâneo um projecto de dinamização cultural daquele espaço, uma vez requalificado.
Assim, entre outros possíveis eventos, o município pretende lançar já no próximo ano um festival de música “com características únicas no país e com o potencial de envolver toda a região”.
Um festival que aposta na complementaridade de dois géneros musicais fundamentais da identidade cultural do mundo ocidental: a música erudita (com destaque para a ópera) e o jazz, mas onde projectos de cariz mais popular também terão o seu espaço. Uma festa da música que vai muito além do momento em que está a acontecer e que ao longo do ano envolve os músicos da região em acções de formação e de divulgação contribuindo para o seu desenvolvimento musical, ao mesmo tempo que trás até ao concelho residências de artistas consagrados ou estágios de jovens músicos de todo o país. Um evento para o qual a autarquia conta com a direcção artística do maestro Pedro Moreira, director da Escola Superior de Música de Lisboa.
O município assume como prioridade “preservar o património é, em simultâneo, dar-lhe novas funções e vivências para que este possa continuar a cumprir a sua missão, como o tem vindo a fazer ao longo dos séculos: ser espaço definidor de identidades, espaço de conhecimento, de partilha e de cultura”,
O presidente João Grilo referiu na sua intervenção que são vários os projectos em que o município está a trabalhar para recuperar o dinamizar o património do Concelho: “para além do castelo do Alandroal, estamos apostados em reabilitar a Fortaleza de Juromenha, vamos intervir em breve na Capela da Boanova, estamos a estudar possibilidades para o Castelo de Terena, estamos a preparar a requalificação da emblemática Fonte Monumental, a “Fonte das Bicas”, estamos a rever a Carta Arqueológica do Concelho e temos projectos para S. Miguel da Mota e para o Endovélico”.
Tudo isto assenta numa visão de cultura como factor de diferenciação e motor de desenvolvimento sustentado. Para o autarca, apostar no património material e imaterial do concelho como um produto de elevada qualidade e dinamizar os espaços com vida cultural aumenta a atractividade e o número de visitantes, com reflexos directos no turismo e na economia local.
Dinamização do Fórum Cultural, “Agenda Cultural de Verão” e Cinema Digital 3D em Setembro
O presidente anunciou ainda a criação de uma “Agenda Cultural de Verão” que vai trazer animação ao coração da vila e o regresso do Fórum Cultural à actividade regular já em Setembro próximo, com uma aposta clara em actividades que envolvam as pessoas muito para além do papel de espectador passivo, com o reavivar de tradições adormecidas e com uma aposta na qualidade e na excelência, com destaque para o relançar da programação regular de cinema com um novo sistema digital 3D.
Entretanto, o município prepara já o próximo “Por Terras do Endovélico”. A segunda edição deste evento onde a cultura, a gastronomia e as actividades económicas se entrecruzam para mostrar o melhor do concelho irá decorrer de 25 de Junho a 03 de Julho.

Gabinete de Imprensa C.M.A.

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá foi a 1ª vez que encontrei a tua página e reflecti tanto!Espectacular Projecto!
Cumps

Anónimo disse...

ESTA DA AGENDA CULTURAL DE VERÃO É BOA, É PARA HAVER ESPECTACULOS QUANDO O PESSOAL ESTÁ DE FERIAS E NA PRAIA, OU PARA MEIA DUZIA DE VISITANTES QUE POR AQUI PASSAM, QUEM É QUE VEM PARA O TARRAFAL NESSES MESES, OS ESTRANGEIROS NÃO SÃO LOUCOS.

GASTEM DINHEIRO Á VONTADE QUE ELE PELOS VISTOS É MUITO, PORQUE É EVIDENTE QUE MESMO QUE TENHAMOS 20 PESSOAS A ASSISTIR VALE A PENA E ACRESCENTA-SE SEMPRE MAIS UM ZERO, NISSO HÁ POR CÁ ESPECIALISTAS.

PERDOAI-LHES SENHOR

Anónimo disse...

Para estes já há dinheiro, e sem viverem por cá deve ficar barato.
Há muito dinheiro para quem este Presidente quer...

Anónimo disse...

CORRERAM COM UM PROFISSIONAL DA TERRA NA ÁRIA DA CULTURA PORQUE NÃO HAVIA DINHEIRO, AFINAL TUDO MENTIRAS PARA ARRANJAR TACHOS PARA OS AMIGOS.
OU SERÁ QUE ESTE MAESTRO E AFINS TRABALHAM DE BORLA.
E SE O HOMEM É MAESTRO CLÁSSICO O QUE É QUE ENTENDE DE OUTRAS MUSICAS OU DE REALIZAÇÃO OU PRODUÇÃO OU PROGRAMAÇÃO.
É TUDO A MESMA COISA E DE FACTO DE POLÍTICOS NÃO HÁ QUE ESPERAR MAIS, MAS ENTÃO NÃO DIGAM QUE MUDAM, QUE SÃO DIFERENTES, QUE NÃO TEMOS DINHEIRO PARA FESTAS, QUANDO AGORA É SÓ CULTURA E FESTAS, E ANTES O OUTRO É QUE ERA IRRESPONSÁVEL COM TANTA FESTANÇA.
A VERDADE É QUE O FESTANÇAS JÁ TEM SUBSTITUTO Á ALTURA.

TOPA TUDO

Anónimo disse...

SE OS TEUS NEURÓNIOS ESTÃO À ALTURA DA MANEIRA COMO ESCREVES...VAI,,, LÁ VAI.
METE LÀ A VIOLA NO SACO E VAI OUVIR
O ZÉ CABRA,
DEIXA LÁ DE FAZER FIGURAS TRISTES, VAI BEBER UNS COPOS E DEIXA LÀ A GENTE FALAR DO QUE SABE.

UE

Anónimo disse...

O que o tempo faz, antes criticavam, que a programação do Forum era muito jazz e agora só falam em jazz por todo o lado.
Este actual presidente até mandou umas bocas ao festival de jazz que por cá se fez, e agora de repente virou jazzman.
E esta em...........

Estão a evoluir

Anónimo disse...

Seis comentários todos a denegrir.
Ainda se apontassem alternativas, agora assim.... não vale a pena vir ao Blog.

Caro Francisco Manuel, é tempo de separar, como tu um dia o disseste, o trigo do jóio e acredita que o Concelho tem bom trigo como aqui já foi provado.
Sei que houve "seareiros" que já se afastaram e a ideia dos maldizentes e isso mesmo, afastar aqueles que sádiamente vão mantendo este veículo de informação, escrevendo e assumindo-se nas suas obras e nos seus feitos, na sua escrita. O Concelho só progride com a responsabilidade e o rosto dos seus habitantes.
Nunca caminhará com os autocensurados. Não será o anonimato uma castrante forma de censura?
Vamos pensar e refletir para bem do Concelho e sobretudo dar oportunidade a novos valores, que aqui no Blog vão aparecendo.
Obrigado,
Torrigaldo.
24-05-2011

francisco tátá disse...

Caro Torrigaldo, iria contra todos os meus principios e pelos quais me regulo desde que iniciei este espaço se não desse voz ao contradotório. Desde sempre afirmei: o blogue não segue nenhuma linha politica e não está ao serviço de qualquer ideologia ou movimento, e assim pretende continuar.
Reli os comentários e não vejo nos mesmos qualquer ofensa a qualquer pessoa, mas sim discordâncias sobre o passado e o presente, a maneira de actuar, o que para uns "pode ser bom" para outros pode até, "assim não ser". É a democracia, na sua essência, e à qual assim me habituei e pretendo continuar a seguir.
Não tenho em mente aceitar qualquer cargo que possa comprometer a isenção que pretendo manter enquanto administrador do Al Tejo.
Quanto ao "assim.... não vale a pena vir ao Blog", o meu amigo é que sabe...mas duma coisa pode estar certo - os principios que desde o inicio foram traçados não vão nunca ser alterados.
Um abraço
Chico Manuel

Anónimo disse...

Olá foi a 1ª vez que vi o teu espaço online e reflecti tanto!Bom Projecto!
Adeus