quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

AINDA AS TABERNAS DO ALANDROAL

Muito grato pelo reconhecimento, é com enorme satisfação que vos deixo com mais este contributo elaborado pelo A.N.B. a propósito das Tabernas do Alandroal:
Chico Manuel

Este texto extensivo e bastante intensivo sobre os cafés e as tabernas do Alandroal, demonstra bem o quanto a memória e os afectos pelas coisas e pelas pessoas nos aproxima cada vez mais da terra onde aprendemos a ser homens. Por mim, gostaria tanto quanto o seu autor de um dia o reescrever, a 4 mãos, para dar asas à vertente humana de grandes taberneiros que o souberam ser, viver e ir comunicando às gerações que acompanharam. 
Num terreno porventura mais psicológico diria que o António Manuel Torcato foi um taberneiro de estimação; O Lica um taberneiro por vocação. Isto enquanto o Cachamela era um taberneiro da mais pura e alta recriação.
Indo pelo Caminho da Fonte e subindo até ao Largo do Castelo e do Salvador Colunas, lá estavam o Piçarra um taberneiro - devoção; o Manuel Canhoto, taberneiro com distinção e o Severino aviando copos com alguma distanciação.
De caminho, lembramos o Eduardo taberneiro de azafamas várias sempre em estado de prontidão. Lá para as bandas de S. António, estava o meu tio Zé Canhoto um taberneiro de pastos e grande intuição. E ainda o meu primo Zeca um taberneiro dono de uma certa devassidão. Teve uma motoreta e quando se entornava, ele e a moto, era certo que cada um sabia cair para seu lado apenas com umas leves beliscaduras à mistura.

Resta lembrar a taberna do Escuta. Francamente não me lembro muito bem deste taberneiro mas, por certo, era um todo de rectidão no avio dos copos. 
 Resta-nos o Pimenta no Alto da Praça. O Pimenta, grande pimentão era o guardião e guia sarcástico de si mesmo uma vez que bebia tanto ou mais dos que os fregueses.

Observadas as coisas assim, com estes fortes ditongos em "ão,ão", falta-nos só ir lembrando que o Alandroal já podia ter feito um Roteiro vivo das Tabernas que tanto o animaram década após década ao longo de quase um século. Esperemos que num dia próximo, Alguém lidere esta Iniciativa por ocasião, por exemplo, da Festa de Setembro. 

Assim seja. Porque tudo o que é difícil, também pode ser possível!

Saudações Democráticas

António Neves Berbem

(Ps: agora venham daí os tiros das tocas do costume. Já estão previstos. Direi mais: se for para nos enriquecer tanto melhor. Se for para nos empobrecer, a escolha é vossa. Mas a insatisfação será certamente de uma grande parte dos Visitantes deste Blog) depois de lerem o magnifico texto memorialístico do Chico Manel. 


Após a colocação deste texto o nosso amigo A. Jeremias teve a amabilidade de nos enviar esta foto que  retrata na perfeição  o ambiente de uma taberna.. Aqui fica o desafio: qual será a taberna, quem serão os fregueses?
Obrigado ao Jerenias


Sem comentários: