segunda-feira, 14 de agosto de 2017

CRONICAS DE CINEMA - Por Egas Branco

                           Homenagem do Al Tejo a Domingos Maria Peças


 NA VIA LÁCTEA (On the Milky Road), de Emir Kusturica


Se dúvidas ainda houvesse sobre a grandeza deste cineasta o seu último filme, NA VIA LÁCTEA (ON THE MILKY ROAD) sobre o Amor em tempos de guerra, e a guerra neste caso é a da Bósnia, que ele viveu como ninguém, mostra uma vez mais que é um dos maiores contemporâneos.
Os crimes contra a Humanidade que as agressões à ex-Jugoslávia representaram, com o único objectivo de devolverem ao imperialismo norte-americano e aos interesses das grandes potências europeias, com a Alemanha à frente, o domínio dos Balcãs, custasse o que custasse e custou muitos milhares de vítimas em toda aquela zona. Relembro os heróicos concertos de música de Belgrado debaixo das balas assassinas da NATO. A coragem do povo jugoslavo não foi no entanto suficiente para derrotar a agressão imperialista.
Foi por acaso mas na hora em que via o filme e me impressionava com o sofrimento de um povo que ele relata, ia a enterrar um dos políticos com sérias responsabilidades nestes acontecimentos... e não deixei de pensar qual seria a sua reacção se fosse confrontado com a visão de uma obra de arte como esta. Teria ao menos uma réstea de consciência?
NA VIA LÁCTEA é mais uma obra profundamente humanista de Kusturica, mágica por vezes, comovente e alerta para os povos: "A guerra só vai parar quando o Big Brother for derrotado" ouve-se na inebriante canção do baile popular, em que a música de Kusturica e os seus músicos nos faz vibrar, com os seus acordes ciganos.
Um grande filme! Duvido sinceramente que vá conseguir ver melhor!
E diga-se ainda que Kusturica não conseguiria melhor para o papel da sua heroína que Monica Bellucci, "La Piu Bella" (Marino Marini), canta-se no filme!
Há também neste filme de Emir Kusturica algo de surpreendente, que é a participação dos animais, para além do Homem, (que é aliás o que se comporta pior... alguns!). Kusturica põe no genérico final (que é sempre bom ver até ao fim) o nome próprio dos animais que colaboraram na obra, como se de artistas humanos se tratasse (pelo que depreendi são na maior parte habitantes do zoo de Belgrado). 
Não deixem de ver porque é uma obra prima. Houve até um crítico que titulou magnificamente a sua crítica com "O Cinema é um Milagre", numa referência a outra inesquecível obra-prima deste grande realizador, "A Vida é um Milagre"!

Na foto Monica Bellushi com Emir Kusturica, que escreveu o argumento, realizou e interpretou. E claro, grande parte da música é da sua famosa banda.

Egas Branco




1 comentário:

Anónimo disse...

já somos dois a achar que este filme é uma obra-prima