segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

DIREITO À VIGILANCIA – Por A.N.B.

OBS.
Uma das coisas que pode concluir-se desta sequência de comentários, é que o Partido Socialista ( Concelhia e Federação Distrital) se estão a colocar à disposição de um certo aproveitamento politico totalmente desnecessário, impensado,irresponsável e até altamente improdutivo.
Por outro lado, "o protocandidato" (anunciado via R.Campanário) não tinha nada nem tem nada que antecipar e anunciar a sua posição numa auto decisão que, no mínimo, deveria ser conjunta e abrangente . E, muito directamente da responsabilidade (enquanto tomada de posição) superior do  P.Socialista ( tanto a nível distrital como com o aval central).
Por aqui, se pode avaliar como o PS local tem andado e foi tomado "por dentro" sem que os militantes tenham acompanhado e participado no processo de escolha. Uma reunião "aclamatória" como a que aconteceu não é um Acto e Acção Politica digna desse nome. Foi tudo demasiado apressado.
O que daqui vai resultar, será uma incognita eleitoral. 
Porque pode assim parecer aos militantes mais incautos que a escolha de um novo Presidente se vai resumir a "um somatório de votos". As coisas,porém, podem não vir a ser bem assim porque, o que é ainda mais grave, é que aquilo que parece, é que o PS anda a reboque de um manobrador que não olha a meios para atingir os fins. Bastante lineares e que já sabemos quais são. 
Para já, fiquemos por aqui tendo a mais profunda esperança de que o objectivo da candidatura do Senhor João Grilo, ainda está a tempo de explicar e tornar transparente os passos que deu e aqueles que, em conjunto deve dar. Enquanto for tempo. Porque ainda é tempo do Partido Socialista, como devia estar a acontecer, liderar o processo do Alandroal. É essa a sua principal responsabilidade não substituível por uma qualquer unica votação aclamatória... à coreana. Intrusiva e porventura demasiado e previamente manobrada.
Aqui fica o testemunho. O Alandroal, merece mais do que estar a ver passar duas vezes "a mesma água debaixo da mesma ponte". E,por favor,não se faça dos seus Militantes simples objectos de voto.
Não será esse o futuro do PS. Nunca fez parte do nosso passado.
Haja,de facto, respeito democrático pelo superior exemplo de Mario Soares. 

Saudações Democraticas

Antonio Neves Berbem
(Militante)  - 
13 janeiro, 2017 19:49

ADITAMENTO
Em jeito de conclusão, ao comentário afixado às 19.49 e usando da Liberdade que a Democracia e o Partido Socialista consente vamos ainda solicitar para afixar o seguinte: 
(a) não é prestável a "Mundização concelhia do Partido Socialista";

(b) O risco do Partido Socialista,líder concelhio se esvair é real;
(c) O Partido Socialista concelhio não pode continuar em "estado de negação"....ignorando a hipotese de uma estratégia de aliança mais correcta e vencedora; 
(d) quem, eventualmente, diz que tem medo de perder é quem tem menos hipóteses de ganhar e corre mais riscos de se degastar com o tempo;
(e) A CDU, deve estar a esfregar as mãos de contente apesar da sua governação tanto a actual como a futura ser um deserto de ideias e de projectos de desenvolvimento. Obviamente, virá a ser mais do mesmo. A CDU esgota-se nas contas e no FAM em vez de abrir os olhos para o tempo presente; e, do muito que prometeu pouco se viu. Ou se virá ver; anda a faltar-lhe capital humano; 
(f) O comportamento pré eleitoral do Candidato anunciado (J.G) já se tornou errático; pouco fiável e incapaz de agregar massa critica à sua candidatura; além disso, não está apoiado numa posição ética, politica e socialmente decente. A sua corrida é apenas contra o (seu) tempo. A tempo de ser novamente presidente...
Finalmente vamos dizer o que é dos livros: uma das piores ilusões que pode acontecer em politica é darmos demasiada importância a nós mesmos. Ou dar "exclusiva importância" ao nosso suposto peso politico. O eleitorado costuma ter outros critérios bem mais exigentes de avaliação. Dois erros que se costumam pagar caros. Não os desejamos para o Alandroal. Chega de duplas rivalidades...Precisa-se de uma outra Abertura de Espirito!

Saudações Democráticas

Antonio Neves Berbem

PS: por esta vez, solicitamos ao Editor que transcreva este Aditamento logo a seguir ao nosso comentário inicial supra referido. 


17 comentários:

Anónimo disse...

Como Socialista muito obrigado por este texto Sr. Berbem, para ler e reflectir, e dou também os parabéns ao excelente comentário do Sr. Carlos Tavares, muito assertivo e muito inteligente, também para reflectir, quer os camaradas Socialistas como todos os Alandroalenses que gostam da sua terra.

Anónimo disse...

Como não ofendo ninguém suponho que o Chico não deixará de publicar este meu comentário. É apenas uma curiosidade da minha parte. Não faz o Sr Berbem parte da Concelhia do P.S. do Alandroal?. Se faz porque não esteve presente e se opôs? Segundo se afirma todos votaram a favor. Ou não teria sido informado da reunião? Se não foi é grave e talvez até motivo para impugnar a mesma.
Ou estarei eu a ver mal?

Anónimo disse...

Ou estarei eu a ver mal?

16 janeiro, 2017 20:12

Está a ver mal porque eu não sou o Berbem, e nem sou Doutor sou um simples trabalhador do campo que também sou militante da concelhia , talvez dos mais antigos e vivo na vila do Alandroal, e não fui informado de tal reunião como muitos camaradas não o foram, na verdade todos os que foram á dita reunião votaram todos a favor, coisa pouco normal, ou também estarei a ver mal?

Anónimo disse...

Ou não teria sido informado da reunião? Se não foi é grave e talvez até motivo para impugnar a mesma.
Ou estarei eu a ver mal?

Não está a ver nada mal, todos falam mas não os vejo fazer nada.
Será medo ou preguiça alentejana?

Anónimo disse...

A vigilancia deve ser permanentemente feita e até ao ato eleitoral. Afinal de contas o povo é que vota no Alandroal, não são dirigentes distritais nem nacionais.Bem podem argumentar o que quiserem que cai tudo em saco roto, basta que saibamos votar.
Reparem no seguinte. Se eu votar para a Cãmara num partido, devo votar noutro para a assembleia. O mesmo para a junta de maneira que ninguém tenha maioria absoluta. Vamos ver se conseguem governar em democracia já qe se dizem democratas.Esta é a vigilancia final para chico espertismo de alguns.

Anónimo disse...



OBS.


Em relação ao Comentário das 20.12 (que agradeço) vou acrescentar, de uma forma extremamente resumida, que «o cozinhado estava mais do que feito» e, como ainda não somos "nenhum Sancho Pança" a esgrimir contra moinhos de vento,o melhor foi,à partida e à chegada, não ser conivente com prebricados.
Acrescento que outras deslealdades bem mais graves e até mesmo ilegais foram sendo cometidas. Avisei, na altura, que não gostaria de ver a cena repetida. O aviso ficou dito. Mas a cena voltou e logo que pode anda a repetir-se.

Dito por outras palavras: pelos meus actos procuro ser e sou responsável.
Pelos actos dos outros já não posso falar. Nem ponho as mãos no lume por
certas "antecipadas autocracias, retrogradas,rasteiras e marcadamente pessoais.

Resumindo: o Partido Socialista Concelhio já estará porventura nas mãos

de quem não devia estar passando, entretanto, rapidamente para novas

mãos. Haverá ainda quem tenha duvidas? É este o"futuro de mudização" e de

sombras muito grossas que estará reservado ao Partido Socialista? Será

isto que queremos ter em projecto deixando,o PS, de ser um partido aberto

e com o sentido histórico de agregação dos que o integraram e

integram posto doravante em cheque.

Sejamos nós, simples simpatizantes ou militantes?

Boa noite.


Saudações Democraticas


Antonio Neves Berbem

Anónimo disse...

É com a mais profunda tristeza que constato a falta de sensatez dos militantes do PS do Alandroal, ao venderem a sua candidatura a quem apenas e só procura um tacho para si e que não tem absolutamente interesse algum pelo Alandroal. Este senhor prometeu-me receber na altura em que era Presidente da Câmara para conversarmos sobre o contributo que pudesse dar para o desenvolvimento do Concelho do Alandroal; não lhe pedi emprego, apenas manifestei interesse em dar o melhor pelo meu concelho. Ainda hoje aguardo pela marcação dessa entrevista quando era presidente da câmara.
Tal como outros alandroalenses, hoje damos e fazemos o melhor dos melhores pelos concelhos limítrofes e deixamos o Alandroal porque fomos rejeitados na nossa própria terra.
Não tenho palavra para expressar a raiva (raiva no sentido que que sabe ludibriar as pessoas na caça ao voto) ao saber que este é o candidato do Partido Socialista; realmente não podiam ter escolhido pior pessoa para por os pés na câmara do Alandroal porque pelo Alandroal é que nada fará mesmo.
Desejo que não consiga mais que o seu próprio voto no dia das eleições.

Anónimo disse...

É CURIOSO RECORDAR O PASSADO RECENTE, RECORDAR É VIVER (FUTURO!):

http://www.tvi24.iol.pt/politica/tvi24/alandroal-ps-quer-expulsar-novo-presidente-da-camara

SEM MAIS!!!

Anónimo disse...


Desejo que não consiga mais que o seu próprio voto no dia das eleições.

17 janeiro, 2017 00:40



Mas vai ter caro ou cara comentadora, há muitos pintainhos à volta da galinha dos ovos de ouro.

Anónimo disse...

É CURIOSO RECORDAR O PASSADO RECENTE, RECORDAR É VIVER (FUTURO!):

De facto não se entende, foi expulso do partido porque concorreu com um movimento independente contra o PS, e agora é admitido e ainda fazem uma aliança com o mesmo movimento independente.
Anda de facto tudo louco.

Anónimo disse...

Anda de facto tudo louco.

17 janeiro, 2017 16:47






De loucos é que não têm nada caro comentador, anda é tudo à procura de um lugar ao sol, está muito frio e anda tudo a bater o dente.

Anónimo disse...

Uma questão se me levantou ao ler o comunicado não assinado do Partido socialista que corre nas redes sociais: o apelo ao consenso socialista engloba um acordo com o Nabais? Agradeço a publicação desta minha curiosidade obg

Anónimo disse...

Uma questão se me levantou ao ler o comunicado não assinado do Partido socialista que corre nas redes sociais:


Uma vergonha este PS do Alandroal até comunicados não assinados deixam andar a correr, tudo vale, tal o desnorte, será que quem assina têm medo de o fazer?

Demitam-se, pois não tem sentido de responsabilidade e competência como se tem mostrado nos últimos anos, já que entregaram a concelhia do partido a um movimento independente, a terceiros, que sejam estes a tomar as rédeas do Ps Alandroal, podem ter muitos defeitos como mostraram em 4 anos de uma governação desastrosa para o Concelho, mas mais organizados e mais competentes do que os responsáveis actuais do Ps Alandroal, são, também não é difícil.

Um militante indignado.

Anónimo disse...

AUTÁRQUICAS 2017

Eleições autárquicas
Já estão a dar que falar
Com bocas pouco simpáticas
Que circulam pelo ar

O PS é criticado
E é fácil de ver
Que com este candidato
Só tem tudo a perder

A Cdu está caladinha
Da mesma nada se sabe
Ou é impressão minha
E vai haver novidade

Do dita falam demais
E é quase uma certeza
Que o João Nabais
Continua com firmeza

O Muda anda em mudanças
Tudo em revolução
O que dá são alianças
E é grande a confusão


O PSD anda a ver
Quem lhe dá confiança
Será que também vai fazer
Com alguém uma aliança?


Nada de novo aí vem
E estamos muito mal
Com a gente que se têm
Não anda o Alandroal

É a treta da política
Que não resolve nada
E é claro que se critica
Toda esta palhaçada


Ordenhador

Unknown disse...

A oposição do Sr. J G à CDU foi decepcionante: a erva no passeio, as passadeiras, o relógio atrasado e pouco mais, enquanto os problemas estruturantes do concelho se agravam sem solução à vista. Depois de um erro crasso no processo de candidatura do MUDA e como ex Presidente, esperava-se melhor.
Foi uma desilusão para mim esta candidatura pelo PS. Mas não foi uma surpresa. Já há muito tempo que vinha "arrojando a asa" ao Partido Socialista. Enfim...se calhar, e mal por mal, o melhor é deixar as coisas estão.

Anónimo disse...


Mas então como é que o partido socialista se esquece de convocar personalidades tão importantes? É, no mínimo, indesculpável.
Isto é que vai aqui uma açorda...

Anónimo disse...

Foi uma desilusão para mim esta candidatura pelo Ps.

Também eu estou curioso para ver a constituição da listas. Serão do PS ou do Muda? E o programa? De quem será? A adivinhar pelas criticas que o PS fez ao mandato do agora seu candidato será de esperar que o programa seja feito pelo partido que " empresta" a sigla.