segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

LOCAIS ESQUECIDOS DE VILA VIÇOSA – Por Tiago Salgueiro

                      Lagares do Engenho de Ferro e Azenhas do Paraíso

Descendo pela RIBEIRA DO BEIÇUDO e depois da ERMIDA DE NOSSA SENHORA DO PARAÍSO, cheguei até ao ENGENHO DE FERRO. 
Aqui existiu uma fábrica, segundo os relatos mais antigos, para a produção de metal. Certo é que no século XIX, aproveitando as águas da ribeira, funcionou como lagar e provavelmente, também como moagem de cereais.
Mais abaixo, apenas restam as ruínas do lagar das AZENHAS DO PARAÍSO, que no século XIX também ainda estava em laboração.
Quem realmente gosta e tem interesse pelos temas do Património e da História local, em muitas circunstâncias tem que sair da “zona de conforto” dos gabinetes e ir demanda de pistas e de informações. 
Nem sempre é fácil, pois a passagem dos séculos vai degradando os testemunhos que, neste caso, demonstram a importância de Vila Viçosa do ponto de vista social e económico, com a existência de engenhos de papel, de ferro, de vidro, lagares e moagens, que davam “vida” a este território.
Não basta somente apregoar e apresentar com “pompa e circunstância” planos estratégicos e protocolos de colaboração que, em muitos casos, não passam do papel. É preciso investigar, ir ao terreno, confrontar dados e apresentar resultados com o máximo rigor possível. 
Não basta dizer que “se tem isto ou aquilo”!
É preciso conhecer, conservar, reabilitar e divulgar!
Os contributos que apresento aqui são sobretudo “chamadas de atenção” para esse património em risco e que merecer ser preservado. Estes lugares contam histórias de um tempo que já passou.

E essas memórias não devem ser esquecidas!

Tiago Salgueiro


Sem comentários: