quinta-feira, 4 de junho de 2020

CASOS BIZARROS OCORRIDOS EM MEDICINA

DE  LESMAS  NO  ESTÔMAGO  A  DENTES  EXPLOSIVOS:  5  EPISÓDIOS  BIZARROS  DA MEDICINA  ANTIGA
Ilustração de uma autopsia - Getty Images
Ao longo da História cada vez mais a medicina tem-se reinventado e os avanços científicos  proporcionaram grandes descobertas para o tratamento de doenças. No entanto, já pensou em viver num período histórico onde o sistema de saúde era precário e alguns métodos bem contraditórios? Ou já pensou possuir alguma doença extremamente inusitada? Então confira abaixo 5 casos bizarros ocorridos na medicina.
1. Família de lesmas 
Em Londres, no ano de 1859, Sarah Ann com apenas 12 anos queixou-se de fortes dores no estômago após ingerir alfaces do seu jardim. Conforme as dores foram aumentando, a garota vomitou sete lesmas vivas. Preocupados com a saúde de Sarah, os seus pais  levaram-na ao hospital, onde o médico concluiu que a garota ingeriu, sem querer, uma família de lesmas que cresceu no seu organismo. 
Quadro de Rembrandt: "Lição de Anatomia do Dr. Tulp" / Crédito: Getty Images

 No entanto, anos mais tarde médicos tentaram reproduzir o caso, e descobriram que lesmas não sobrevivem a acidez estomacal, portanto, concluíram que o diagnóstico poderia estar errado e a verdadeira causa da doença nunca foi descoberta.
2. Pombo no ânus 
Karl Friedrich Constatt foi um médico alemão especialista em doenças infantis, que ficou famoso durante o século 19. Segundo Canstatt, para tratar convulsões de crianças bastava segurar a perna de um pombo dentro do ânus do paciente, desta forma o animal morreria com mesma rapidez que o ataque iria passar.
Em 1850 o diretor do Hospital Infantil de São Petersburgo, JF Weisse aderiu ao método, após remédios não funcionarem no tratamento de um garoto. Naquela ocasião o médico providenciou uma pomba, que foi introduzida no ânus da criança. Após a ave vomitar e morrer sufocada, o paciente recuperou-se e logo o método se  popularizou em toda a Europa.
3. A primeira litotrícia da História 
Claude Martin foi um grande soldado francês que atuou na Companhia Britânica das Índias Orientais. Em 1782, passou a sentir fortes dores, devido a um cálculo alojado na bexiga. Com medo da cirurgia, o soldado optou por realizar o procedimento em si mesmo, sendo a primeira pessoa a se submeter a uma litotrícia. 
Soldado Claude Martin / Crédito: Wikimedia Commons
 Para eliminar o cálculo, Martin desenvolveu um instrumento que introduziu na sua sua própria uretra, com o intuito de atingir a bexiga e desta forma raspar as pedras. Por dia o soldado chegava a repetir este procedimento 12 vezes, mas ao final de seis meses, os cálculos haviam desaparecido. 
4. Facas adentro
Em 1799, o marinheiro John Cummings desembarcou no porto francês de Le Havre. Naquela mesma noite, após ingerir uma grande quantidade de álcool, estava convencido que conseguia engolir uma faca.
Já em 1805, repetiu novamente o ato, mas desta vez começou a sentir uma forte dor abdominal. Com o tempo, as dores intensificaram-se impedindo-o de se alimentar, até que em 1809 veio a falecer. Segundo a autópsia, mais de 30 facas foram encontradas no seu organismo, sendo que uma delas perfurou o seu cólon.
5. Os dentes explosivos 
Entre o século 18 e 19, um religioso da Pensilvânia, conhecido como reverendo D.A., começou a sentir fortes dores de dente, que o tornaram cada vez mais agressivo. Pouco tempo depois, escutou um estrondo agudo e imediatamente um alívio da dor. Segundo os médicos, os seus dentes haviam-se partido em pedaços.
Representação de uma cirurgia dentária / Crédito: Wikimedia Commons
 Logo outros casos surgiram e os especialistas levantaram diversas teorias, entre elas sobre as mudanças bruscas de temperatura, atreladas aos primeiros produtos químicos utilizados para o tratamento de cáries. No entanto, nenhuma teoria comprovou o ocorrido, que continua um mistério até os dias atuais.
VICTÓRIA GEARINI  


Sem comentários: