sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O BORDA D´ÁGUA NO MUNDO RURAL

CONSELHOS DO TÓI  DA  DADINHA  A TODOS OS QUE SE INTERESSAM PELA                                                                 AGRICULTURA E PECUÁRIA

                                                                                Baseado no:
EM SETEMBRO SEMEIA O TEU PÃO MAS ESCUTA O QUE O TEU VIZINHO DIZ, PORQUE NO DIA OITO O CENTEIO DEVE ESTAR DA ALTURA DA PENA DA PERDIZ»

                                              AGRICULTURA – HORTA – JARDINAGEM

AGRICULTURA – Vindimar, colher amêndoa e estercar as terras a semear no Minguante (dia 23). No Crescente (dia 09) continuar a semear centeio e cevada. Nos pomares, aquando da última apanha de fruta, dar início à poda e limpeza das árvores. Enxertar (em fenda) cerejeiras, macieiras e pereiras e curar com calda.

 HORTA – Semear, ao ar livre e local definitivo, agrião, cenoura, feijão, nabo, rabanete, repolho, salsa; em canteiro, alface, cebola e tomate. Plantar com as primeiras chuvas os morangueiros, regando até pegarem. Colher feijões e cebolas maiores para semente.

 JARDIM – Ir preparando o composto e semear amores-perfeitos, cravos, margaridas, malmequeres e as de florescimento primaveril. Plantar bolbos de jacintos, tulipas e narcisos.

 (Usando-me da oportunidade do escrito mensal … Vivam as nossas Festas de Setembro. Elas são O SENTIR DE UM POVO)

Despeço-me com amizade

Tói da Dadinha

Sem comentários: