sexta-feira, 16 de setembro de 2016

VIDA AUTÁRQUICA

Município de Alandroal recebe 16,5 milhões de euros do FAM, mas “não é este empréstimo que vai resolver a situação desta câmara e deste                        concelho”, diz Mariana Chilra
Veja desenvolvimento da notícia publicada na Rádio Campanário                                                Clicando AQUI

20 comentários:

Anónimo disse...

O que serve haver dinheiro senão há ideias nem dinâmica.

Anónimo disse...

De que vale haver ideias se não ficaram dinâmicas nem coisa nenhuma apenas dívidas para pagar???

Anónimo disse...

Dívidas sempre ouve, eu tenho quase 65 anos e infelizmente sempre tive que viver com divias a alguém, sei muito bem o que e isso é sempre vivi do meu trabalho mas sempre paguei as minhas dividas.
Saber gerir é que é importante, e isso ou se consegue ou não, e com todo o respeito, este executivo não sabe, assim como o anterior, e ainda o anterior que apesar de tudo foi o menos mau, gastou mas fez, deixou obra.Na verdade estes políticos de trazer por casa não sabem gerir coisa nenhuma.

Anónimo disse...

A actual Presidente, quando entrou tomou logo medidas de poupança extraordinárias, foi para dar o exemplo, que como se tem visto tem ajudado e muito a reduzir a despesa e a dívida. Começou com a bonita medida de só utilizar o automóvel da presidência quando está em serviço, que saiba um Presidente de um Município não tem horário, é como os bombeiros, os médicos, os polícias, tem que estar ao serviço 24 horas sempre prontos para o que for preciso, não se percebe por isso tal medida a não ser para fazer demagogia de terceiro mundo, ultrapassada, vista, gasta.
Como diz o comentador acima esta gente não sabe gerir coisa nenhuma, e depois cada um inventa ao seu estilo, como se fossem todos grandes gestores e gente com experiência em governação, ganham as eleições e de um dia para o outro ficam mestrados em todas as árias, e coitado de alguém que lhes tente corrigir alguma coisa ou explicar, ou ensinar como se faz.
Ainda bem que vem uma ajuda em dinheiro, mas no meu ver a ajuda deveria também vir noutros aspectos tão importantes ou mais que o dinheiro em si.
Devia vir um gestor competente que fizesse um plano de pagamentos e de gerência do dinheiro, de como , onde e quando deve ser aplicado, e ainda um outro gestor para por os trabalhadores do município a trabalhar e que ao qual os ditos tivessem que prestar contas e obedecer, porque o verdadeiro problema da nossa autarquia reside aí, é uma verdadeira anarquia que aqui existe, anarquia essa que causa a maioria dos problemas que as pessoas sentem diariamente no nosso concelho. Tudo está por fazer e muitas coisas não são feitas por falta de dinheiro mas por falta de trabalho,de quem faça, de quem tenha competência e autoridade para mandar fazer, e enquanto assim for bem podem entrar milhões que, ajudam, mas não resolvem, o motor está danificado e enquanto não levar uma reparação de fundo, pode ir andando, mas a trabalhar mal.

Manuel Vinagre

Anónimo disse...

Caros amigos, mandar postas de pescada desde a bancada é a coisa mais fácil do mundo!!! Por acaso alguém tem informação suficiente para isto ou aquilo das finanças da câmara a não ser quem trabalha lá?!?!?!
É só treinadores de bancada! Uma sugestão: cheguem-se à frente todos os iluminados, especialistas em finanças, e candidatem-se para o ano...iriamos ver as figurinhas tristes que fariam....

Anónimo disse...

A falta de dinâmica e de pôr as pessoas a trabalhar, mais e melhor, é um problema que afecta todas as instituições públicas. E o país em geral. Não se percebe como podemos ter desenvolvimento sem trabalho e sem organização. Não conheço especificamente o problema do Alandroal mas conheço outros organismos públicos e a função pública em geral. Sente-se alguma falta de profissionalismo e um "deixa andar" assustador. Ainda tenho alguma esperança que as pessoas se mentalizem que sem trabalho não há capacidade, eternamente, para pagar salários. O País não pode viver sempre de empréstimos. A Administração Pública é paga com os impostos de todos. Por isso temos todos que, gerir e trabalhar, o melhor que sabemos e podemos.
Tenham um bom dia. E vamos trabalhar mais e melhor.
Maria Mira

Anónimo disse...

As instituições públicas estão a atravessar um mau bocado. Falta de verbas, falta de uma boa gestão, falta “quem nos governe bem”. As Administrações Publicas devem gerir muito bem o pouco que têm porque esse pouco é de todos. Tanto os recursos humanos como os recursos financeiros precisam ser bem geridos e bem aplicados. Felizmente que nada é geral. Ainda existem, por este País, algumas pessoas que vão fazendo coisas boas e uteis. Mas devia haver mais trabalho e melhor gestão. Em todos os sectores. Porque todos são importantes para o desenvolvimento do país.
Maria Mira

Anónimo disse...

...iriamos ver as figurinhas tristes que fariam

Olhe que não, pior é impossível...

Anónimo disse...

e candidatem-se para o ano...iriamos ver as figurinhas tristes que fariam....

19 setembro, 2016 09:27


Caro ou cara comentadora, eu nada tenho a ver com políticas mas se tivesse e por acaso fosse candidato a um Município, pode querer que não fazia figurinha nenhuma e explico porquê, pois não é nada inventado nem novo e há muitos Autarcas deste País que inteligentemente o fazem.
Arranjar uma equipa de gente externa do Município sem vícios ou ligações a quem lá trabalha, de pessoas competentes e conhecedoras de árias chaves, como contas e finanças, obras, cultura e turismo, chefe de pessoal, e alguém por dentro da engrenagem comunitária para aproveitar ao máximo candidaturas e apoios.
Perguntam, mas isso é difícil a qualquer candidato arranjar uma equipa com essa competência,e eu respondo. Os que não se tem contratam-se, o que não falta é neste País gente competente nestas árias e outras, com falta de colocação e trabalho.

Podem querer que assim tudo funcionaria e se algum dos contratados não trabalha-se bem, ia e vinha outro que fosse competente e mostrasse serviço.

Assim é que não esta com nada, passam 4 anos a fazer mmmm e quando começam a perceber alguma coisa vão, e vem outros, ou seja, andamos eternamente nas mãos de incompetentes que nem fazem nem deixam fazer.
Paulo Oliveira.



Anónimo disse...

Caro Paulo Oliveira,
Você, por acaso, sabe que é ilegal contratar recursos externos, tendo nos quadros de pessoal pessoas para as mesmas finalidades dos possíveis contratados?!?!
Por outro lado, você diz que não iria fazer figurinhas tristes!!!
Você, em primeiro lugar, deveria voltar à carteira da 1.ª classe, pois "árias" significa o quê para si?!?!
Obviamente escreve-se "áreas", meu caro especialista em finanças e afins...
Passe bem!

Anónimo disse...

mas “não é este empréstimo que vai resolver a situação desta câmara e deste concelho”, diz Mariana Chilra


Desta vez a Senhora acertou, o que pode resolver a situação desta câmara ou pelo menos ajudar é a cara Presidente sair com a maior urgência do cargo que ocupa juntamente com os seus vereadores.
Ou acham que não tem sido por demais evidente a falta de preparação e competência para os cargos que ocupam??????
Se falassem menos e fizessem mais não estávamos decerto como estamos. Verdade que outros contribuíram para este estado lastimoso , mas cara Presidente, com todo o respeito, a CDU também contribuiu para este desastre no anterior executivo de que fazia parte, e tem continuado a contribuir com a sua governação desastrosa.
É CASO PARA DIZER, QUEM MUITO FALA POUCO APRENDE.

Anónimo disse...

Você, por acaso, sabe que é ilegal contratar recursos externos, tendo nos quadros de pessoal pessoas para as mesmas finalidades dos possíveis contratados?!?!
20 setembro, 2016 09:43

Você por acaso sabe o que está a dizer?????

Mas quem é que o município têm nos seus quadros com experiência e provas dadas como gestor? como programador cultural? como alguém formado na ária do turismo? ou algum advogado especialista em leis europeias, e por aí fora?
É por causa dessa enorme competência dos quadros do nosso Município que estamos como estamos, é o pessoal dos quadros e o pessoal do executivo, estão bem uns para os outros.
Devia era o comentador ou comentadora estarem calados e não dizerem asneiras, temos um Município que nem um simples electricista tem nos quadros, e querem lá ver que é só Doutores e Licenciados em tudo o resto, está há vista tanta sapiência e tanto profissionalismo.
Tiveram que contratar pessoas externas para lerem contadores, que a ser como diz, nem para esse trabalho básico temos gente competente, ou foi ilegal essa contratação feita pelo executivo Muda / Cdu ?
Perdeu o professor de Português uma boa ocasião para ter ficado caladinho, ou caladinha.
Se o atual executivo tivesse como assessores gente profissional em vez de camaradas do partido, estávamos com toda a certeza bem melhores, o resto é desculpas de maus pagadores, falavam dos outros, dos favorecimentos, dos padrinhos e afilhados, mas na verdade fazem a mesma coisa.



Paula Maria

Anónimo disse...

Cara Paula Maria:

Pelo nível de instrução que apresenta, considero que não vale a pena mais conversa...primeiro informe-se, depois atire umas bojardas...
Aproveito para a ensinar:
1 - Não é "ária", mas sim "área";
2 - Não se escreve "está há vista", mas sim "está à vista";
3 - etc...

Passe bem!!!

Anónimo disse...

Você, por acaso, sabe que é ilegal contratar recursos externos, tendo nos quadros de pessoal pessoas para as mesmas finalidades dos possíveis contratados?!?!

O Você deve ser do Brasil, mas vamos ao que interessa.
Pelo que diz e como diz, até parece que temos nos quadros do nosso Município uma infinidade de gente bem preparada em todas as árias e como tal, contratar profissionais para virem trabalhar para a Autarquia é coisa de quem não sabe o que diz e de quem não entende nada de ilegalidades.
De facto temos tantos e bons profissionais que como já disse uma comentadora acima, ainda no passado recente foi preciso contratar pessoas para lerem contadores, pois não temos ninguém com essa competência, também me lembro que contrataram uma empresa para limar as quinas dos passeios, pelos vistos também não temos nos quadros quem o saiba fazer, e também tínhamos até há bem pouco tempo contratado alguém para conduzir um tractor e limpar fossas, pelos vistos também não temos nos quadros gente competênte para a tarefa, com os electricistas é a mesma coisa, contrata-se porque não temos nenhum profissional, e por aí fora.
Mas temos nos quadros doutores e doutoras com fartura que, sabem de gestão,de turismo,cultura, de obras,de recursos humanos, de leis europeias para aproveitarmos tudo o que de lá possa vir, ou seja, quem dê ordens temos, quem trabalhe, não. Antes assim fosse, a verdade é que não temos quem trabalhe e quem entenda de alguma coisa para dar ordens, e temos a ocupar lugares chaves, pessoas sem qualquer preparação e competência em vez de profissionais à altura.

Anónimo disse...

Olá "tu"!
Não era para perder mais tempo a dar palha...
Mas, uma breve nota vale sempre a pena!
Aconselho-te a ires para as novas oportunidades (se ainda existirem, claro!) para ver se aprendes a escrever um pouquinho melhor ou, pelo menos, a teres alguma compreensão de coisas básicas, a saber (novamente): não se escreve "árias" (deves ser de áfrica profunda), mas, sim, "áreas".

Passa bem e não te "apoquentes" tanto com politiquices, pois podes danificar os miolos!

Anónimo disse...

Passa bem e não te "apoquentes" tanto com politiquices, pois podes danificar os miolos!

21 setembro, 2016 16:26


Com todo o respeito, se por aqui alguém tem os miolos danificados é o comentador, que falta de respeito para com os outros, saibam escrever ou não.
Alguém decerto lhe tocou em alguma ferida que dói.
Carla Grilo

Anónimo disse...

Aconselho-te a ires para as novas oportunidades (se ainda existirem, claro!) para ver se aprendes a escrever um pouquinho melhor ou, pelo menos, a teres alguma compreensão de coisas básicas, a saber (novamente): não se escreve "árias" (deves ser de áfrica profunda), mas, sim, "áreas".

ACONSELHO-TE A SER EDUCADO E A RESPEITARES AS OPINIÕES DOS OUTROS E A TERES MAIS ARGUMENTOS DO QUE SIMPLESMENTE CRITICAR COMO OS OUTROS ESCREVEM.
É O CHAMADO CANTE DO CISNE.
QUE POBREZA SE ESPÍRITO, UM PROFESSOR DE PORTUGUÊS ONLINE...

Anónimo disse...

Caro comentador de 21 setembro, 2016 16:26 veja lá se acrescenta alguma coisa ao debate, é que o comentador de 21 setembro, 2016 16:03 até não pode saber como se escreve áreas mas dá um caminho,argumenta, já o comentador nada diz.
Deve ser mais um professor ou Doutor do Alandroal, uma EDITE ESTRELA.

Carlos Vieira

Anónimo disse...

Olá! Não se irritem tanto que não vale a pena!
Mas, já que pedem uma opinião, cá vai...
Volto a dizer (informem-se) que contratar pessoal externo, havendo o quadro de pessoal com tais recursos, pode ser considerado ILEGAL! Isto porque os dinheiros públicos não são para brincar aos "politiqueiros" de serviço. Se o pessoal que está ao serviço dos cidadãos não têm competência, então existem formações adequadas para esse efeito. Basta ler a legislação em vigor, formar as pessoas e formar grupos de trabalho adequados. Outra coisa, bem diferente, é se há pessoal que bloqueia ou não quer fazer! Nesse cenário, deverão ser acionados os respetivos processos disciplinares e averiguar os factos. Amigos, é assim que isto funciona corretamente! Não vivemos em África! Existem leis e regulamentos a cumprir! Por exemplo, os falsos "recibos verdes" deveriam ser devidamente denunciados, é ILEGAL contratar pessoal nessas condições, obrigar as pessoas a cumprir horários, etc...Além de ser ILEGAL é IMORAL fazer isso, ainda para não falar que os próprios partidos de esquerda são os primeiros a emitir comunicados e ir para manifestações contra esses mesmos "recibos verdes"...Tudo isto, inclusive, contra as normas europeias. Enquanto temos países a banir esse tipo de práticas, dotando os quadros de pessoas de gente capaz, nós, os desgraçadinhos, estamos 20 ou 30 anos ATRASADOS!!! Em relação à gestão da CDU, MUDA ou PS, todos têm feito merda!!! Empurram as responsabilidades para uns e outros...Então o Sr.º Grilo não pertenceu ao executivo PS (Nabais...Então a CDU não pertenceu ao executivo MUDA...Então agora o Sr.º Nabais não vota algumas coisas com a CDU...Enfim, então e se fossem enganar outros ou, então, podem dedicar-se à pesca lá para os lados do Lucefecit...Passem bem!

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...
Olá! Não se irritem tanto que não vale a pena!
Mas, já que pedem uma opinião, cá vai...
Volto a dizer (informem-se) que contratar pessoal externo, havendo o quadro de pessoal com tais recursos, pode ser considerado ILEGAL!


Caro comentador, não precisa de fazer um desenho que toda a gente sabe o que está a dizer, o comentador lá julgará que tudo à sua volta é uma cambada de labregos, não lhe fica bem.
Vou também fazer um desenho para ver se o amigo entende de vez.O que alguns comentadores aqui escreveram é que é preciso contratar gente que, claro está, não há nos quadros, como um bom gestor, um bom relações públicas, um bom técnico de turismo e cultura,um mestre de obras, porque não um electricista, porque com o que se paga ao fim do ano em empresas externas dava para pagar a dois profissionais contratados que estariam ao serviço a tempo inteiro e ainda sobrava dinheiro, e por aí fora, pois não temos em muitas mais áreas gente competente,com currículo e habilitações para os cargos que ocupam, como tal não há ilegalidade em se contratar o que não temos.
Compreendeu ?????? Passe bem.