quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

http //www.dianafm.com
JOSÉ POLICARPO

                                              A vergonha das vergonhas
O acontecimento político mais zurzido na semana passada foi a censura à palavra “Vergonha” feita pelo presidente da assembleia da república, o socialista Ferro Rodrigues. O presidente da assembleia da república é a segunda figura do Estado português e a ele cabe representar os deputados que, são os representantes eleitos, pelo povo português. Não é um dever menor, por isso, esta figura do Estado português tem deveres e não direitos acrescidos.
O parlamento dos representantes do povo é um local onde a discussão e o contraditório são exercidos por natureza. A limitação do exercício da liberdade de expressão de um parlamentar só deverá ocorrer em circunstâncias muito, muito próprias. Naquelas circunstâncias onde o bom nome e a reputação das pessoas possam estar em causa.
Na verdade, a utilização do adjetivo vergonha no parlamento para classificar uma atuação de um qualquer governo, faz parte da linguagem parlamentar há muito utilizada. Haja, por isso, o primeiro a atirar a primeira pedra…
Ora, o episódio verificado na última semana no parlamento português praticado pelo presidente da assembleia da república que proibiu um deputado de proferir a palavra vergonha, não enfraquece o emissor de tal palavra. Pelo contrário, descredibiliza, isso sim, o censor.
Consequentemente há uma questão que deve ser levantada: Quem pensa assim, é credor do respeito institucional que detém? Tenho muitas dúvidas disso. Mas, também, não posso esquecer-me que fora eleito com uma larga maioria dos deputados…


Sem comentários: