sexta-feira, 12 de maio de 2017

SEJA BEM VINDO ...


                             E QUE O NOSSO CAPOTE LHE ASSENTE COMO UMA LUVA...


           CONSIDERAÇÕES A PROPÓSITO DESTA VISITA – Por A.N.B.
Associo-me ao espirito cristão desta postagem, relevando a ideia que as religiões têm por missão especial "a Re-ligação das pessoas" crentes e não crentes, tendo como seu objectivo principal e ideal: a PAZ na Terra.
Neste aspecto, este Papa Francisco, tem sido exemplar na medida em que os seus apelos à paz e à concórdia têm sido constantes e tem ido onde a sua presença, de algum modo, pode vir a influenciar os grandes decisores.
O mundo está bastante perigoso porque há uma contradição que continua a parecer insuperável: é a de que as grandes potências fabricantes e vendedoras de armamento são todas católicas (incluindo neste naipe a  Rússia).
Seja como for, o importante é que o Papa Francisco, é um apostolo com a grandeza própria dos que procuram servir a Humanidade em vez de a pôr em guerras.Sempre novas, sempre antigas.E sempre imprevisíveis. 
Assim como, é um jesuíta virado para Oriente como sempre o foi esta ordem eclesial desde S. Francisco Xavier.
Deixem-nos acrescentar que, tempos houve, e mais ou menos historicamente recentes, em que a visita de um Papa ( Paulo VI) foi vista por cá como algo incomoda. Não custa nada lembrar isto na medida em que a Igreja, com centro no Vaticano, vem sabendo escolher os seus sumos pontífices e, ultimamente, acertou exemplarmente nas suas escolhas.
Portugal,o Povo de Fátima,a Igreja portuguesa (um tanto conservadora ) e o Papa Francisco em todos os momentos desta sua presença papal, honraram o seu passado projectando no presente e no futuro, a luz intemporal de "um milhão de velas".
Vistos estes fenómenos pelo lado dos Evangelhos, pelo lado ecuménico e pelo lado da boa vontade dos Homens, entre si,é o que sei, por hoje, dizer acreditando que, se o Mundo vier a ser melhor coube a Portugal perceber como pode e deve desempenhar o seu papel na Cristandade.
Saudações Democráticas


Antonio Neves Berbem 



Sem comentários: