quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM



Quinta, 15 Dezembro 2016
Lá fora estão sete graus negativos. Lá dentro estão milhares de trabalhadores a trabalhar debaixo de uma intensa pressão, condicionados a ritmos e horários de trabalho quase desumanos.
Estamos em Dunfermline, na Escócia, e alguns dos trabalhadores, quando sairem do local de trabalho irão descansar em tendas instaladas na floresta que rodeia as instalações da empresa.
A razão é simples, com o salário que a empresa paga aos seus trabalhadores semanalmente, não compensa pagar o transporte diário para casa, que é fornecido pela própria empresa.
A notícia, divulgada pelo jornal britânico The Courier, revela um mundo de relações laborais cada vez mais desequilibradas e desreguladas, onde a intensificação da exploração dos trabalhadores é a regra, em função da obtenção do máximo lucro.
A empresa em questão, um gigante mundial do comércio electrónico, emprega naquela unidade cerca de 1400 trabalhadores de forma permanente e 4000 trabalhadores temporários, contratados para estas últimas semanas do ano.
Para os trabalhadores que aceitaram, sob anonimato, prestar declarações ao jornal britânico, as condições de trabalho são miseráveis e os salários indignos. Para o representante da empresa os salários dos “colaboradores” são competitivos.
Os horários de trabalho, que chegam a atingir as 60 horas semanais, por pouco mais que o salário mínimo, não permitem aos trabalhadores ter vida para além da mera sobrevivência.
É assim na Amazon, na Escócia, mas também é assim nalgumas empresas em Portugal, onde a normalidade é pagar o salário mínimo, contratar a meio tempo, exigir horários de tempo inteiro e atirar o pagamento do diferencial para um banco de horas que raramente é usado.
A exploração como normalidade, a competividade assente em salários de miséria e horários de trabalho elásticos em função das necessidades de lucro das empresas, a precariedade como instrumento de pressão, é um caminho que alguns assumem ser um mero sinal dos tempos.
Não há sinais nem marcas dos tempos. Os ganhos nesta desequilibrada contenda conquistam-se através da luta diária, sem concessões a taticismos de ocasião.
Só assim, os tempos mudarão de sinais e de marcas.
Até para a semana
Eduardo Luciano


Sem comentários: