quarta-feira, 19 de julho de 2017

DIREITO À OPINIÃO - MONTEMOR

                                   Manutenção da Cidade
                        Ervas secas “invadem” o Centro de Saúde
 No dia 3 de Julho de 2015 foi inaugurado o novo Centro de Saúde de Montemor-o-Novo que entrara em funcionamento em 23 de Março desse ano, para prestar cuidados de saúde aos 16.638 utentes inscritos.
         O arquitecto que projectou o novo edifício, não se esqueceu de incluir na representação gráfica e escrita, os arranjos exteriores, dotando-os do indispensável espaço verde. Infelizmente, o verde, teimosamente não saiu da maquete, e foi substituído pela cor amarelada dos pastos. 
         Em Setembro de 2016 a “Folha” publicou um reparo à situação existente no espaço exterior do Centro de Saúde. Fruto dessa observação, quase de imediato, as ervas secas, que por mero acaso não arderam, foram retiradas.
         Nove meses depois, tudo voltou à primeira forma, como comprova a foto do Paulo Caldeira. Perante o desinteresse dos gestores, o pasto foi crescendo e invadiu novamente todo o espaço térreo exterior da Unidade de Saúde, perante o alheamento dos responsáveis, e  críticas dos utentes.
         Para os motivos convenientes, fica aqui o reparo e o pedido de uma acção urgente.

                                        Recolha de lixo em pleno dia
Vou seguidamente, fazer um apelo à nossa Câmara Municipal:
         Ao contrário de muitos  municípios, que optam e muito bem, pela recolha do lixo à noite, a edilidade montemorense, continua erradamente, a proceder à sua recolha  durante o dia. A passagem do carro de recolha dos resíduos sólidos misturados com detritos líquidos, espalha no ar um cheiro nauseabundo, que obriga os comerciantes a fecharam as portas dos seus estabelecimentos por alguns minutos, e os transeuntes a colocarem a mão no nariz, para protecção do seu bem-estar.
         Porque a recolha dos resíduos em pleno dia (principalmente no verão), é um atentado à saúde pública, solicito aos responsáveis autárquicos, que a recolha do lixo se proceda no período nocturno, a exemplo do que sucede em muitas vilas e cidades.

Augusto Mesquita


Sem comentários: