quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A PROPOSITO DA RECENTE HISTÓRIA DO LUÍS DE MATOS…. " LUZ SE FEZ"

O Autor da história teceu o seguinte comentário que por nos parecer digno de uma certa reflexão divulgamos em primeira página.

«Sabes Xico Manel, escrever sempre foi para mim uma forma de dizer às pessoas que estou vivo. E tentar, pelo menos, sensibilizar os nossos concidadãos para a leitura, para que sejam mais ricos. Povo que não lê, fica mais à mercê dos exploradores, sejam eles de que cariz for. E por outro lado, tento que a minha escrita chegue às nossas crianças. Das minhas edições, um enorme número de livros são oferecidos por esse país fora onde vou fazer apresentações, embora reconheça que não se deva fazer. Mas o que hei-de fazer? Se o coração fala mais alto? Efectivamente tenho algumas dezenas de estórias, algumas ilustradas, prontas a ir para a gráfica, mas depois falta aquilo com que se compram os melões. Na medida do possível, vou enviar-te umas pequenas estórias para o AL TEJO. Quero agradecer-te as palavras elogiosas sobre a minha pessoa. Sabes que a nossa terra sempre me mereceu o maior carinho e tudo farei para a engrandecer nem que seja no fim do mundo. As nossas raízes são sempre a terra que nos viu nascer e eu, tento manter esta máxima. Um abraço amigo. LM »

Agora, que tenho em meu poder vários contos do Luís, e após leitura dos que são dedicados ao público infantil, e à sua afirmação: “. E por outro lado, tento que a minha escrita chegue às nossas crianças. Das minhas edições, um enorme número de livros são oferecidos por esse país fora onde vou fazer apresentações,” permito-me perguntar/ sugerir: Por caso alguma das nossas Instituições, Creches, Jardins de Infância promoveu o contacto com o Luís de Matos para apresentação dos seus livros? E porque não no Ensino Oficial desde a pré primária, seguindo o primeiro ciclo e por aí fora…?

É apenas uma sugestão, desconhecendo mesmo se tal é permitido. Uma coisa é certa: pela leitura das história do Luís de Matos muito se fica a saber da História, dos Locais, dos Usos e Costumes da nossa Terra, da Nossa Gente.
Pensem nisto !
Chico Manuel

Sem comentários: