terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

ERA ASSIM NOS ANOS 60

                       AS SESSÕES DA MEIA-NOITE
 Sabe bem recordar o passado quando o mesmo nos transporta aos tempos da adolescência, à descoberta do inatingível, aos sonhos inconcebíveis…é assim como um bálsamo que nos faz esquecer a idade, as limitações, que com o passar dos anos nada perdoam.
Muito aqui se tem lembrado o Domingos Maria Peças, com fundamento, diga-se de passagem, pelo muito que contribuiu com o cinema ambulante para o desenvolvimento cultural do Alandroal.
 Posta esta introdução e relembrando os tempos passados, vou hoje desvendar o que eram as sessões da meia-noite, que tinham lugar após a exibição do filme programado e exibido.
 Temos que recuar aos anos 50, 60 e parte de 70, onde tudo era proibido e pornografia (quanto mais proibida mais saborosa) podia até dar direito a “calaboiço”.
 A “malta” chegava à “Artística” e na compra do ingresso para o filme a exibir era-lhe sussurrado que: «vai haver sessão nocturna». Informação que só estava ao alcance de alguns privilegiados.
As chamadas sessões nocturnas começaram quando a TV principiou a retirar espectadores ao Cinema, reflectindo-se tal no produto da bilheteira.
Foi nessa altura que o Sr. Domingos numa 8mm nos proporcionava os agora chamados “VINTAGES”.
Para memória futura:
A sessão só começava após o Dr. Xavier regressar de casa para deixar a Dona Maria Helena que nunca faltava ao filme da noite.
Havia que confirmar que a GNR já havia cumprindo o seu serviço,pese embora muitas vezes regressasse à civil para ver o Fruto Proibido.
Havia espectadores que quando se fazia a “quete” (pagamento voluntário nunca superior a 25 tostões) se baldavam …mas que nunca deu motivo a que não visse o extasie final.
E agora…gente da minha idade digam lá se não ficámos a dever muito ao Peças?
E não foi só no aspecto cultural e recreativo!

Chico Manel

1 comentário:

Anónimo disse...



OBS.


Por mim e pela minha adolescência, fiquei-lhe a dever "Uns Extasies" que

é coisa mais preciosa do Mundo. Mais do que o dinheiro. Embora os

endinheirados tentem disfarçar com a massa, a falta de Extasies. Neste

meu caso, tenho pena... porque até tinha um livrinho que perdi onde ia

registando, digamos assim, a beleza encantatória e lasciva de tais

Extasies pela madrugada adiante. Dava pra tudo e para imaginar a Vida e o

Amor dentro dela.

Disse.


Saudações

ANBerbem