quinta-feira, 7 de maio de 2020

UMA SEMANA DEDICADA AO FARWESTE

o Al Tejo propõe-lhe uma VOLTA PELO MUNDO DOS FILMES DE COWBOYS, DURANTE OS PRÓXIMOS DIAS!
                               BELLE  STARR:  A  MAIOR  BANDIDA DO  VELHO  OESTE
Durante o século 19, Belle e a sua família viveram de roubos de cavalos e inspiraram as futuras gangues americanas.
Belle Star em 1886 - Wikimedia Commons
 Belle Starr nascida como Myra Maybelle Shirley, teve uma boa infância em Carthage, Missouri. Estudou música clássica e formou-se na escola que seu pai, John Shirley, havia ajudado a fundar. Mas aos 16 anos, após um ataque de tropas do norte, durante a Guerra Civil americana, a sua família precisou de mudar para o Texas. Foi quando May – como era chamada por seus pais – teve o primeiro contato com criminosos.

A sua família  associou-se com a gangue dos Youngers, formada por Jesse James e os seus irmãos mais novos. Devido ao ataque no Missouri a fazenda dos Shirley foi destruída. Sem mais fonte de renda para sobreviver  optaram por outro ramo: roubo de cavalos.
Logo o trabalho se tornou lucrativo e Belle passou a possuir diversas empresas ilegais. Após o fim da guerra, outras famílias mudaram-se para a cidade de Scyene, no Texas. Entre elas estava a do futuro marido da criminosa.
Belle e Jim Reed  casaram em 1866, dois anos depois nasceu a primeira filha do casal, Rosie Lee. Reed também entrou no ramo do crime, foi acusado de assassinato e fugiu com a família para a Califórnia – onde nasceu o segundo filho, James Edwin, em 1871.
Anos depois, de volta ao Texas, Jim tentou por um tempo trabalhar como agricultor, mas voltou a  envolver-se com quadrilhas. Em 1874, um mandato de prisão foi emitido por roubo, um grupo de pessoas foi acusado, Reed estava no meio. Ainda naquele ano foi morto por um policia, na cidade de Paris, no Texas.
Em 1880, Belle se casou-se com Sam Starr, um índio cherokee. Mudou-se então para o território indiano, atual Oklahoma. Aprendeu novas técnicas para os seus furtos, tais como: cercar os ladrões, organizar emboscadas e também como protegê-los da lei. O negócio dos cavalos era lucrativo o suficiente para que Starr conseguisse pagar para livrar todos os seus comparsas da prisão.
As coisas deram certo por três anos, até que em 1883, Sam e Belle foram presos e julgados por  roubos. O renomado promotor americano WHH Clayton, sentenciou o casal à prisão e, a bandida passou nove meses atrás das grades. Na cadeia, Belle era uma prisioneira modelo, enquanto Sam era quem causava as piores confusões.
Já em liberdade, May  livrou-se de outras acusações de roubo e vivia feliz com o seu marido. Até que em 1886, Sam se envolveu num tiroteio com autoridades locais e foi morto. Belle ficou devastada, o tempo de rainha foragida do Velho Oeste chegara ao fim. Com a morte do marido e o medo de não ter onde viver com os filhos, a infratora aceita  casar-se com um parente de Sam, Jim Jully Starr, que era 15 anos mais jovem do que ela.
Em 3 e fevereiro de 1889, dois dias antes de completar 41 anos, a criminosa é assassinada enquanto voltava para sua casa, supostamente de um baile, o motivo até hoje permanece um mistério. Existem duas teorias que apontam para os responsáveis mais prováveis.
O primeiro suspeito é o seu próprio marido, Jim Starr, mas não se sabe o que o motivaria. Outro possível assassino seria Edgar Watson - que foi condenado e enforcado pela morte da mulher -, ele a teria perseguido após a mesma ter lhe recusado uma dança. Algumas lendas ainda consideram o seu filho Eddie como o matador.
Belle Starr foi baleada em cima do cavalo e mais uma vez após ter caído no chão. Ferimentos apontavam para disparos efetuados no seu rosto, pescoço, ombro e costas. Acredita-se que os tiros tenham vindo de sua própria arma.
Até hoje ela é conhecida pelo seu estilo peculiar: costumava andar de lado no seu cavalo, com um vestido de veludo preto e um chapéu amassado, carregando duas pistolas, com cintos de cartuchos nos quadris. Belle é a mais famosa criminosa do Velho Oeste.
Quanto a seus filhos, Eddie seguiu o caminho da mãe e foi condenado algumas vezes por roubo de cavalo, até à sua morte dez anos depois. Rosie viveu como prostituta  por um tempo e depois seguiu comandando bordéis na cidade.
ALANA SOUSA 


Sem comentários: