quarta-feira, 6 de maio de 2020

SEMANA DEDICADA AO FARWESTE

Numa altura em que nos vemos forçados a “ficar MAIS TEMPO em casa”, o Al Tejo propõe-lhe uma VOLTA PELO MUNDO DOS FILMES DE COWBOYS, DURANTE OS PRÓXIMOS DIAS!
JOHN WAYNE, O ASTRO DE HOLLYWOOD QUE STALIN QUERIA ASSASSINAR
O cowboy da indústria cinematográfica esteve na mira do ditador soviético por muito tempo
Montagem do astro John Wayne ao lado de Josef Stalin - Creative Commons
Carruagens fugindo de bandidos. A cavalaria combatendo índios, agricultores e suas famílias tirando o sustento de terras hostis com tenacidade. Tiros para todo lado em estradas de ferro. O cinema fixou na mente das pessoas histórias e tipos míticos como cowboys e xerifes em cidades poeirentas. Entre os atores que deram vida aos personagens e popularizaram o género,  destaca-se John Wayne.
Vencedor de Oscar e Globo de Ouro, o artista  tornou-se símbolo máximo dos filmes sobre o faroeste. Entretanto, a sua figura, tão relacionada à cultura americana, não agradou a Joseph Stalin, líder da União Soviética por 30 anos. 
Josef Stalin / Crédito: Wikimedia Commons
De acordo com o livro John Wayne: «O Homem por Trás do Mito», lançado em 2001 pelo biógrafo Michael Munn, o tirano russo ficava enfurecido com a postura anticomunista de Wayne, que era a favor do programa de caça às bruxas promovido pelo senador dos Estados Unidos Joseph McCarthy e que perseguiu pessoas ao menor sinal de ligação com o comunismo.
Anteriormente, o astro havia sido duramente criticado por não se ter  juntado ao exército durante a Segunda Guerra Mundial. Ele até se alistou, mas o seu status em Hollywood dificultou a sua entrada nas forças armadas. Além disso, Wayne havia tentado ingressar na OSS, o serviço de inteligência dos EUA durante a guerra. Foi aprovado, mas não exerceu o cargo: os seus agentes esconderam dele a carta de admissão.
Com McCarthy perseguindo também atores e produtores de cinema, Stalin sentiu que o seu programa clandestino de espalhar ideais comunistas pelo cinema e a rádio, por exemplo, estava ameaçado. Crente que a queda de John seria uma forma de lidar com o problema, o tirano  colocou-o na sua “lista negra” e ordenou que a KGB assassinasse o cowboy.
De acordo com Munn, na primeira tentativa, agentes disfarçados foram até o escritório de Wayne, localizado nos estúdios da Warner Bros, em Hollywood. No entanto, o plano de Stalin fracassou, e os assassinos foram capturados a tempo.
O ator em 1949 / Crédito: Wikimedia Commons
Após a morte de Stalin, Nikita Kruschev, que sucedeu no cargo, engavetou todas as conspirações planeadas pelo tirano. Fã assumido do ator, Kruschiov revelou toda a armação  num encontro. "Essa foi uma decisão de Stalin nos últimos cinco anos loucos da sua vida. Quando ele morreu, eu revoguei a ordem", afirmou ele a John Wayne em 1958.
Mas não acabaria aí. O autor  tornou-se alvo de grupos comunistas norte-americanos que deram continuidade ao plano insano de Stalin.  Numa entrevista concedida em 1974, John relatou a Munn que, durante uma visita ao Vietname, em 1966, foi alvo de um atirador. Wayne foi atingido, mas sobreviveu. Só viria a falecer em 1979, vítima de um cancro.

THIAGO LINCOLINS 

Sem comentários: