Orquestra Clássica da Universidade de Évora actua no Alandroal dia 25 de Maio
O Alandroal vai receber, no próximo dia 25 de Maio, mais um momento cultural de elevada qualidade, com a actuação da Orquestra Clássica da Universidade de Évora, marcada para as 21:30 horas, no Fórum Cultural de Alandroal.
Sob a direcção de Christopher Bochmann, a Orquestra Clássica da Universidade de Évora deverá interpretar temas como “Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, ou a “Segunda Sinfonia”, da autoria de Ludwig Van Beethoven. Venha ao fórum Cultural no próximo dia 25 e não perca a oportunidade de assistir, ao vivo, à actuação de uma das mais conceituadas Orquestras do panorama musical português da actualidade.
Criada no ano de 1999, a Orquestra Clássica da Universidade de Évora teve a sua primeira actuação em Alter-do-Chão a 8 de Fevereiro de 2001. Mais que uma unidade cientifico-pedagógica, de apoio ao ensino que se ministra no departamento de Artes da Universidade de Évora, a Orquestra é também uma entidade prestadora de serviços à comunidade, através da oferta de um programa de actividades musicais a toda a região Alentejo.
Gabinete imprensa C. M. A,
7 comentários:
Vê o vídeo da tourada da Aldeia da Venda no boanova2.
Vi e gostei muito. Parabens amigo pelo excelente vídeo. Irei recomendá-lo (deixando link) na próxima página de tauromaquia.
Chico Manuel
afinal ainda há que se preocupe com a cultura desde concelho, parabens pela escolha do concerto.
dois contigo
"afinal ainda há que se preocupe com a cultura desde concelho,"
Porquê? Antes não havia??????Olhe que andou distraido
Três e meio
Demorou quase 2 anos mas lá apraderam a fazer cultura sem se gastar muito dinheiro, claro que se tem que dar o jantar ás pessoas, de facto mais vale tarde que nunca, falavam mal de tudo mas antigamente tambem se faziam lá pelo Forum estas coisas, que afinal eram bem feitas, tanto que tem que fazer igual.
O que é bem feito é bem feito e não tem crititica possivel, e é pena que os Srs. da mudança tanto tenham criticado só por criticar.
Ou seja agora está tudo bem antes estava tudo mal.
Isto da cultura é assunto sério e é preciso saber-se o que se faz, isto de se trazer jazz ao Alandroal, e ás suas gentes é trazer qualidade, mas para uma elite de pessoas que são uma minoria quer no Alandroal quer no resto do mundo.
Trazer música clássica é bom, mas é para uma minoria quer no Alandroal quer por todo o planeta.
Alerto para a necessidade de projectos com qualidade mas mais abrangentes e para a necessidade de se trazer de tudo um pouco, é que uma coisa é tentar-se com o tempo moldar os hábitos culturais das pessoas e acossar-lhe os sentidos para coisas mais sérias no mundo das artes e até simplesmente desconhecidas, outra coisa e tentar converte as pessoas aos nossos gostos pessoais sejam eles eruditos ou não.
Os Tonis Carreiras e as Madonas deste mundo são necessários e quer se goste quer se não goste, tem a maioria do publico no seu lado, gostos são gostos e isso não é só uma questão de formação, porque há muita gente culta e informada, das mais diversas árias que gostam de Tony Carreira e não gostam de musica erudita.
Uma Autarquia tem o dever de promover cultura, apostar na educação e orientação cultural das pessoas, mas também tem o dever de as entreter com coisas que as pessoas gostem, e tentar ser de todos e para todos sem descriminações de qualquer ordem, até culturais.
Se vier ao nosso concelho uma orquestra clássica o tipo de publico que ira assistir a este espectáculo de certo que na sua maioria não vai ver a Rute Marlene, nem vice versa, mas se vier cá o Carlos do Carmo ou a Mariza com toda a certeza que esses públicos se misturam, este é apenas um pequeno exemplo como com qualidade se pode agradar a uma maioria das pessoas.
Tem por cá quem saiba disto a fundo, mas mandaram o homem embora e agora andam a inventar, ou melhor o Sr. Presidente e conselheiros andam a brincar á politica cultural.
Por mim venham de lá as Orquestras classicas, se possivel todas as semanas, mas este executivo que está a dar os primeiros passos nesta área, sem cair e sem se magoar, ainda tem muito que aprender.
Critico de Arte
A chamada musica classica é para todas as camadas sociais, pode ou não haver no alandroal uma maioria que goste, ou simplesmente não tenha o hábito de ouvir, isto serve para o jazz ou outro tipo de musica, desde que tenha qualidade, Toni Carreira é qualquer coisa parecido com musica, mais precisamente o estilo e principalmente a voz do "cantor", o que não quer dizer que as pessoas sejam obrigadas a não ouvir ou não gostar, mas Toni Carreira ouve-se em qualquer sitio, nas feiras, em arraiais, em qualquer sitio, já que não faz qualquer diferença, serve isto para explicar que a aposta em iniciativas deste tipo (jazz, orquestras) é sempre bem vinda, assim as pessoas podem ouvir e ficar mais receptivas a este tipo de musica e ao mesmo tempo enriquecer as suas apetencias auditivas.
Enviar um comentário