sexta-feira, 24 de abril de 2020

FUTUROLOGIA

AFINAL, O QUE ACONTECERÁ APÓS A MORTE DA RAINHA ELIZABETH II?
Uma operação "secreta" que planeia o que fazer após o óbito da monarca está em vigor desde 1960
Foto oficial da rainha Elizabeth II - Wikimedia Commons
Aos 93 anos, a rainha Elizabeth II é a monarca que está à mais tempo no trono britânico. Em  67 anos de reinado, a rainha já teve cerca de 14 primeiros-ministros. Entretanto, o que acontecerá após a sua morte já está planeado e é guardado desde 1960.
O nome da operação secreta, que é actualizada todos os anos, é London Bridge is down, e conta com uma série de protocolos que devem ser seguidos. Primeiro, com o falecimento da rainha, o seu secretário particular, Sir Christopher Geidt, deverá avisar com urgência o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.
Então, Boris deverá passar a informação para todos os países da Commonwealth, para que uma declaração possa ser emitida ao Associado de Imprensa e a BBC, através de um alerta feito por transmissão de rádio conhecido como RATS.
Para avisar os funcionários próximos da rainha, será utilizado o código “London Bridge”, enquanto para os funcionários públicos será “London Bridge is down”. Para o público geral, o aviso será dado através de uma declaração no site real e de uma placa, que será posicionada do lado de fora do Palácio de Buckingham.
Após o aviso geral, haverá pelo menos 12 dias de luto nacional antes do funeral. A Grã Bretanha provavelmente vai parar durante esses dias, custando bilhões à economia do Reino Unido. Bancos e bolsas devem fechar, além de haver interrupções na programação televisiva.
O dia do funeral da rainha deverá se tornar feriado nacional, assim como a coroação do próximo monarca. Charles, o Príncipe de Gales e primeiro na linha de sucessão,  tornará-se há rei automaticamente com a morte de Elizabeth. Na noite do mesmo dia, ele deve fazer um pronunciamento à nação.
Charles poderá optar por manter o seu nome, tornando-se rei Charles III, ou escolher um de seus outros nomes. Sua esposa Camilla, a Duquesa de Cornualha, se tornará rainha consorte, enquanto seu filho William passa a ser o primeiro na linha de sucessão, e assume o título de Príncipe de Gales.
DANIELA BAZI 


Sem comentários: