sexta-feira, 19 de maio de 2017

O JEREMIAS RELEMBRA UMA ILUSTRE PERSONALIDADE DO ALANDROAL

            Dr. Xavier – o Médico dos pobres!
Tenho vindo nos últimos tempos a falar e mostrar um pouco da história do Alandroal, especialmente em termos de património construído. A partir deste ano, para além desse património vou passar também a falar de pessoas, que com o contributo que deram para o desenvolvimento e divulgação desta vila, ficaram na história da mesma, passando a considera-las como figuras ilustres do Alandroal.
Em termos temporais, vou começar do fim para o princípio, iniciando pelo século XX.
Vou hoje falar de uma das principais figuras do século passado (embora tenha nascido no último ano do Séc. XIX), o Doutor Manuel Viana Xavier Rodrigues.




Nasceu em Faro a 31 de Julho de 1900, filho de Francisco Augusto Xavier Rodrigues (foi reitor do liceu Pedro Nunes) e de Leopoldina Viana Xavier Rodrigues. Casou a 7 de Novembro de 1928 com a Drª Maria Helena Ferreira Pinto Basto Marques de quem teve uma filha, a Drª Maria Luisa Marques Xavier Rodrigues.
Frequentou o Curso de Medicina entre 1922 e 1927, tendo sido imediatamente colocado no Alandroal, e aqui desempenhou a sua profissão de médico durante 57 anos.
Durante este tempo soube pôr o seu valioso talento de homem e profissional, prestável e abnegado ao serviço da população alandroalense e do seu hospital, tendo sempre um carinho especial para com os mais carenciados, tal como o conhecido médico Fernando Namora, percorria as Aldeias e Montes em qualquer transporte ou mesmo a pé, prestando assim ao concelho serviços excepcionais e relevantes.
Para além da medicina, desempenhou outras funções de relevo nesta localidade.
Conjuntamente com a sua esposa foram os grandes impulsionadores da criação do Externato Diogo Lopes de Sequeira.
Foi durante 50 anos Diretor Clinico do Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Alandroal, local que diária e desinteressadamente visitava, desempenhando este cargo com o apreço e altruísmo que o caracterizavam.


Em sua homenagem foi colocado o seu busto na Praça da República desta vila. Deu o seu nome a uma das principais ruas do Alandroal e ainda ao antigo Núcleo de Atletismo do Alandroal.
Faleceu em 1987, com 87 anos.








António Jeremias
Janeiro 2017

2 comentários:

Anónimo disse...



OBS.


Independentemente da valia destes dados biográficos do Dr. Xavier, seria

deveras interessante projectar e lançar através das Fotografias magnificas

que são apresentadas, uma leitura integrada da vida social e cultural do

Alandroal durante aquelas décadas.

Parabens ao autor da postagem.


ANB

Anónimo disse...

Grande Médico e grande homem