sexta-feira, 28 de julho de 2017

TIAGO SALGUEIRO “MOSTRA-NOS” VILA VIÇOSA

             ESTAÇÃO DOS CAMINHOS-DE-FERRO DE VILA VIÇOSA
Construída em 1904, foi inaugurada no dia 1 de Agosto de 1905. Encontra-se situada no Campo do Carrascal. Foi uma interface ferroviária do Ramal de Vila Viçosa, que servia a localidade e o concelho.
O edifício da estação integra dez painéis de azulejos, que representam o corte da cortiça, a entrevista do oitavo Duque de Bragança, D. João II, com D. Pedro de Mendonça, do Movimento dos Conjurados, antes de 1640; Alentejo - acarreto do trigo, carreiro dá água ao gado e o trigo na eira; Terreiro do Paço; Ceifa do trigo; Panteão das Duquesas e recolha da palha, todos da autoria de G. Rendas.
Desde a sua abertura, esta estação foi inserida numa zona especial de tarifas de transportes de cortiça, com destino ao Barreiro. A família real fez várias viagens até Vila Viçosa, utilizando um comboio especial rebocado pela locomotiva D. Luíz. 
Foi daqui que partiu o Rei D. Carlos para Lisboa, juntamente com a sua família, no dia 1 de Fevereiro de 1908, data da sua morte. De facto, o Rei, D. Amélia e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe, tinham vindo até Paço de Vila Viçosa, como era habitual, para a temporada de caça do inverno. O Príncipe D. Manuel tinha partido dias antes para a capital do Reino.
Em 1948, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses colocou ao serviço várias automotoras de origem sueca entre Casa Branca (Escoural/Montemor-o-Novo) e Vila Viçosa, serviço que durou até ao início da década de 90 do século XX. Muitos calipolenses utilizavam este meio de transporte nas deslocações para Estremoz, Évora e Lisboa.
No dia 5 de Janeiro de 1990 (passados 85 anos) fechou as suas portas.
Tiago Salgueiro


1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado ao Sr. Tiago Salgueiro pelo excelente texto. Há muito que venho reparando nas pesquisas que este senhor publica no blogue.
Os meus cumprimentos!