terça-feira, 9 de junho de 2020

FENÓMENOS ?

                                CADÁVERES  SAGRADOS  QUE  NUNCA  SE  DECOMPÕEM
O fenómeno raro é tido como milagroso por religiosos. Confira algumas entre as santidades que resistem ao tempo e desafiam os nossos conhecimentos.
Algumas vezes, os santos canonizados pela Igreja Católica têm os seus corpos incorruptos, ou seja, ficam conservados por mais tempo que a maioria. Quando isso acontece, esses corpos são geralmente expostos em igrejas por trás de um vidro e  transformam-se em local de peregrinação de muitos fiéis.

Listamos, aqui, dez desses corpos muito bem conservados de santos católicos.
1. Santa Bernadette de Lourdes
Crédito: Wikimedia Commons
Entre fevereiro e julho de 1858, a santa de Lourdes, na França, reportou dezoito aparições de uma Mulher. Não foi levada a sério num primeiro momento, mas depois a Igreja Católica resolveu abrir uma investigação para a  canonizar.
Principalmente porque, após a sua morte, em 1879, o seu corpo permaneceu incorruptível, tornando o templo de Lourdes um lugar de peregrinação que atrai milhões de católicos todo ano.
 2. São João Vianney
Crédito: Wikimedia Commons
 São João Batista Maria Vianney, o Cura de Ars, na França, virou o padroeiro dos párocos pelo o seu trabalho espiritual na paróquia da comunidade onde vivia. Morreu em 1859 e o seu corpo permanece intacto, exposto na Igreja de Ars, onde dedicou grande parte da sua vida.
3. Santa Teresa Margarida
Crédito: Wikimedia Commons
 A Santa não é muito conhecida fora da Ordem dos Carmelitas, da qual fez parte. Dedicou a vida à fé e à oração. Morta em 1770 com apenas 22 anos, o seu corpo está exposto no Monastério Carmelita em Florença, Itália.
4. São Vicente de Paulo
Crédito: Wikimedia Commons
 O santo viveu na França no século 17. Era teólogo graduado. Foi sequestrado por piratas turcos e vendido como escravo em Tunis. Foi libertado após converter o seu dono para o cristianismo, retornando à França, onde serviu como padre e pároco até o fim de sua vida em 1660.
O corpo foi encontrado incorrupto 52 anos depois de sua morte, porém, inundações no lugar acabaram deteriorando-o. Uma réplica de cera está exposta numa igreja em Paris.
5. São Silvan
Crédito: Wikimedia Commons
 Não se sabe muito sobre esse santo, apenas que ele foi um mártir. Morto por volta do ano 350, o seu corpo incorrupto ainda está exposto na Croácia, mais de 1.600 anos depois.
6. Santa Verônica Giuliani
Crédito: Wikimedia Commons
 Morta em 1727, Giuliani foi uma mística que viveu no ducado de Urbino, onde hoje é a Itália. Reza a lenda que com apenas 18 meses de vida, disse a um homem que vendia óleo com medidas falsas: “faça a justiça, pois Deus te vê”.
7. Santa Zita
Crédito: Wikimedia Commons
 A padroeira dos serventes viveu na Toscana, Itália, de 1212 a 1272.  O seu corpo foi exumado em 1580 e descobriu-se incorrupto, mas foi passando por processos de mumificação. O corpo intacto ainda está exposto na Basílica de São Frediano, em Lucca, na Itália.
8. Dom Bosco
Crédito: Wikimedia Commons
 O padroeiro de Brasilia tem o seu corpo, ironicamente, incorrupto. Foi um padre católico e renomado educador, que pregava a educação pelo amor e não pela punição. Fundou a ordem dos salesianos. É considerado o “Pai e Mestre da Juventude”. Morreu em 1888.
9. Papa Pio IX
Crédito: Wikimedia Commons
 Morto em 1878,  o seu período como Papa durou 31 anos. Inicialmente eleito por cardeais de alas mais liberais e moderadas da Igreja Católica, tornou-se conservador com o passar do tempo, principalmente após ser deposto como líder dos Estados Papais nas Revoluções de 1848.
10. Papa João XXIII
Crédito: Wikimedia Commons
 O 261º Papa assumiu o posto em 1958, mas morreu apenas 5 anos depois, em 1963. O seu corpo está conservado e exposto ao público na Basílica de São Pedro, mas existem teorias e controvérsias que dizem que a não decomposição não é natural, mas sim um processo de embalsamento.

IN: 


Sem comentários: