quarta-feira, 9 de novembro de 2016

À DESCOBERTA DO PASSADO - REBUSCAR A HISTÓRIA LOCAL

O Tiago Salgueiro, é homem de coragem, que não temeu descer ao Túnel (ou será Aqueduto), para explorar o que se supõe ser um Aqueduto subterrâneo que fazia a ligação entre as três cisternas, existentes no Convento dos Capuchos em Vila Viçosa.
Tem o mesmo cerca de 12 metros de profundidade, 2,50 metros de altura, 1.10 metros de largura e 100 metros de comprimento.
Coloca-se ainda a hipótese de poder tratar-se de um túnel subterrâneo para uma eventual fuga, se tal se mostrasse necessário.

Assim se vai rebuscando a história de uma localidade com muita história por desvendar.




3 comentários:

Anónimo disse...

Há muito, muito tempo, o meu amigo Pestana, ligado ao Alandroal por motivos familiares, e homem com relações com a Casa de Bragança, falou-me nestas "catacumbas". Seria interessante ver este assunto desenvolvido com outras informações.

francisco tátá disse...

Essas informações estão prestadas no relatório final elaborado pelo Tiago Salgueiro. Foram-me enviadas pelo Autor e só não estão transcritas na postagem devido à sua extensão. Tenho a certeza que se as mesmas lhe forem solicitadas o mesmo lhe as enviará.
F. Táta

Anónimo disse...

A primeira fotografia fez-me recordar uma entrada subterrânea que existiu no Castelo de Terena, hoje entulhada.
Nós, nessa altura "putos" julgávamos ser uma cisterna, outros um túnel de fuga que iria dar ao poceirâo (sítio por detrás do Cemitério).
Assim os "iluminados" vão aos poucos apagando a nossa História.