quarta-feira, 3 de junho de 2020

CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

 José Policarpo
              Um país, um só tom!
 O país está cada vez mais domesticado e este estado deve-se ao trabalho político realizado em Belém e em São Bento, suportado pela generalidade dos meios de comunicação social e a uma oposição remetida ao quase silêncio.
A pandemia que nos assola, como nunca outra coisa o conseguira, permitiu criar as condições políticas ideais para o unanimismo na sociedade portuguesa. O medo e o pânico são próprios das sociedades menos livres e mais dependentes da caridade do Estado. Penso que, nem mesmo o Oliveira Salazar, fora contemplado por circunstâncias análogas. O medo está instalado e, talvez, tenha vindo para ficar.
Na verdade, o presente quadro sanitário veio revelar o melhor e o pior da sociedade portuguesa. Por um lado, os portugueses confinaram-se antes de o Estado, leia-se aqui, o poder político, tê-los obrigado a fazer. Por outro, a na sua esmagadora maioria, revelou-se reativa e não preventiva, só debaixo do medo é que toma decisões, de contrário, logo se vê.
Tanto assim é, que as sondagens vindas a público revelam um unanimismo inusitado para regime dito democrático, como é o caso do nosso.
O partido socialista e o presidente da república granjeiam a simpatia da larga maioria dos portugueses, numa análise menos fina, estão satisfeitos com a atuação do poder político no seu conjunto
Tenho para mim, com efeito, que a maioria dos portugueses não vê quaisquer problemas no serviço nacional de saúde. Não identifica qualquer problema nas respostas dadas, ou falta delas, pela Segurança Social aos pequenos e médios empresários, aos trabalhadores independentes e aos desempregados. Como, também, acha, essa larga maioria, que tudo vai bem nos sectores da economia, da educação e dos transportes públicos.
Um país acrítico e pouco exigente, torna-se vulnerável face ao poder político, com tudo o que isto poder significar. Fenómenos de criminalidade económica e falta de oportunidades para quem não conhece pessoas com poder, serão realidades incontornáveis. Querem que isto seja assim , continuem calados.


Sem comentários: