Havia duas opções : Escrever sobre o Alandroal ou sobre a morte de Osama Bin Laden.
Optámos pelo Alandroal. Esta terra será sempre mais importante do que a morte de um terrorista !
Talvez daqui a dias ainda nos dê na veneta e escrevamos mesmo sobre o terrorista. Vamos a ver !
Haverá dois capítulos nesta crónica " irónica e premonitória " : Do primeiro capítulo, fomos testemunha presencial; do segundo capítulo, limitámo-nos a repetir o que nos foi contado, embora ponhamos as mãos no lume pela veracidade dos factos relatados, já que confiamos plenamente em quem nos contou a cena.
Capítulo primeiro :
Aquando da apresentação dos candidatos da CDU, às últimas eleições autárquicas, estávamos entre as setenta ou oitenta pessoas que compunham a assistência. A apresentação realizou-se, para quem não sabe ou não se lembra, nas Pirâmides de S. Pedro. Até estivemos à conversa com o Manuel Valente, homem pouco frequentador deste tipo de eventos mas que, nessa tarde, por ali tinha passado em absoluto acaso.
Na altura das discursos, um dos candidatos a quem foi dada a palavra, avançou para o microfone e apresentou a seguinte " contabilidade " - citamos de memória - :
=== « Desde as eleições de 2005 até Março passado, o executivo camarário realizou cerca de setenta reuniões, que tiveram como resultado, aproximadamente, seiscentas deliberações. Praticamente todas as deliberações foram aprovadas com os votos favoráveis dos eleitos do Partido Socialista e agora aparece um dissidente desse partido, a encabeçar uma lista independente, como se não tivesse nada a ver com o passado. Cá para mim, como vêm ambos do mesmo ventre partidário, tão bom é um como é o outro. »
Foi assim mesmo que o homem falou, e não contente com o que disse, ainda acrescentou, virando-se para o primeiro elemento da CDU, na lista da câmara - continuamos a citar de memória - :
=== « E tu não te ponhas a prometer grandes obras porque a câmara está tesa que nem um carapau. E cheia de dívidas. »
Premonição ou conhecimento da situação ?
Nunca se saberá.
Fim do primeiro capítulo.
Capítulo segundo : ( a esta cena não assistimos, mas foi-nos relatada com todos os pormenores )
Cerca de dois meses depois do que contámos no capítulo primeiro, já depois das eleições, mas ainda antes das tomadas de posse, realizou-se um jantar na sala superior da taberna do Zé Unta, na Mina do Bugalho.
Os convivas à mesa, eram :
= Dr. João Grilo - Presidente eleito da Câmara Municipal pelo MUDA
= Eng. José Carlos Correia - Mandatário do MUDA.
= Sr. Joaquim Galhardas - Membro das listas do MUDA.
= Sr. Custódio Costa - Vereador eleito pela CDU.
= Sr. João Ribeiro - Membro eleito da Assembleia Municipal pela CDU.
= Sr. Carlos " das televisões " --- grande animador desse jantar.
O objectivo desse jantar era um compromisso para assegurar consistência no governo da câmara, já que a força política vencedora não tinha maioria absoluta. Quanto a nós, uma pretensão perfeitamente democrática. Deve ficar bem clara esta nossa opinião.
Depois de comido o galo - em sopas da panela primeiro e depois bem tostadinho com batatinhas a condizer - lá se entrou nos finalmente.
Muitas propostas e com bastante discussão em volta delas.
Uma das partes, a mais fraca, ou pelo menos parte da mais fraca, até disse que não estava ali para servir de suporte a outros voos que não fossem os interesses do Alandroal.
Por fim, a parte mais fraca da parte mais fraca, lá assegurou que haveria aprovação do orçamento, pela Assembleia Municipal para o ano seguinte e depois logo se veria, assim numa espécie de " pelo andar da carruagem logo se saberá quem vai lá dentro ".
Essa parte mais fraca, fraquíssima e isolada, até dentro da sua própria parte, com alguma ironia, ainda garantiu que outro galo cantaria e haveria mais apoio quando houvesse a certeza que o presidente de câmara eleito, Dr. João Grilo, não seria, quatro anos depois, o candidato do PS.
Com ironia mas também com alguma maldade.
Fim da segunda parte.
Sem querermos mandar flechas envenenadas seja a quem for, haverá alguém que possa garantir que aquela ironia nas "negociações", na taberna do Zé Unta, era despropositada ?
E será - na política já nada nos espanta - que ainda vamos ver o Sr. presidente da Câmara, Dr. João Grilo, e o Sr. ex-presidente João Nabais, juntos, a distribuir propaganda eleitoral nos próximos dias ?
(Enviado por Leitor devidamente identificado perante o Administrador do Blogue)
10 comentários:
não acredito que os dois se juntem a distribuir propaganda politica. acredito sim que os dois, sacos da mesma farinha, continuem, num plano mais alargado, a fazer aquilo que começaram a nível local: enterrar e desacreditar o concelho de alandroal.
numa altura em que o seria preciso unir esforços e cerrar fileiras aqui se anda às voltas com o Grilo e com o nabais como se eles fossem unicos, exclusivos detentores da verdade ou das verdades politicas dos designios do concelho.
ja provaram que o não são. esta na hora de TODOS começarmos a pensar seriamente onde as vaidades e interesses pessoais dos dois nos vão levar neste sobrepor da causa privada (pessoal) à causa publica.
acredito para bem deste concelho que as forças vivas do mesmo comecem a pensar na alternativa. verifica-se que infelizmente quem nos tem politicamente comandado nos tem levado de mal a pior com a forte e grande possibilidade de nos extinguir...
O GRILO AINDA VAI SER VICE DO OUTRO.
SEM O POLEIRO É QUE DE CERTO NÃO FICA.
PODER PODER A QUANTO OBRIGAS....
Meu caro,
depois de tudo isto, começo a achar (ter a certeza) de que toda esta"brincadeira " em torno do serviço de saúde, nomeadamente, a diminuição do serviço (horas) de consulta aberta foi, e como se diz por aqui, cozinhada entre o sr. presidente e a directora da ARSA, normal! e Óbvio... vender o pouco do concelho em troca do apoio da mulher do Zorrinho.... Este presidente é, sómente, da mesma escola!
Agora compreendo a jogada!
Alandroal a quem te entregaste,
PODER A QUANTO OBRIGAS
Quanto ao Sr Manuel Valente ter lá ido por "Acaso"está errado o autor deste texto.Por outro lado se lhe interessa abrir nest momento tambem aqui (Já que somos praticamente o espelho do que no páís se tem passado)Faça favor, não me parece de todo oportuno e o autor saberá do que falo muitas se podiam ter aberto no seu tempo não era???Parece-me "mais avisado que isso "para vir agora para aqui só porque tem espaço e tempo de antena largar essas aleivosidades, se algo não lhe agrada apareça e fale em sede própria...Se é que me entende .
JIPC
Estou de acordo com o primeiro comentario posto! também não estou a vêr tais pessoas juntas, vendendo a propaganda podre,de um partido que nos levou aquilo em que estamos...
Penso que, é mais do que tempo de no Alandroal, aparecerem outras forças que com trabalho,honestidade e respeito por todos os municipes,dar a reforma devida a quem tão mal nos tem tratado...
Creio ser o momento ideal, para virar o rumo ao barco e navegar para aguas mais calmas, pondo de uma vez por todas, essa politica suja do compadrio em casa...
Posso apoiar...
Um abraço,
HOMERO
Nesta terra todos falam muito mas ninguem vai ao fundo das questões. O Grilo está a posicionar-se para melhor defender os interesses do concelho com tudo o que ai vem, ou acham que ele deu este apoio ao Sócrates a troco de nada? Se calhar teve de engolir um grande sapo para dar a cara...isolado é que não vai a lado nenhum.É claro que com isto tambem procura protagonismo mas é um sinal de inteligência. Tudo isto mostra tambem que com o desgoverno que fez e os processos que tem à perna o Nabais é já um cadáver politico de um tempo que já passou e o que me espanta é como ainda há pessoas a seguir este homem. Depressa vão perceber que estão a seguir alguem que já não vai a lado nenhum. Conheço bem os dois, quem diz que são os dois farinha do mesmo saco está a mentir.Acho que é dificil encontrar dois homens tão diferentes e para nossa sorte temos o Grilo como Presidente neste momento...benditos 7 votos...
Para mim, que sou de entendimento lento, é incompreensível o comentário do JIPC de 05 de Maio, 00.40.
Aquilo é ilegível. Mais parece um código cifrado. Por favor, quando quiser que o entendam, escreva com termos que todos possamos perceber.
Peço desculpa, mas quando quiser fazer palavras cruzadas, não preciso de vir ao blogue. Sei onde encontrá-las.
Passe bem, e procure ser mais simples no que escreve.
CARO COMENTADOR DE 05 Maio, 2011 15:50
VEJA LÁ SE MUDA DE DISCURSO, É QUE QUANDO APARECEM PESSOAS QUE FALAM NO PLURAL OU SEJA PELOS OUTROS, E QUANDO FALAM COMO SENDO DETENTORES DE TODAS AS VERDADES, ESTÃO LOGO IDENTIFICADOS, COMO NO MÍNIMO PREPOTENTES, E PORQUE NÃO DITADORES, POIS QUEREM QUE TODA A GENTE PENSE COMO ELES, SE TIVESSEM PODER PARA ISSO SE CALHAR COMO OS OUTROS, OBRIGAVAM MESMO AS PESSOAS, QUEM SABE SE COM TORTURA.
VÁ DAR BANHO AO CÃO E APREGOAR PARA OUTRA FREGUESIA.
POETA
Sem querer entrar em polémicas com o comentador das 17.30 do dia 5.
È assim meu caro concordo consigo quando diz que aquele comentário está quase cifrado, é que o mesmo era dirigido a alguem que compreendia e percebia algumas mensagens subliminares que o mesmo continha .Peço desculpa não quero que os leitores tenham que decifrar o que quero dizer mas neste caso parece que nem o próprio autor do texto se apercebeu
(7) saias tem Mariana
E um emprego em Mira-Flores
Viveu ontem de recados
Mas hoje vive de amores
Enviar um comentário