Estava sentado, preenchendo boletins de jogo. Eu acabara de almoçar com a família e fomos tomar café do lado da pastelaria. Sondei a mesa onde o Rufino se encontrava, com o sexto sentido de notar algo fora do habitual. Ele levantou-se, pelo seu pé, foi até ao balcão da máquina do jogo. Passados uns minutos veio de novo sentar-se, arrumando a papelada que ficara em cima da mesa. Certamente reparou na minha cara de estupefação. Momentaneamente pensei: Jesus esteve no Alandroal - coisa que não é de todo impossível, pois a vila está em todos os roteiros turísticos - e disse a célebre frase com mais de dois mil anos de pronunciada..., Levanta-te e Anda! Mas não, afastei de mim essa ideia patética e, até certo ponto, de blasfémia, para me deixar de subterfúgios e questionar o Rufino. «Uma nova terapêutica para a minha doença, que não é bem a que eles (médicos neurologistas) pensavam». Um medicamento novo chamado Ventilan, mas já velhinho no tratamento da Asma, tirou o Rufino de 43 anos de cadeira de rodas. O erro médico é frequente e também a medicina não é uma ciência exata. Mas 43 anos é muito tempo numa vida. Fico em silêncio..., pensando na humildade e tranquilidade com que o Rufino me falou da situação.
2 comentários:
OBS.
RUFINO,
Com altos e baixos. Com marés vivas ou vazias. E, outras vezes,
certamente sem marés. Com tudo o que é a (tua) vida, aproveito esta
oportunidade que o Al tejo "inventou" para te enviar uma saudação directa
e muito especial da minha parte.
Teu parente e amigo.
Não caias mais. Mas, se caíres, acabas de demonstrar-nos que estarás
sempre pronto a levantar-te.
Abraço forte
Antonio Neves Berbem
Estava sentado, preenchendo boletins de jogo.
Eu acabara de almoçar com a família e fomos tomar café do lado da pastelaria. Sondei a mesa onde o Rufino se encontrava, com o sexto sentido de notar algo fora do habitual. Ele levantou-se, pelo seu pé, foi até ao balcão da máquina do jogo. Passados uns minutos veio de novo sentar-se, arrumando a papelada que ficara em cima da mesa.
Certamente reparou na minha cara de estupefação.
Momentaneamente pensei: Jesus esteve no Alandroal - coisa que não é de todo impossível, pois a vila está em todos os roteiros turísticos - e disse a célebre frase com mais de dois mil anos de pronunciada..., Levanta-te e Anda!
Mas não, afastei de mim essa ideia patética e, até certo ponto, de blasfémia, para me deixar de subterfúgios e questionar o Rufino.
«Uma nova terapêutica para a minha doença, que não é bem a que eles (médicos neurologistas) pensavam». Um medicamento novo chamado Ventilan, mas já velhinho no tratamento da Asma, tirou o Rufino de 43 anos de cadeira de rodas.
O erro médico é frequente e também a medicina não é uma ciência exata.
Mas 43 anos é muito tempo numa vida.
Fico em silêncio..., pensando na humildade e tranquilidade com que o Rufino me falou da situação.
Um abraço para ti Rufino.
Luis Galhardas
Enviar um comentário