sexta-feira, 23 de junho de 2017

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM TEM ASSINATURA DE RUI MENDES

                             OS FALSOS DESCENTRALIZADORES
Esta crónica surge na sequência da relocalização da Agência Europeia de Medicamentos, a qual irá sair do Reino Unido devido ao Brexit.
Em Portugal já se encontram sediadas duas agências europeias: a Agência Europeia da Segurança Marítima e o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, ambas com a sua sede em Lisboa.
Por não ser a razão desta crónica não iremos neste espaço comentar a decisão de candidatar Portugal para acolher mais uma Agência.
Contudo, os argumentos utilizados na candidatura para a defesa da localização em Lisboa mostram, desde logo, uma determinação centralizadora que não deixa de nos preocupar.
Lisboa, desde logo por ser a capital do país, reunirá um conjunto de condições, desde a sua localização geográfica, à capacidade hoteleira, à rede de transportes, às infra-estruturas, por nela estarem sediadas um importante conjunto de organismos e universidades, que a colocam com o perfil de cidade europeia e internacional, e que lhe dão forte competitividade, inclusive em sede de candidatura para a nova sede da Agência Europeia de Medicamentos.
Este tipo de argumentação será válido para este caso e para tantos outros. Parece que em Portugal não existem mais opções senão Lisboa e, em alternativa, o Porto. Todo o restante território caiu em esquecimento, parece não existir.
Aliás, existe no discurso político, porque nesse contexto é algo que é bem recebido.
O país terá certamente tantas outras soluções válidas e consistentes que poderiam ter dado corpo a uma candidatura desta natureza, e com um impacto na valorização do território bem maior do que ficando a Agência em Lisboa, e permitindo que territórios fora das áreas metropolitanas possam ganhar maior competitividade territorial, criando-se um país com maiores equilíbrios.
A visão do território deve ser global, e não se consegue entende aqueles que sistematicamente persistem em agravar as diferenças, seja de uma forma deliberada ou não.
Mas o que mais preocupa é que este é apenas um episódio de um filme que vamos continuar a assistir, porque a prática é centralizadora, ainda que o discurso possa não o ser.
Até para a semana
Rui Mendes



Sem comentários: