segunda-feira, 18 de abril de 2011

DIVULGAÇÃO - C.M.A.

Manuel Aires Mateus Assina Requalificação do Castelo de Alandroal

Município vai Avançar com Requalificação do Interior e Iluminação com Financiamento Comunitário
A requalificação do interior do castelo visa devolver este imóvel classificado, situado em pleno coração da vila, ao dia-a-dia dos alandroalenses, ao mesmo tempo que vem dotar o espaço das infra-estruturas básicas para acolher espectáculos de ar livre e outros eventos culturais e promocionais.

Caracteriza-se como um intervenção no espaço público, nas portas de acesso e na iluminação, com o menor impacto possível, de modo a dignificar o imóvel sem o descaracterizar, com especial atenção para a emblemática torre de menagem.
Aires Mateus é um dos mais conceituados arquitectos portugueses da actualidade sendo responsável por projectos tão emblemáticos como o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, na Ilha São Miguel, Açores, ou o Museu do Farol de Santa Marta, em Cascais. Venceu o concurso de ideias para a reabilitação do Parque Mayer, em Lisboa e, entre outros prémios nacionais e internacionais, conta com uma menção honrosa no concurso para o Grande Museu Egípcio, no Cairo.
A intervenção envolve um montante próximo dos 400 mil euros e será financiada no âmbito do INALENTEJO, regulamento Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação, com uma taxa de comparticipação de 85%.

Este projecto foi desenvolvido em parceria com o IGESPAR e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e conta com o parecer favorável destas entidades.
Também em parceria com a Direcção Regional de Cultura está a ser desenvolvido um Plano Estratégico para o Castelo de Alandroal que visa enquadrar futuras intervenções ainda necessárias, como por exemplo, a reabilitação do caminho de ronda.
João Grilo, presidente da autarquia, referiu que “muito se tem falado de requalificação do vasto e riquíssimo património arquitectónico e monumental do concelho, mas este é o primeiro passo concreto e significativo nesse sentido, facto que muito orgulha este executivo, uma vez que é um projecto desenvolvido de raiz neste mandato e representativo do rumo que queremos traçar. A requalificação do castelo e os eventos culturais que estamos a perspectivar para este espaço são uma das melhores formas de projectar este concelho”.


Gabinete de Imprensa C.M.A.

15 comentários:

Anónimo disse...

Sem duvida uma grande noticia.

Anónimo disse...

É de enaltecer o bom trabalho da autarquia, parabens, espero que outras das requalificações necessárias sejam possiveis, apesar da conjuntura extremamente desfavorável.
JC

Anónimo disse...

Espero que este trabalho da Autarquia seja extensivo a todos os castelos do concelho bem como a outros monumentos , que os há na freguesia de Terena. Bom trabalho e há que começar por algum lado .Haja CONTINUIDADE .

Anónimo disse...

Óptima notícia para o património do nosso concelho, estamos todos de parabéns.

Anónimo disse...

B R A V O!!!


"Landroal Terra Minha"...
Jóia de raro quilate!
queria voltar a mocinha
para poder comtemplar-TE.

Anónimo disse...

...O preso por AMIGO preso por LEAL, Pero Rodrigues é do Landroal...(CAMÕES/LUSIADAS)

Não seria de todo dispersado "mostrar" os propósitos de um investimento de quase meio milhão de euros (?).

Contudo, é sobre a "antiga, requerida e manifestada" propositura que demonstrei há vários anos que conheço a agradabilíssima informação do destaque do Castelo do Alandroal, pelas "luzes".

Mas...que se não esqueçam os espaços arquitectónicos históricos envolventes (internos e externos).

« QUANDO QUIZERES FAZER ALGUMA COUZA, CATA O Q. TE HE NECESSARIO, E DEPOIS VERAS, QUEM DE TI SE FIAR, NAO O ENGANES, LEALDADE EM TODAS AS COUZAS »

Abraços para todos

António Fontes Coelho

Anónimo disse...

I.

Aproveitando o privilégio de conhecer quer a "pessoa", quer o lugar, é preponderante deixar aqui um pequeno testemunho de apoio sobre o que poderá ser uma combinação bastante interessante e harmoniosa entre a história, a cultura o património e até o modo de ser das pessoas do Alentejo. Espero que este seja princípio de uma relação cultural e artística entre o Arquitecto Manuel Aires Mateus ( do qual fui aluno) e a Vila do Alandroal.

II.

Concordando inteiramente com o que acaba de ser dito pelo Andre,aproveito o ensejo para dizer que tive a honra de ser colega Professor Aires Mateus na Universidade Autonoma de Lisboa,estando em condições de garantir que a escolha foi acertadissima e que as obras de requalificação do Castelo vão, por certo, tornar o Alandroal bastante mais do que já é.E do que vinha desde há muito merecendo.

Aquele Castelo com as luzinhas todas que lá metiam já não era coisa nenhuma.Merecia o que agora vai enfim ser feito.

Honra e proveito à Autarquia por esta decisão e este Novo principio de valozização histórica do Alandroal.


Com as melhores saudações


Andre Gonçalo Bengochea

António Neves Berbem

Anónimo disse...

"A requalificação do interior do castelo visa devolver este imóvel classificado, situado em pleno coração da vila, ao dia-a-dia dos alandroalenses, ao mesmo tempo que vem dotar o espaço das infra-estruturas básicas para acolher espectáculos de ar livre e outros eventos culturais e promocionais."

Ó pessoal parece que anda tudo a dormir.....lá que o castelo seja restaurado e fique digno de ser visitado tudo bem, estamos de acordo, agora virem com o bláblá de criar infraestruturas básicas para acolher espectáculos? estão no minimo a gozar com as pessoas do Alandroal e seu concelho. Acontece que temos no Alandroal, que por acaso é sede de concelho, embora muita gente não goste disso, uma obra chamada Forum Cultural, que já tem isso tudo que são as tais infraestruturas básicas para acolher quase todos os tipos de espectáculos. E pelos vistos para quê? PARA NADA!!!!!!
Vai gastar-se mais dinheiro para criar condições que já existem para quê se depois não há dinheiro para espectáculos????
Ou será que vai haver dinheiro para espectáculos desde que não sejam no Forum Cultural?
De facto há sapos que custam a engolir e alguns até ficam atravessados na garganta e há que morra asfixiado!

Paula Amendoeira

Anónimo disse...

De facto há sapos que custam a engolir, principalmente os sete sapos!!!!!!!

Anónimo disse...

A Paula Amendoeira que eu conheço não fala assim.
Isto é embuste.
Por aqui se vê como esta gente é e do que é capaz de fazer.
Cada um que tir a ilações que entender.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o meu amigo Berbem apenas com um senão.É que a requalificação dos monumentos ,e a valorização histórica não pode ter só em vista o património no Alandroal . O concelho tem noutras freguesias um património riquissimo que merece ser olhado da mesma forma.Aceito que se comece por algum lado, e isso é meritório .Haja continuidade. Agora quanto ao Forum está agora a verificar-se que as obras mégalomanas,teem uma utilização que na prática não atendem ás necessidades do concelho. Provávelmente outras opções teria abrangido melhor a população do concelho, como por exemplo a requalificação dos castelos conferindo-lhe as estruturas necessárias para todos os fins incluindo conferências etc. Veja-se o Convento do Beato.A sede do concelho tem forum,biblioteca ?...,estádio Luis Figo, parque das feiras,etc etc.....Utilização ZERO.Mas continuo a achar que se for o começo será Óptimo desde que não se limite ATÉ ás saidas para Vila Viçosa, e do outro lado para Terena.O concelho não se limita a uma só localidade.

Anónimo disse...

E Juromenha? Vai continuar naquela desgraça? Mas será que ninguém faz nada? Decerto quando abrirem os olhos já será tarde demais....estará tudo por terra e depois os custos serão maiores!

Anónimo disse...

sera que ninguem para os pes a este executivo?sera que nao ha quem os expulse da autarquia?

Anónimo disse...

agora estão a ver o rumo da anterior cãmara que foi errádo e despendioso e destruio património como os lavadoros pátio da escóla casas de banho larangeiras alterou as caractristas da práça da républica o jardim das meninas retirou o valor patrimunial há vila.Deveria ter preservado todos estes sitios e ter cuidado com as obras que inventou como masmarácho junto das escólas, o forum cultural inadecuádo hás rialidades do concelho e descaractrisa o locál tão bunito e rustico castélo.As obras do arquis mál calculádas poderia ter outras valéncias como um parque de merendas com estacionamento assim estariamos a pensár em quém nos vesita que pode consumir no nosso comércio.Não oferecendo espáço de laser a quem nos visita continuemos a ser um concelho de passagem para outras margens,

Anónimo disse...

A Paula Amendoeira que eu conheço não fala assim.
Isto é embuste.
Por aqui se vê como esta gente é e do que é capaz de fazer.
Cada um que tir a ilações que entender.

20 Abril, 2011 09:58

Ó amigo, quer lá a gente saber qual é a Paula Amendoeira que você conhece e se fala assim ou assado....só no Alandroal que eu saiba há duas, uma no Outeiro das Nozes e outra na rua do Rodo.
Chapéus há muitos seu p............