segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA RÁDIO DIANA/FM

                                                            //www.dianafm.co http:m

                                                                 Conseguem?
Segunda, 19 Setembro 2016
É um prazer retomar as crónicas semanais aqui na DianaFm após as férias de Verão. Muitos foram os temas quentes, pelo que não foi fácil escolher qual o melhor para este pontapé de saída para a nova temporada.
Considero que seria inevitável falar sobre o estado deplorável de limpeza e higiene públicas do nosso Concelho e todo o movimento social de indignação que foi gerado à volta do tema.
Depois de dezenas de queixas de munícipes dirigidas à Câmara Municipal, muitas delas sem qualquer resposta... Depois de uma onda de indignação nas redes sociais... a gestão municipal admitiu, finalmente, que o estado de limpeza e higiene públicas é grave. Tenho pena que tenham demorado meses e meses a reconhecer este facto. Mas mais vale tarde do que nunca.
Tenho pena que não tivesse sido suficiente que esta questão estivesse inscrita no programa eleitoral com o qual o executivo CDU foi eleito. Lembram-se? Diziam querer retomar a imagem de excelência ao nível da higiene e limpeza.
A Câmara emitiu um comunicado descartando responsabilidades. Ora a culpa foi da chuva, ou da decisão de não utilizar um herbicida que ameaça a saúde pública, ora foi das avarias e das baixas dos trabalhadores. Até os munícipes foram chamados para o rol da culpas.
O desespero... Quando a culpa é dos cidadãos e cidadãs estamos mal... Mas lá admitiram que havia que fazer alguma coisa. Qual a solução? Fazer o mesmo que o PS: contratar serviços externos para começar a fazer limpeza... Sim, falo em começar a fazer limpeza, porque se alguma coisa havia sido feita, não se notava.
Mas fica a pergunta. Se agora se podem mobilizar meios, porque não os mobilizaram mais cedo quando não era necessário tanto trabalho?
E deixem-se de culpar os munícipes. Os eborenses não são menos ou mais civilizados que os restantes portugueses. Haverão, certamente, casos em que a falta de cuidado dos munícipes explica situações pontuais de desleixo e falta de higiene, mas o problema só pode estar na péssima gestão de meios e recursos levada a cabo pelos responsáveis.
Este é só um exemplo de uma promessa não cumprida... É pena que a um ano das eleições quase todo o programa eleitoral da CDU esteja por cumprir... Mas vá, ainda vão a tempo. Correm o risco de ser acusados de só fazer as coisas em período pré-eleitoral, mas mais vale fazerem... Não quererão ser acusados de mentir aos eleitores...
Depois das gestões desastrosas do PS era preciso mais e melhor. Era preciso, conseguir juntos... Conseguir para o Concelho, contando com todos e todas de forma transparente e humilde... Não tem sido este o caso...
Até para a semana!
 Bruno Martins

Sem comentários: