quinta-feira, 2 de agosto de 2018

DIREITO À INDIGNAÇÃO

                                      A QUALIDADE DA ÁGUA NO ALANDROAL
Quando os vários políticos vão passando e os problemas persistem com tendência a piorar algo está mal, e quando um dos problemas é a qualidade da água, bem essencial para a vida há que começar a falar e a agir, é o que apelo a todas as pessoas do Concelho do Alandroal que vivem diariamente com este problema, mas que teimam em resignar-se, a não fazer valer os seus direitos e a não mostrar indignação.
Na zona de Santiago Maior a água que se bebe, ou melhor, que se paga para se beber vem na sua maioria das vezes da cor de chá preto, na cor de urina escura quando se tem problemas de rins. É comum a roupa que se lava nas máquinas ficar manchada de castanho, tipo terra ou ferrugem, tudo o que é roupa branca ou clara vai muitas vezes para o lixo pois o dito castanho teima em não sair. Já se chegou ao limite de para além de se comprar garrafões de água para beber também se tem que cozinhar com a dita, e banhos lá tem que ser ficando muitas das vezes a cabeça e o corpo cheio de comichões.
Não sei se a água que por aqui temos é ou não um perigo para a saúde pública, não mandei analisar, mas seria bom que alguém o fizesse, na verdade vivemos num País em que ninguém faz nada contra certos grupos poderosos como osmonopólios da água.
Enquanto não é possível fazer obras de fundo, há no entanto coisas que a Autarquia, ou melhor, os executivos poderiam fazer, como limpar com mais regularidade e a fundo os depósitos de águas, e aplicando filtros às entradas das bombas e noutros locais da rede, porque realmente não me parece que se gaste fortunas em colocar filtros onde necessários.
Como munícipe e consumidor de água no Concelho do Alandroal, já estou a tratar de às minhas custas mandar colocar um filtro antes ou depois do contador para assim poder ter água limpa para tomar banho.
Pelo andar da carruagem se assim não for, seremos obrigados a utilizar roupa castanha para ajudar a camuflar o estado lastimável da água pública que se paga todos os meses, que deveria ser límpida e não chá.
Antes que alguém se interrogue se esta situação é pontual, esclareço que na minha casa a água chega com tom castanho há cerca de 8, 9 anos, umas vezes pior outras melhor, mas água límpida só mesmo engarrafada. Nos últimos 6 meses a coisa piorou de tal forma que não é só a tonalidade da água mas os pedaços de sujeira que vem com a mesma, que dão cabo de máquinas, roupa, e se calhar das pessoas se a beberem.
Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, aqui vão duas fotos quando ainda ontem tentei encher a banheira para as crianças tomarem banho de imersão.
Cumprimentos

Enviado por leitor devidamente identificado perante o Administrador do Blogue

9 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que há pessoas que por aqui vão falando da realidade do Concelho do Alandroal, eu também tenho a água castanha ou amarelada, límpida é coisa que nunca está, e também tenho as minhas dúvidas que a água das nossas torneiras esteja própria para consumo. Claro que dizem que as análises são feitas e que os resultados são positivos, mas neste País tudo se faz, quem não a bebe sou eu.
Era de interesse que alguém mandasse analisar a água a um organismo independente.
Toda a gente tira a água do capote, o Município diz que não faz a gerência da água, mas a ser assim tem o dever de lutar e exigir que quem gere as águas no Concelho preste um serviço digno. Pactuar com gente que presta um mau serviço ás populações e não denunciar estes casos, não parece ser o melhor caminho, não foi em autarcas com comportamento passivo e permissivo que o povo votou, queremos é soluções e não eternos adiamentos.
Por aqui me fico...

Carla Ramalho

Anónimo disse...

Uma vergonha, está mais limpa a água das fotografias abaixo dos bichinhos a tomar banho do que a da banheira do banho para as crianças.
Isto por aqui vai de mal a pior, e com estes governantes tal como os outros que temos tido é sempre para pior, a incompetência de toda esta gente é total e reinante no Alandroal.

Anónimo disse...

Dizem os entendidos que é nas zonas terminais das condutas que os problemas são maiores. O mais certo é o Sr. Presidente e os Senhores Vereadores não viverem nesses locais e não terem que tomar banho com água suja. Até nisso temos azar, porque se assim fosse o caso podia não estar solucionado de vez e de forma correcta, mas decerto que os banhos já eram de água limpa para eles e por arrasto para os restantes munícipes.
Como diz o comentador acima e muito bem, nada que não se resolva com filtros colocados nos locais certos, e qualquer canalizador faz o serviço, o que não há é vontade e trabalho.




Reformado

Anónimo disse...

Cara Carla Ramalho, o Município também tem da sua parte responsabilidades relativas à água, o problema é que as limpezas dos depósitos são feitas ás três pancadas, os funcionários são poucos e são os próprios que afirmam que no fundo dos depósitos é um manto de sujidade que nunca é totalmente retirada.
Se no Município houvesse mais gente a trabalhar no terreno que sentados à secretária, as coisas seriam diferentes, agora assim com um ou dois a trabalhar e o resto a ver não se chega a lado nenhum.

Anónimo disse...

VAI UM CONCELHO DE QUEM JÁ É VELHO E VIU QUASE DE TUDO. QUEM PUDER CONTRATE UM CANALIZADOR E MANDE INSTALAR UM FILTRO NA SUA HABITAÇÃO É A ÚNICA FORMA DE TER ÁGUA LIMPA NO IMEDIATO E NÃO ESTRAGAR MAQUINAS E ROUPA.
SE ESTÃO À ESPERA DE SOLUÇÕES DA PARTE DESTES NOSSOS GOVERNANTES, ESPEREM SENTADOS.

CARLOS BICA

Anónimo disse...

"Se no Município houvesse mais gente a trabalhar no terreno que sentados à secretária, as coisas seriam diferentes, agora assim com um ou dois a trabalhar e o resto a ver não se chega a lado nenhum.

02 agosto, 2018 18:09"


Eu acrescento,
se municipio houvesse mais alguns a trabalhar do que a esmagadora maioria que não faz rigorosamente nada, estaríamos decerto muito melhor. Teríamos os caminhos e ruas mais cuidados, os depósitos de água limpos como deve ser, e não teríamos de esperar dias para que se faça qualquer coisa simples como limpar uma berma, não teríamos de ouvir o mesmo de sempre, não há pessoal.
Pessoal há até demais, quem trabalhe é que está quieto, é tudo Engenheiros e Doutores.

Pablo Escobar

Anónimo disse...

Bom dia a todos e todas! Quando se entrega de mão beijada um bem essencial à vida, como a água, a uma empresa privada mal vai a volta (como dizem os antigos)! Se isto fosse a sério e não uma brincadeira, os políticos dos últimos 20 anos deveriam ser responsabilizados e, quem sabe, condenados por negligência e/ou incompetência. Sim, incompetência! Então quando trabalhamos (a sério) numa empresa privada e cometemos erros sucessivos podemos e bem ser responsabilizados! Por que não, também, os políticos que ganham dinheiro público e na maioria dos casos não tratam das coisas com competência e rigor, pois deveriam ser investigadas as razões e originar obviamente consequências diretas. Iriam ver se o estado de coisas não melhoraria imediatamente! Quanto à água, só resta colocar os filtros na própria habitação e, simultaneamente, denunciar estes casos às entidades competentes. Com sorte e na tentativa de não perderem votos, pode ser que alguém faça algo. Mas, atenção, como a empresa que gere a água é privada sabe-se lá que interesses andam por aí...Passem "bem" e não se calem! Isso querem eles!

Anónimo disse...

Caro comentador de 3 de Agosto 10,55,pode informar quais as entidades competentes??? Pois eu queria denunciar e näo sei onde. Cumprimentos.










Anónimo disse...

Meu caro:
ASAE, Ministério Público, Provedor do Cidadão, DECO, Assembleia Municipal de Alandroal (para teoricamente fiscalizar a câmara), etc...etc...
Força!