sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

MINA DO BUGALHO HOMENAGEIA O SEU PADROEIRO

A pequena localidade de Mina do Bugalho no Concelho do Alandroal manteve a tradição e, mais um ano, homenageou o seu Padroeiro, São Brás dos Matos.
Residentes, naturais e alguns forasteiros deslocaram-se, dia 3 de Fevereiro, ao Santuário de São Brás dos Matos para festejar este que é o dia mais simbólico para a população desta pequena Aldeia Alentejana.
A festa teve inicio cerca das 9:30 horas com a venda de fogaças, ou seja, diversos géneros alimentares, tais como pão, chouriços, queijos, vinhos ou laranjas. O dinheiro das fogaças reverte para São Brás. Seguiu-se a oração do terço e depois a Santa Missa com a milagrosa bênção das gargantas. São Brás, médico e Bispo de Sebaste, Armênia, é conhecido por obter curas milagrosas com a sua intercessão, salvando um menino que tinha uma espinha na garganta.
 De seguida saiu a Procissão com alguns Pendões, o Anjo da Guarda e a imagem do Padroeiro, São Brás dos Matos, que é venerado por todos os seus fiéis. No regresso da Procissão, o Pendão de São Brás foi a leilão mas ficou na posse da Igreja Paroquial de São Brás, visto ninguém mostrar interesse em adquirir o Pendão.

 Texto e Fotos: Vítor Matos

Sem comentários: