terça-feira, 15 de novembro de 2016

OPINIÃO

A propósito da colocação de duas fotos (Srª da Consolação e Tumulo de Diogo Lopes de Sequeira) numa postagem a que dei o título de «DUAS RELIQUIAS DO ALANDROAL QUE MERECIAM MAIS ATENÇÃO» - o A.N.B. teceu as seguintes considerações num texto que aqui se transcreve.

Enquanto o mundo e o Sol parece que vão começar a andar aos tombos, 
também reparámos que uma parte substancial do património material e
imaterial da Vila entrou em fase de acentuada degradação e destruição.
Não é este, certamente, o caminho que as gentes do Concelho pretendem para as suas memórias e para a preservação da nossa propria identidade, sentido e sentimento de pertença à comunidade local. Antiga, medieval ou mais moderna, lembremos também o caso da Igreja da Misericórdia de Terena.
Por isso mesmo, integro-me neste apelo do Al tejo e, diria mais, o Alandroal poderia pensar mais e melhor tanto o seu passado como o seu futuro porque são em si mesmos indissociaveis. Um não existe sem o outro. Nem em espírito nem na nossa própria carne de alandroalenses.
Acrescentaria que, ao contrário do que muitas vezes se pensa, não é apenas uma questão de meios e de dinheiro.É muito mais uma questão das pessoas e da vontade de as envolver, por exemplo, através dos "Orçamentos Participativos", nos gestos e nos actos de não pactuar com destruições de memórias com séculos. Com muitos séculos de História. Mas apenas continuamente à espera da sua adiada reabilitação/ recuperação. 
Isto a não ser que, andemos distraídos com o que anda a acontecer com a destruição de outros acervos da humanidade por este mundo fora.
Ora, se não concordamos com o que sucede lá fora, também não devemos aceitar o que está a acontecer, mesmo à frente dos nossos olhos.Ou cá dentro da Comunidade que historicamente fomos e vamos sendo. 
Assim o esperamos.

Saudações Democráticas
Antonio Neves Berbem 15/11/2016


2 comentários:

Anónimo disse...

o comentário não é meu, mas aplaudo como socialista e como munícipe do Alandroal.
O que tem o caro Berbem como socialista assumido a dizer?
Só lhe faço a pergunta porque com toda a verdade me interessa o seu ponto de vista que admiro assim como escreve e acho o comentário pertinente e inteligente.
Fique bem.



Sou um apreciador deste blog pois gosto de espreitar o que por aqui se vai comentando sobre os diversos problemas do nosso Concelho.
Confesso que é a primeira vez que aqui comento e só o faço para alertar uma situação muito grave que muita gente já se apercebeu mas perigosamente teima em ficar em silêncio e a não querer pegar o touro pelos cornos.
Sou dos primeiros militantes Socialistas do Concelho e o que se passa no PS do Alandroal é por demais estranho, vergonhoso, de tal modo que algumas pessoas já conseguiram dividir o partido e as pessoas em 3 facões diferentes, o que é perigoso, pois devíamos estar juntos e em sintonia.
Há assumidamente quem queira o Professor Grilo Como cabeça de lista, há quem queira que seja o João Nabais, e há quem queira que seja alguém da confiança do partido que venha de fora, gente sem vícios e com ideias novas e principalmente que não tenha motivos para beneficiar uns e outros não.
Eu também já estou dividido, a isso me obrigaram e confesso que sou por alguém de fora com provas dadas de competência e de confiança do partido, simplesmente porque já assisti ao que os restantes candidatos, fizeram, e não fizeram, como governantes do Município do Alandroal, não trazem decerto nada de novo nem vão fazer nada que nos surpreenda, o mais certo é fazerem mais do mesmo , dar continuidade ao estilo dono disto tudo, ao estilo pavão inchado, e para esse peditório, já dei.
Apelo a todos os socialistas e não só que, não desperdicem o seu voto em pessoas que já mostraram que as suas governações são ruinosas, nestas coisas tal como nos negócios tem que ser na base do racionalismo, amigos, amigos, negócios à parte.
Deixo aqui a minha simples opinião no meu português ruim, para que meditem e não vão em conversas, já chega de incompetência e compadrios, de senhores feudais, basta.

Socialista envergonhado.

20 novembro, 2016 10:51

Anónimo disse...



OBS.

Em termos imediatos, vamos somente acrescentar que o que devia estar a

aconselhar a Concelhia do PS, no Alandroal, é o superior exemplo do seu

líder Antonio Costa.

Percebeu em devido tempo que o chamado "Arco da Governação" era uma

mentira e uma ilusão, denunciou-a, avançou, negociou e está na governação

há mais de um ano. Isto muito para além dos interesses das fações

internas.De que é exemplo, a socratica, que deixou um lastro duplo

na nossa terra.

Além disso, vamos afirmar que as indecisões, os adiamentos, as faltas de

visão são a pior coisa que pode acontecer em politica. Pagam-se caras

no tocante às expectativas e resultados eleitorais.

Portanto para resumir, ou o debate interno (no PS) é feito e se torna

claro e inequívoco o que dele deve resultar; ou,então,vamos todos cair

no poço da (nossa) própria derrota.À falta de posições claras,

competentes e atempadas.

É assim preciso que todos compreendamos que a maioria das pessoas (e

dos militantes) não são uns moveis que se arrumam ou desarrumam apenas

mediante certas conveniências pessoais... em tudo contrárias à

indispensável vida e existência dos Partidos no sistema partidário

aberto que temos. E, digo isto, pelo peso e influência que a

Informação alcançou e tem no país.


Boa noite


Saudações Democráticas


Antonio Neves Berbem