sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

                       O QUE CONTESTAM OS PROFESSORES
Foi a semana em que os professores mostraram a sua indignação perante a discriminação a que foram votados.
Há causas que conseguem unir e esta aproximará toda a classe docente.
O que está em causa é a contabilização do tempo de serviço dos docentes durante o período do congelamento, 9 anos e 4 meses, condição que será relevante para a progressão na carreira dos docentes.
Haverá aqui alguma desigualdade em relação aos demais funcionários públicos que, supostamente, terão as suas carreiras descongeladas a partir de 2018 e com os respectivos tempos contabilizados.
Este problema surge fruto de expectativas criadas por este Governo, pelo caberá ao Governo resolver o problema, e estará pressionado para o resolver num curto espaço de tempo, porque será “forçado” a inscrever neste OE uma solução para este problema.
É evidente que começámos um novo ciclo, com mais contestação, pelo que importará que as soluções para a administração pública não resultem dos poderes das diferentes classes, mas que sejam respostas transversais, equilibradas e que não comprometam todo o esforço que foi feito nos últimos anos no sentido de equilibrar as contas públicas, reduzindo défices absolutamente incomportáveis.
Mas não esqueçamos que o discurso que tem sido adoptado vai no sentido contrário à contenção, pese embora pelas medidas tomadas vamo-nos apercebendo que o orçamento não comportará os excessos anunciados, pelo que o Governo empurra os seus efeitos para os anos seguintes, de forma a não sobrecarregar o próximo orçamento, mas não deixa de ir comprometendo, desde já, os próximos orçamentos.
E será certamente esta a fórmula que será adoptada para apaziguar o descontentamento da classe docente. Aceitará a contabilização do tempo, fazendo valer os efeitos remuneratórios decorrentes do descongelamento de uma forma pausada e durante os próximos anos.
Não deixa de ser uma maneira engenhosa de resolver os problemas, não agradando a gregos nem a troianos, mas resolve o problema da contestação.
Até para a semana
Rui Mendes



Sem comentários: