segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ALANDROAL EM MOVIMENTO


Tendo em conta que a pandemia da covid-19 se deverá prolongar no tempo, a Câmara Municipal de Alandroal vai lançar Plano de Resposta de Médio Prazo à COVID-19 para o Horizonte 2020-2021:
Segundo a informação disponibilizada pela Autarquia de Alandroal, no setor social, além da continuação dos apoios com EPIs, está previsto o apoio extraordinário à manutenção e aumento da oferta de creche no concelho, apoio extraordinário às IPSS com valência de lar para adaptações dos seus equipamentos ao contexto de pandemia, conclusão da obra do Centro Comunitário de Alandroal e criação dos Centros Comunitários de Terena e Ferreira de Capelins. 
O município vai criar uma Reserva de Voluntariado, aberta a pessoas de todo o país, com direito a uma significativa bolsa, em consonância com os riscos associados, que acumula apoios da Segurança Social e da autarquia, para atuação em tais circunstâncias.
Na saúde, está prevista a aceleração do processo de reabilitação de todos os postos médicos do concelho com intervenção no Posto Médico de Orvalhos, adaptação de novo edifício para o Posto Médico de Hortinhas e construção do novo Posto Médico de Aldeia das Pias.
Na educação, além das medidas já em vigor, está prevista a aquisição de equipamentos de desinfeção e adaptações nos edifícios em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas e a oferta de Cadernos de Atividades a todos os alunos do agrupamento.
O plano prevê ainda a entrega de viaturas ao centro de saúde, aos bombeiros e à GNR para melhorar a vigilância e resposta junto dos idosos em maior risco de isolamento e o apoio às farmácias locais para garantirem a entrega de medicamentos e prestação de serviços ao domicílio em todo o concelho.
O município prevê desenvolver também medidas de apoio ao associativismo do concelho como fator de coesão social, na quebra do isolamento e como parceiro estratégico para a divulgação e implementação das medidas de prevenção necessárias.
Ao nível do apoio às empresas, o município prevê acompanhar a evolução da situação económica e financeira das empresas do concelho, manter ou reforçar essas medidas de apoio e, sempre que possível, complementar os apoios do Governo que vierem a ser criados.
A nível interno, além de medidas de adaptação e planos de contingência para todos os edifícios e equipamentos municipais, estão previstas ações de reforço da higiene, segurança e qualidade de vida no espaço público, assim como das ações de desinfeção e higienização dos espaços e de contentores de RSU, o aumento da eficiência da gestão de resíduos, a requalificação e criação de novos espaços para a prática desportiva de ar livre ou a criação de zonas pedonais e apoio à ampliação de esplanadas.
O plano conta com uma dotação orçamental inicial de cerca de 900 mil euros, dinheiro de amortizações de capital que o município não terá que entregar ao FAM no ano de 2020, uma prorrogativa concedida pelo Governo aos municípios envolvidos em Planos de Ajustamento Municipal para atenuar dificuldades do contexto de pandemia.
In. “O DIGITAL”

Sem comentários: