Caminhamos para o quinto ano de existência deste espaço.
Pensado e vocacionado acima de tudo para discutir os assuntos da terra que nos viu nascer e, à qual continuamos, mesmo longe, a estar ligados, vimo-nos obrigados a abjudicar do nome de baptismo, por motivos de incompreensões de quem ao princípio nos prometeu estreita colaboração e que ao mais pequeno sinal de discordância nos abandonou., não tolerando as criticas muitas vezes fundamentadas e sem mostrar capacidade para as mesmas debater. Felizmente alguns resistiram e outros se juntaram a nós, reconhecendo que um espaço como este tem o seu valor.
Passámos de Alandro al para Al Tejo, quando nos apercebemos que muitos eram os que aqui já viam uma maneira de "ser alentejano" e que por falta de colaboração e até mesmo de certa incompreensão, por parte de alguns Alandroalenses, que começaram a tecer comentários que no mínimo poderíamos considerar de incorrectos, recorrendo frequentemente à ofensa pessoal, chegando a pôr em causa o amor que sempre dedicamos à nossa terra.
Tal não invalida, que sem intuitos políticos de apoio ou desapoio a quem cabe a condução dos destinos da minha terra faça o meu balanço do ano que está prestes a findar e que aqui deixe expresso tudo aquilo que espero se venha a concretizar em 2008.
Serão muitas as falhas e omissões. Não esquecer que estou longe, as visitas ao Alandroal são pequenas para cumprir os motivos justificativos de "matar saudades", principalmente da família, do futebol do meu JSA, do convívio com os poucos da minha geração que ainda "mostram pedalada" para uma conversa com principio meio e fim.
Cabe a todos aqueles que tiverem a paciência de ler este texto dar-lhes o acabamento que por certo está ao alcance de todos, complementando-o no espaço dos comentários.
Pois bem…
Terminava no final de 2006 e na rubrica com este mesmo nome: escrevia:
"Que espero para 2007?
Antes do mais a conclusão das obras, Biblioteca e Rotunda. Que a habitação continue a crescer. Um olhar mais atento do Governo Central para que iniciem as obras de uma nova Escola. Que passe da maqueta para obras o arranjo da Praça da Republica. Que se concretize o sonho antigo de ver a Esplanada transformada em algo de útil. Que um novo Campo de Futebol se veja no Alandroal, e já agora que o Juventude Sport Alandroalense se mantenha nos níveis que nos acostumou, assim como a Banda do Centro Cultural e os Forcados do Aposento do Alandroal. Pois graças aos mesmos o Alandroal é bastas vezes referenciado, e nós que estamos cá longe sentimo-nos disso orgulhosos.
Em ano de Expo Guadiana, de uma coisa tenho a certeza: 2007 vai ser ano de muito se falar do Alandroal, e isso é bom:
Algumas se concretizaram, outras nem tanto.
Cabe ao leitor, com a seriedade devida, tirar as conclusões do que foi concretizado, do que poderia ter sido, porque o foi e porque o não foi, a quem devemos louvar por levar a bom porto o progresso e quem devemos atribuir culpas por projectos que foram por água abaixo, ou tão pouco outros que não mereceram a atenção devida, e que apenas constituíram uma utopia do autor destas linhas.
Não fujo de maneira alguma às responsabilidades, e serei o primeiro a louvar o que me parece ser digno de tal, e, criticar o que me parece poderia estar feito e não está.
Com pompa e circunstância foi inaugurada a rotunda e louvo a beleza da mesma, pese embora me dê a sensação do tamanho não corresponder aos fins para que a mesma está destinada.
Obra que por certo irá valorizar o Alandroal, e que mais tarde será um marco histórico do actual mandato autárquico (tal como o Fórum Cultural, o Rossio do Arquiz , o Parque de Feiras e Exposições ,( a carecer de obras urgentes)) , a Biblioteca arrasta-se no tempo, levantando dúvidas na sua conclusão, não se sabendo se por causa da sua grandiosidade, se por falta de compromissos assumidos e não cumpridos, por parte das entidades financiadoras.
Talvez nesta altura seja de lembrar que quando da apresentação das grandes opções do plano e do orçamento para o corrente ano a verba orçamentada era de 18 milhões de euros.
Consultando o Boletim Municipal editado em Dezembro de 2006 no mesmo se podia ler:
Arranjo Urbanístico da Praça da Republica
No momento, está a decorrer a 2ª fase do arranjo urbanístico da envolvente ao Castelo do Alandroal que abrange a Praça da Republica, incluindo o designado "Jardim das Meninas" e a Rua João de Deus.
A Praça da Republica, área central da Vila do Alandroal será objecto de uma intervenção de carácter essencialmente paisagístico, com a colocação/ definição de lâminas de água e de plantação.
Para a Rua João de Deus, zona adjacente à Praça Central e área envolvente do Castelo, a reabilitação assenta sobretudo na remodelação das infra-estruturas enterradas e no enquadramento paisagístico final com locais destinados a veículos e à plantação de árvores.
Por último, a zona designada como "Jardim das Meninas" foi objecto de um estudo paisagístico integrado e específico, constituindo neste projecto global a única zona onde pode ser criada uma área de estadia e lazer (também em complementaridade com o Largo do Arquiz).
Assim para o "Jardim das Meninas" está proposto a colocação a colocação de um apoio de bar e uma área de esplanada anexa (quiosque)
Ainda no referido Boletim Municipal
Novo investimento Estrangeiro no Alandroal
Estamos a falar de uma fabrica de azulejos…..
Outra empresa a Bonistore, Lda. de capitais e árabes vai dedicar-se à transformação de mármore……
Outra empresa de capitais estrangeiros que j+a garantiu o seu interesse em instalar-se no Alandroal (estando a decorrer a fase de aquisição do terreno) e pertencente a um grupo francês de supermercados……
Vamos recuperar Juromenha e reconstruir a Fortaleza
De facto, falta apenas formalizar pelo Governo a decisão já tomada no sentido de passar a propriedade da Fortaleza de Juromenha para o Município de Alandroal.
……..
A reconstrução do interior da Fortaleza vai contemplar um Hotel, Turismo de Habitação, Restaurante Panorâmico e Lojas de Artesanato……..
Parque Desportivo de Alandroal
Engloba a construção de campo de futebol em relva sintética
……..
O parque desportivo de Alandroal, para além de uma zona de estacionamento e arranjo paisagístico, compreende a construção de um capo de futebol, em relva sintética, balneários e bancadas de apoio.
Mas…
Até não começou mal o início de 2006 para o Alandroal…
Agradável surpresa para todos nós não residentes a divulgação dos nossos usos e costumes a nível mundial. Foi muito bom ver os CANTADORES DOS REIS serem divulgados em directo pela RTP, divulgando das mais bonitas tradições da nossa terra, ao mesmo tempo permitindo matar saudades de caras que nunca deixaram de nos ser familiares.
Contrapondo a este momento de orgulho e alegria não deixamos de sentir um misto de pesar e vergonha dado pelo deplorável espectáculo que o mesmo órgão de comunicação social e ampliado por todos os outros nos transmitiu em Junho, quando um passeio de idosos, foi desviado para outros fins.
Não se ficaram por aqui as notas negativas relatadas na grande imprensa que a todos nos surpreendeu com a notícia de ser o Alandroal o Concelho que mais água desperdiçava.
Continua o Alandroal a ter nota positiva no que concerne a Cultura Desporto e Lazer.
Veio o Fórum Cultural abrir novas oportunidades para proporcionar aos seus habitantes novos modelos de cultura, e não têm sido poupados esforços para proporcionar contactos com realidades artísticas há muito arredadas, Teatro, Música, Conferências, Debates, Exposições, de louvar o regresso ao Cinema (Se é que alguma vez o houve a sério), proporcionando pelo que me é dado constatar excelentes filmes, acima de tudo actuais. Assim os Alandroalenses saibam aproveitar.
Não foram descuradas a já cimentada Expo-Guadiana, este ano mais consentânea com a realidade em que o Alandroal se insere e a tradicional Festa de Setembro, agora mais perto daquilo que todos nós gostamos. Apenas um senão motivado pelos percalços no capítulo tauromáquico, onde há que apurar responsabilidades no retrocesso de uma Vila que pretende ser de "tradições tauromáquicas"
Uma palavra de louvor e agradecimento aos responsáveis pelo Juventude Sport Alandroalense, pela coragem demonstrada quando as coisas corriam menos bem e por tudo o que têm feito para que o Alandroal seja falado e respeitado.
O mesmo para todos aqueles que apenas por dedicação e "amor à camisola" continuam a luta por um Alandroal que se quer cada vez melhor: Banda e seus executantes, Bombeiros, Misericórdia, Forcados, Centro Social e Paroquial, Clube de Pesca, enfim todos que lutam pela mesma causa.
Por fim, e para não pedir muito… que se acabe o que começou.
BOM ANO PARA TODOS
Será em 2008?
Xico Manel
5 comentários:
Xico, nada de ingenuidades isto são obras para 2009.
Um bom ano 2008 e sucesso para o blog.
"Pensado e vocacionado acima de tudo para discutir os assuntos da terra que nos viu nascer e, à qual continuamos, mesmo longe, a estar ligados, vimo-nos obrigados a abjudicar do nome de baptismo, por motivos de incompreensões de quem ao princípio nos prometeu estreita colaboração e que ao mais pequeno sinal de discordância nos abandonou., não tolerando as criticas muitas vezes fundamentadas e sem mostrar capacidade para as mesmas debater."
nao consegues pois nao? n consegues escrever algo sem mandar a tua indirecta, pois nao?
e a seguir vem isto q até faz rir quem já se encontra debaixo da terra:
Tal não invalida, que sem intuitos políticos de apoio ou desapoio a quem cabe a condução dos destinos da minha terra faça o meu balanço do ano que está prestes a findar e que aqui deixe expresso tudo aquilo que espero se venha a concretizar em 2008.
que tristeza!
arre!
Mas este é parvo ou o quê? Que conversa de xaxa. Estou para ver quando o paizinho deixar de ser lambe botas, o filho capacho do todo poderoso e precisar de puxar pela cabecinha ou pelos braços para trabalhar. Tens um lindo futuro, tens...
Não queiras ir para a escola e aprenderes...
isto aqui parece o muro das lamentações
este é tótó men a a mae dele deve gostar dele por anda aqui a dizer parvoices !!! enxerga-te pá vai dar banho ao cão és mesmo trol !!!
Enviar um comentário