quarta-feira, 20 de maio de 2020

DA HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA - Por Luís Dufaur

                                 OS TEMPLÁRIOS
A Santa Sé anunciou a publicação de um documento pontifício que absolve a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, ou Templários, dos cargos que lhe foram imputados.
Esta ordem militar de cavalaria foi fundada em Jerusalém em 1118, nos tempos das Cruzadas, por Hugo de Payens e Geoffroy de Saint-Omer e companheiros.
A mesma protegia os peregrinos que iam à Terra Santa.
Túmulo de templários. Temple Church, Londres
Os templários tornaram-se lendários pela sua fé e coragem no campo de batalha.
Criaram hospitais gratuitos de uma organização e esplendor famosos para romeiros e pobres.
A sua Regra foi ditada pelo grande São Bernardo.
A sua divisa foi: “não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome dai a glória”.
O nome de Templários vem do fato de  terem erigido as suas primeiras instalações no local onde esteve o Templo de Salomão.

Capela templária do Convento de Cristo, Tomar, Portugal
Os cristãos deram donativos com largueza para as obras da Ordem.
 A aureola de prestígio e de coragem que rodeava a Ordem, mais a sua importância material, suscitou a inveja de reis e potentados picados pela mosca da Revolução contra a Igreja e a Civilização Cristã.
 Em 13 de outubro 1307, o rei Felipe o Belo, da França, que haveria de morrer excomungado, fechou todas as sedes da Ordem, expropriou os seus bens e promoveu processos contra ela.
 Acusava-a de adorar o demônio, praticar a homossexualidade, blasfêmia e heresia.
 O exemplo de Felipe o Belo foi seguido por outros reis, exceção feita, do de Portugal.
Os cavaleiros que fugiram da prisão, cárcere e torturas, refugiaram-se em terras portuguesas. 
 O último Grão-Mestre foi queimado em Paris.
 Felipe o Belo (foto) aduzia uma carta do Papa Clemente V.
 Mas, agora, o Vaticano afirma ter achado documento do mesmo Papa Clemente V exonerando a Ordem de toda culpa.
 A publicação ocorrerá sob os auspícios dos Arquivos Secretos do Vaticano e da fundação italiana Scrinium.
Segundo o historiador medievista Franco Cardini, um dos responsáveis pela edição, “a prerrogativa do Papa (Clemente V) era a de dissolver a ordem, mas ele nunca a condenou”. Cardini acrescenta que o documento achado “testemunha que o Pontífice não a considerava herege”.
 A verdade é que se os Templários tivessem continuado existindo teriam sido grave obstáculo à Revolução gnóstica e igualitária que depois jogou o mundo no caos. 
Muitos grupelhos ou associações obscuras tentaram durante séculos  apropriar-se da aureola de prestígio dos Templários, e abusaram do seu nome.
De fato, nenhuma associação hoje existente sob o rótulo de Templários ou Templo é autêntica continuadora da genuína Ordem do Templo extinta no século XIV.
  Os últimos remanescentes da Ordem do Templo foram a base da Ordem de Cristo criada por Dom Dinis, rei de Portugal.
 Foram esses cavaleiros que descobriram o território brasileiro e tiraram o Brasil do nada.
 Se houve uma “vingança dos templários” ela consistiu em trazer à luz a nação hoje com a maior população católica da Terra, o Brasil, dotado de uma vocação providencial.
 Os herdeiros espirituais de Felipe o Belo, entretanto, tentam enlamear e degradar o Brasil para que ele não cumpra essa missão histórica.








2 comentários:

Anónimo disse...



OBS.


Num pequeno aparte, aqui anotamos, que o Rei Dinis era um Poeta e era um Lavrador,assaz mulherengo, que andou às turras com a Mulher que era a Rainha Isabel,a Santa das Rosas, que se pôs ao lado os Filhos. O resultado foi uma guerra civil indecisa.

D.Dinis fez, no entanto, uma coisa muita bem feita: em vez de entrar em guerra com a poderosa e riquíssima Ordem dos Templários como Filipe O BElo,foi por outro caminho e nacionalizou-lhe os bens convertendo-a ( e bem) na Ordem de Cristo que viria a estar doravante inscrita na Bandeira das Naus dos Descobrimentos.Do Minho a Timor.

Previamente, o Rei phodengo, esteve em Leiria e mandou plantar o Pinhal para ter madeira para as embarcações e disse mais : deixa de haver, por Portugal, Documento Oficiais em Latim. Têm que ser vertidos para o português da época.

Em sintese: um grande Rei que tanto fazia amor às segundas,quartas e sextas quanto, por destemor, às terças,quintas e sabados se dava em reais visões e beneficios para a Coroa.

A inspiraçao de Poeta com muitas Vidas foi, é,e será sempre a sua GRANDE IMAGEM DE MARCA! Não teve um grande rei pai, mas foi um grande Filho. E, claro,em matéria de Cantigas de Amor (foi sempre um praticante activo na pratica e na teoria da literatura).Foi afinal um grande e soberano Rei criativo.

A herança foi tal que, ainda hoje, um dos pretendente à Coroa Portuguesa se chama novamente D. Dinis, filho de D. Nuno e D.Isabel (madeirense) de Herédia.


Saudações Democráticas e Monarquicas para quem, continua

com eternas saudades de o ser. Isto porque já se sabe... que se o Costa

quiser vir também a ser Rei (embora à moda do Século XXi) teremos uma

repetida Monarquia constitucional. AFINAL SOMOS UM POVO DE HÁBITOS!

E de Coisas da VIda!


ANtónio Neves Berbem

francisco tátá disse...

E assim se vai aprendendo... Ainda bem que vamos tendo quem nos vai esclarecendo sobre "coisas" da nossa história que nuca nos foram ensinadas!
Que venham mais Dufaures e Berbems
Xico Manel