sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

COMENTÁRIO QUE MERECE REFLEXÃO

Numa altura em que mais um acto de vandalismo foi levado a efeito contra o património de todos nós vem a propósito reflectir no conteúdo deste comentário, colocado na postagem que dava conta de acto semelhante na Fonte da Misericórdia. 

"Os símbolos que vandalizam esta linda e antiga fonte são místicos.
A cruz suástica pertenceu a muitas culturas da antiguidade, mas ainda a meio do século XX ornamentou (e ornamenta) um dos regimes mais ferozes e desumanos de sempre - o nazismo.
A cruz de Santo André está ligada aos primeiros cristãos: André pediu para não ser crucificado na cruz latina (como o Mestre foi...)
Pergunto-me se quem "borrou na fonte" quis significar alguma ligação entre as duas cruzes? Coitado do Santo André, mas o que é facto é que o cristianismo, na sua versão catolicismo, ainda há bem poucos séculos cometia grandes atrocidades (Inquisição). Não..., devo estar a delirar..., no Alandroal não há mentes tão maléficas. E logo crianças..., li aí no conteúdo de um ou dois comentários que o Alandroal agora está pejado de garotos rufiões(?!) que sujam e fazem trinta por uma linha. E no nosso tempo..., como era? Igual ou pior!
Vou ao Alandroal e vejo que a vila anda limpinha - valha-nos isso.
O que mais me danou, sinceramente, foi sujarem a humana cabeça, pois aquela santa boca "matou" a sede a muita alminha.
Em conclusão: toca a limpar... todo o monumento.
Um abraço.
AC"

4 comentários:

Anónimo disse...

Os grandes responsáveis por este último ato de vandalismo são os políticos locais que promoveram esta polémica.

Anónimo disse...

Não concordo com o comentador anterior, o grande culpado foi quem partiu, mas aquilo já não é património de todos, agora é só de uns poucos iluminados que vão salvar o Alandroal da escuridão.

Anónimo disse...

O culpa não pode morrer solteira, estragou arranjou ou paga para arranjar.

Anónimo disse...

Nestas coisas temos que ser realistas, se fizerem um qualquer desenho ou pintura na parede da minha casa poucas medidas há a tomar. Ou tenho seguro e o dito paga, ou então tenho que ser eu a resolver pelos meus meios.
Ou fica assim porque não tenho dinheiro para pagar a quem faça o trabalho, ou tenho dinheiro e mando limpar, ou faço eu próprio a limpeza e pintura.
Nada mais é possível fazer, isto de dizer que quem estragou tem que pagar ou arranjar é muito bonito, mas quem foi? e provas?
É SÓ CONVERSA DA TRETA O RESPONSÁVEIS PELO MONUMENTO TEM É QUE AGIR E TOMAR DECISÕES.