sábado, 1 de maio de 2010

AO CORRER DO TECLADO (POR AL-KALATY)

A FELICIDADE DEPENDE DE NÓS PRÓPRIOS.


É vulgaríssimo encontrar pessoas resignadas, que ao chegar o Verão ou o tempo de férias, raramente saírem da sua casa, por variadas razões a que não é indiferente o capítulo das finanças, e que o declaram hoje com muita naturalidade com pena e lamentações á mistura.
No género de um amigo meu, é que nunca esperava encontrar, nem esperava que existisse. Este atrevido não sai nunca do seu covil, mas viaja constantemente e com o melhor conforto, em pensamento, ainda que ao seu redor com naturalidade e presença jovial, represente o máximo.
Tal faculdade, permite-lhe servir-se de toda e qualquer forma de locomoção, desde o jerico para a escalada das montanhas, de jeep do último modelo e pintado a rigor, os melhores expressos de velocidade e comodidade passam-lhe pela cabeça, chegando mesmos aos paquetes mais luxuosos, na onda daqueles que só a ricos e finórios serão permitidos.
Para obter tais experiências, diz ele, não necessitar de abrir a bolsa, bastando para tal fechar os olhos e inspirar-se.
Fechando os olhos e divagando se qualquer esforço, este marmelo chega a tudo… a todas as festas, admira todas as curiosidades de edifícios e museus, dança em todos os bailaricos a seu belo prazer, frequentador dos mais luxuosos restaurantes convivendo com a sumidade dos seus frequentadores, sendo amado por toda e qualquer menina bonita.
O pensamento é a sua varinha de condão, que lhe faculta tudo o que deseja, como que de magia se tratasse.
Esta realidade transporta vantagens mil…que se está farto das coisas desta planeta, viaja para outros nas mesmas condições de preço e comodidade, não necessitando de sair, sendo extraordinária a rapidez com que se desloca de um astro para outro.
A última vez que o encontrei, disse-me ele: Você sabe a que distância está a Terra dos planetas Saturno, Júpiter, Urânio, Mercúrio, Vénus, Marte etc., etc. e das várias estrelas que são Sóis como o nosso?
As distâncias são tão grandes que seria por vezes necessário empregar para as definir centenas de milhares de algarismos, tomando a légua por unidade.
Calcule portanto o tempo que um comboio expresso, ou um avião ou mesmo uma bala levaria a percorrer tais distâncias, se lhe disser que a luz tem a velocidade de mais de 300.000 Kms por segundo, levaria que algumas destas estrelas demorariam a chegar até nós, alguns milhares de anos.
Muito bem, tenha atenção de que eu vou até essas estrelas instantaneamente, não ando metido na morosa e muito menos na tormentosa bala em que os heróis americanos fizeram a insignificante viagem á lua, mas muito simplesmente dentro do meu pensamento.
Quando me separei desta gente única, comecei a levar uma forma especial de viver, fui meditando os problemas destes senhores e cheguei á conclusão de que na verdade estava vivendo doutrinas que eram confortáveis, mas só isso….
O pensamento, na sua forma imaginativa, é uma fonte inesgotável de possibilidades e de venturas. Este poderá ser o veículo para quem pretender embarcar nele, e percorrer a vida sem ter preocupações com processos materiais, assim poderá conseguir tudo espiritualmente, e na verdade a essência de todas as regalias do mundo é espiritual.
Sendo tudo ou quase tudo subjectivo, e a felicidade consiste na convicção que temos que a possuir, podendo reflectir com um pouco de fantasia á mistura com outros atributos, alcançando tudo quanto se deseja – em pensamento. Realidade pouco vista nos nossos dias mas, com resultados optimizados segundo os crentes.

JPBR100302

1 comentário:

Anónimo disse...

Belíssimo texto.
Obrigada.


Voar é como os pássaros
Sonhar é como a gente
porque eles têm asas
e nós temos a mente
que nos permite voar
de um jeito bem diferente
ir sem sair do lugar
ao futuro lá na frente
e além de ir, enfeitar,
construir e habitar
uma realidade inexistente
como se fosse real
o que é apenas sonho, realmente.