sexta-feira, 18 de outubro de 2019

A PROPÓSITO DA FONTE E DOS NOMES DADOS ÁS “BICAS”

OBS.
É extremamente curioso lembrar, aqui no Al tejo, como o Alandroal, Terena e Juromenha tem vários Ex-libris e imagens de marca bastante poderosas e, até hoje, ainda não tenha sido elaborada/Editada uma obra conjunta que nos divulgue como Concelho com a qualidade de uma Monografia que há muito se vem impondo.
Virando-nos agora para a Fonte das 6 Bicas, é como toda a gente o sabe uma preciosidade arquitectonica e histórica. E mais do que isso nunca deixou de ser a principal Fonte de Vida do Alandroal.
Servia para dar-nos de beber, servia para dessendar as bestas e os asininos que ao fim da tarde ali iam largando mais ou menos laradas e servia para levar e distribuir a água aos jardins e hortas que rodeavam a Vila.
UMA VILA QUE ERA VERDE... muito antes dos Ambientalismos actuais.
Perceber isto, parece-nos que não será assim muito complicado.

Valorizar isto nos tempos que correm ( onde a falta de água começa a ser aflitiva), entender porque é que as "6 Bicas corriam sem parar" e ainda têm aqueles sugestivos nomes seria, no mínimo, e para já, objecto de uma Placa explicativa na frontaria da Fonte. Era um acto cultural que, o Vereador da Cultura (ou lá quem o seja ou quem mande e tenha visão) já devia ter encetado. Julgo que toda a gente estaria de acordo começando por aqueles que nos VISITAM e TURISTIFICAM, gostariam de ver e saber. Por exemplo, a data e o Arquitecto que a projectou.
Não sendo necessário ir mais longe fiquemos, então, por aqui:
O Alandroal em termos culturais merece mais. Muito mais! O FORUM está curto.
Saudações Democráticas
Antonio Neves Berbem

10 comentários:

Anónimo disse...

Bom comentário caro Berbem, cultura aqui não existe, foi eliminada pelo Sr. João Grilo durante o seu primeiro mandato,teve o jejum cultural continuidade com a governação da Sra. Mariana e parceiros da CDU,e a continuidade está de novo presente neste segundo mandato do Sr. João Grilo. Temos que começar a não ter medo de apontar o dedo e pedir responsabilidades ás pessoas que tomam decisões, isto de nunca haver culpados de nada para se ser politicamente correcto vai ter que acabar. Se o Sr. João Grilo fez ou faz coisas bem feitas e boas para o Concelho e para as pessoas, temos que lhe tirar o chapéu, em termos de cultura simplesmente acabou com ela e nada de nada foi feito, política cultural morreu, foi extinta pelo Sr, João Grilo, e contra factos não há argumentos.
Quando o Berbem diz e bem que o Forum está fraco, é uma realidade, está uma sombra do que já foi, e com tanta critica ao que ali se fez a verdade é que passados 10 anos não apareceu ainda a tal cultura nunca antes conseguida e vista, foi afinal só conversa da treta e vontade de fazer algo diferente mas que ainda não aconteceu.
O normal em qualquer parte do mundo é que haja evolução, que as coisas melhorem, por aqui, no Alandroal, a realidade é diferente, aposta-se e cultivasse o retrocesso, e inventam-se umas histórias para desculpar a incompetência e a vontade de fazer.
São estes os governantes visionários e empreendedores que nos tem calhado na rifa.
Bom fim de semana a todos.

Carlos Manuel

Anónimo disse...

A mim o que me incomoda mesmo é o PS ter a ver com esta desgovernação, a minha força política de sempre nunca foi muito bem representada no nosso Concelho,com o Nabais foi o deslumbre que se viu, mas esse ainda deixou obra, quase tudo o que está feito foi pela sua mão, outros inauguraram, mas quem fez foi o Nabais,esbanjou dinheiro em espetáculos populistas, mas no final do seu mandato fez uma cultura séria e bem feita, pois contratou quem provou saber trabalhar. Presentemente é mais do mesmo, com a agravante de quase nada acontecer a não ser promessas e entrevistas. O populismo e esbanjamento é igual ou pior que no tempo do Nabais,isto pela mão de alguém que já foi PS, depois deixou de o ser e foi nosso adversário e agora voltou tal rei D. Sebastião.Por culpa de muita boa gente, é o dito que representa o PS no nosso Concelho.
Acho piada a alguém que por aqui ás vezes escreve "25 de abril sempre mas com outra gente" faço suas as minhas palavras e digo "PS SEMPRE MAS COM OUTRO TIPO DE GENTE"

Aposentado

Anónimo disse...

Mas o o PS Alandroal existe?
Ou a realidade não será que um movimento independente o tomou de assalto e o conquistou?????

Gostava que alguém respondesse a estas minhas questões.
A meu ver foi um processo pouco limpo que deveria ser debatido em primeiro lugar pelos verdadeiros socialistas e por todos os democratas.

Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

O Alandroal em termos culturais merece mais. Muito mais! O FORUM está curto.


Curto e bem curto, não se passa nada, já nem o cinema é feito com regularidade, é tudo feito quando alguém quer e sem qualquer critério, o tempo de tudo organizado com a agenda cultural a sair a tempo e horas já era, foi de curta duração, alguém se encarregou de acabar com o que estava bem feito, são estes os Autarcas visionários do Alandroal.
Ana Silva

Anónimo disse...

OBS.
Deu para reparar, nestes 4 últimos comentários, como se verifica uma evidente convergência de pontos de vista. Efectivamente aquilo que parece "o politicamente mais correcto" só conduz a grandes mentiras e,claro, à existência de grandes mentirosos...É um tanto o caso da politica cultural no Alandroal. É uma real mentira. O Forum não a devia esgotar nem coisa que se pareça. O Forum e a Câmara andam,claramente, a dormir e iludir a quem julgam que ainda o vão podendo fazer.
Quase vale a pena lembrar e deixar firmemente inscrito, mais uma vez, no Al tejo, que assim como os Catalães não querem ser espanhóis (e nunca o serão) e os Curdos querem ser um Estado visto que sempre foram uma Nação desde (pelo menos) o desmembramento do Império Otomano turco, assim se poderá rever uma vez mais o que desacontece. Ou não vai acontecendo no Alandroal.
Vejamos, o PS do Alandroal nunca foi tomado de assalto mas aconteceram-lhe varios assaltantes organizados;foi um azar...particularmente em periodo eleitorais;
- o PS do Alandroal, deixou de debater o que quer que fosse apenas por obra do divino espirito santo...;provavelmente com medo da verdade nua;
- a politica cultural, deixou de ter uma Agenda cultural propria apenas porque daria,se fosse a sério, um bocado mais de trabalho.A Festa de Setembro também não entraria em insonsa e verificada decadência...;
Finalmente, o Presidente da Autarquia, é um tipo muito sério.Ora que seja porque assim apenas vai enganando e mentindo a quem o quiser; e se for necessário também
enganando-se a si próprio ao mandar em tudo o que é, e não devia ser da sua esfera partidária (local) de acção. Agitando aqui e mais além os necessários campanários...visto que afinal ainda continua sem o Partido e com um costume manipulador que pode gastar-se mais depressa do que julga.
Fiquemos por aqui. Isto antes que a "Placa na Frontaria da Fonte" nunca mais venha a ser uma daquelas simples realidades que qualquer turista gostaria de ver. Explicando as 6 BICAS.
Saudações Democraticas
Antonio Neves Berbem

francisco tátá disse...

Porque devidamente identificado e assinado achou o responsável deste espaço colocar o comentário supra tal como foi recebido
Tal comentário é da inteira responsabilidade do Autor, e a transcrição do mesmo no Al Tejo, não significa que o administrador e responsável pela sua colocação se vincule a afirmações e insinuações contidas nos referido comentário.
F. Tátá

Anónimo disse...

Aplaudo as grandes verdades que o Sr. Berbem aqui expõe, e não percebo porque é que o administrador deste blog se tem que justificar, chamar mentiroso a uma pessoa que mente quando há provas e conhecimento geral que o dito mentiu não me parece que seja ofensa, ofensa é quando se fazem acusações que não são provadas.As pessoas quando usam a mentira de forma leviana é que se devem pensar nas consequências dos seus actos, se não pensam e mentem habilitam-se a ser apanhados na mentira e ficarem com a alcunha de mentirosos, o risco é afinal de quem fala o que não deve.
Contra factos não há argumentos e quem fala verdade não merece castigo, a censura foi noutros tempos.

Carlos Alberto

francisco tátá disse...

Há que distinguir os termos dos factos.

Anónimo disse...



OBS.


Senhor Francisco Manuel que é lá isso (mesmo que seja somente na sua

versão ) de fazer mais uma qualquer comoda distinção entre (como diz ) os

"termos e os Factos"?.

Então, por uma questão de "higiene vocabular" uns não são (ou devem ser )

indissociaveis dos outros. Então, desde que se cometem os factos de ir

sendo mentiroso e o seu artista politicamente ameaçador existe ou haverá

(no seu vocabulário) termos que possam ou devam esconder os factos e dar

apenas uma aconchegada engradaxela aos termos?

O meu Amigo F. M. ter-se-á desta vez metido por dialecticas de que

parece não dominar "o proces lnguístico" como agora se ouve a toda a

hora em catalão... e não em apenas em manhosos Linguismos locais? Então,

os termos já não devem ser irmãos genuínos dos factos. O Alandroal é

alguma terra de factos e termos ignorantes? Seremos todos factualmente

desprovidos?

Aqui lhe fica a questão.


ABraço/ Saudações Democraticas


ANB

francisco tátá disse...

Há factos que podem ser relatados por outros termos!
Dou o assunto por encerrado. Cada um fica com a sua.
Abraço