sexta-feira, 5 de agosto de 2016

QUANDO POR VEZES MESMO SEM VONTADE NOS VEMOS OBRIGADOS A JUSTIFICAR

Nada tenho contra a dita música pimba, apenas que nada me diz, e como tal não consumo. Cada um gosta do que gosta e ninguém tem nada com isso. Se não gosta, não come.
Talvez, até pelas doses industriais que os nossos principais canais de televisão nos fornecem todos os fins-de-semana, seja eu e todos aqueles que comungam do meu gosto, que estejamos errados.
Alguma justificação há-de haver para que RTP, SIC (ultimamente nem tanto) ou TVI passem todas as tardes de Sábados e Domingos a vender "banha da cobra", alternando com pseudo cantores porno populares, pernas e mamas, em doses industriais.
Da mesma forma me parece que a nossa Presidente ou quem no caso a substitui, face à sua formação académica possa de qualquer forma apreciar tal género de cantorias.
De igual forma e porque apenas o sei face a uma entrevista dada pela Senhora Presidente, não me choca que a Festa seja organizada por Instituições (desde que credíveis), e que sejam as mesmas a escolherem as atrações. Só que me parece que seria de todo sensato que, dado recair no Município a principal responsabilidade pela realização das mesmas lhe fosse comunicado antecipadamente a atração escolhida e face aos actuais meios informáticos, you tube, por exemplo, se visse e ouvisse a qualidade do artista contratado. Ora então das duas uma: ou a Edilidade não se interessa, o que é mau, ou então não está a prestar um bom serviço à terra, consentindo que na noite de maior afluência se apresente um pseudo cantor de nome Jorge Guerreiro, em detrimento de um nome consagrado do panorama artístico português de nome Jorge Fernando, pago pela Junta de Freguesia e agenciado pelo nosso conterrâneo Zé Carvalho. É deprimente para o artista e para o responsável pela vinda do mesmo ao Alandroal, e segundo sei por preço muito económico.
Vem tudo isto a propósito e de propósito para justificar a colocação de comentários, menos simpáticos dirigidos a quem responsável pela contratação da atração de Sábado, que não sei de quem se trata, mas que de qualquer forma não está a contribuir para que as Festas de Nossa Senhora da Conceição mantenham um mínimo de decoro que outrora atingiram.
É que excepção feita a Teresa Salgueiro (2009), e Anjos (2011) nomes com algum peso – já gramámos Homens da Luta (2010) – Rouxinol Faducho (2012 – César Mourão (2013) – Belito Campos (2014) – em 2015 dose dupla – RickY e Bailarinas e Maxi e Bailarinas, e este ano  o tal  https://youtu.be/khDTd5edBNQ.

Que tenham uma boa festa…eu por aqui me fico
Chico Manuel


13 comentários:

Anónimo disse...

Rouxinol Faduxo ainda se entende porque é um misto assumido de espetáculo musical com STAND UP COMEDY para o estilo tem qualidade, agora esta pimbalhada do pior de Belitos, Rickys, Maxis e este Jorge Ferreira que aí vem é que não está com nada, é que até mesmo os Pimbas tem patamares, e isto é do pior que há, não dignifica festa nenhuma e a festa da nossa Padroeira merecia da parte de todos mais respeito.
Parabéns pelo comentário caro Francisco, de facto não se entende este alheamento e total falta de envolvimento por parte deste executivo e em especial da Sra. Presidente, não lhe fica bem.

Ana Padilha

Anónimo disse...

Sou mais uma a dar os parabéns ao Francisco pelo excelente comentário que é polémico e devia ser debatido pela causa Alandroal, por todos aqueles que gostam da sua terra. Temos assistido impávidos e serenos a degradação da festa da nossa Padroeira que, como diz a comentadora acima e muito bem, merecia de todos mais respeito, onde se incluem as associações e o Município que as devia supervisionar e zelar pela qualidade deste evento secular, que, é para mim e muitos, o mais importante do nosso Concelho, se não o é, a culpa é de quem o tem remetido para uma vulgaridade atroz.
Bem haja o Francisco e algumas vozes que por aqui vão aparecendo a debater estes temas e a alertar, é hora de acordar e olhar de frente os responsáveis, que continuam por aí a fazerem o que querem e como querem, impunemente.

Maria Roma

Anónimo disse...

Fui ver o link caro Francisco e fiquei pasmado, como é possível alguém gostar e contratar coisa tão má.
Querem trazer pimba, tragam o Zé Malhoa, o Quim Barreiros,a Ana Malhoa,a Micaela, o Emanuel, a Rute Marlene, qualquer coisa destas que não gosto, é pimba, mas ainda se aproveita alguma coisa, agora esta porcaria que contrataram é simplesmente vergonhoso, não deve haver pior.
Não venham com a treta de que é disto que o povo gosta, o povo gosta do que lhe dão, e o nosso povo merece bom, e não esta mmmmmmmm que nos obrigam a comer.
A culpa a meu ver não é das associações, mas da pessoa inteligente que lhes deu procuração e passou diploma para tratar da nossa festa, tem mais tempo, menos chatices, menos trabalho, mas por mais que se queira descartar é sua a culpa do estado a que a nossa festa chegou.

Reformado

Anónimo disse...

Foi a Sr. Presidente, aconselhada a proceder assim, a entregar a organização da festa, e sabe-se quem foi o Conselheiro,foi a Sra Presidente que o disse por isso a fonte é segura.
E assim continuamos com intervenções de camaradas e amigos, que vão influenciando quem não devia ser influenciável e já que ganhou as eleições deveria governar pela sua cabeça, ou pelo menos tentar.
Por aqui me fico, um bom domingo.

Anónimo disse...

Para umas festas centenárias de uma vila histórica, vai la vai. Já nem falo na falta de respeito, é pior. Acresce uma negligência por parte de quem decide. Lá diz o ditado: Quem quer vai, quem não quer manda.

Anónimo disse...

Com duas festas a acontecerem no mesmo fim de semana de de se optar por uma, estar nas duas ao mesmo tempo não é possível até porque ficam distantes.
Tem este executivo optado por marcar presença na festa mais distante, na verdade tem outra grandiosidade e um programa normalmente de qualidade e por isso muito mais apelativa, a contrastar com a vergonhosa falta de qualidade que a nossa festa tem tido nos últimos tempos.
CDU sim, mas com outra gente.

Anónimo disse...

QUANDO POR VEZES MESMO SEM VONTADE NOS VEMOS OBRIGADOS A JUSTIFICAR


Ainda bem que justifica, e que alerta amigo Francisco.
Não é mentira nenhuma e está aos olhos de todos que, durante todo o mandato MUDA/CDU e também no mandato do actual executivo CDU, existiu e existe da parte dos executivos um total desinteresse pelas nossas festas seculares e um interesse crescente no culto do Endovélico. Não tem sabido gerir e equilibrar as coisas da melhor maneira, não é prejudicando uns e beneficiando outros que se governa e se cria harmonia e paz social.
Na verdade os Pimbas também custam dinheiro, não vem de borla, é afinal uma questão de escolha e de caminho para onde se quer levar as nossas festas, as nossas tradições, e isto é da maior importância e não pode ser gerido de qualquer maneira, nem por qualquer pessoa ou entidades, sem haver o controle de quem tem o dever de zelar pela cultura do nosso Concelho.Quando não existe um política cultural e as coisas são feitas sabe-se lá com que critério,gera normalmente esta confusão, foi o que todos presenciamos e sentimos com uma chamada cultura nunca antes conseguida que, foi uma vergonha, e que ainda hoje estamos a sentir a sua influência por esta continuidade doentia pelo mal feito,também nunca nunca antes vista.
Um agradecimento da minha parte à união de juntas de freguesias que, pelos vistos oferecem um espetáculo à nossa festa contrariando esta corrente pimbalhona aqui instalada e promovida por quem não o devia fazer, embora não goste de fado, reconheço a obra do Jorge Fernando, principalmente como compositor de excelência na ária do fado.
Fica assim a coisa dividida, ente música e palhaçada, fica o povo com mais opções de escolha.

Carlos Alberto

Anónimo disse...

"Anónimo Anónimo disse...
Para umas festas centenárias de uma vila histórica, vai la vai. Já nem falo na falta de respeito, é pior. Acresce uma negligência por parte de quem decide."

Caro comentador ou comentadora, estou completamente de acordo com tudo o que diz, a minha pergunta é só uma.

E quem é que na verdade decide aqui?

Se me poder dar uma dica,fico grata, ou se outra qualquer pessoa poder esclarecer, agradeço.

Paula Maria

Anónimo disse...

E quem é que na verdade decide aqui?

Se me poder dar uma dica,fico grata, ou se outra qualquer pessoa poder esclarecer, agradeço.

Paula Maria

08 agosto, 2016 15:00

EU NÃO LHE SEI DIZER QUEM DECIDE SEJA O QUE FOR POR AQUI, AGORA QUE DECIDEM E QUASE SEMPRE MAL, É A PURA REALIDADE.
FIQUEI SEM PALAVRAS QUANDO VI NUMA RUBRICA ACIMA QUE VAMOS TER UM TAL DE "ARTISTA " EM DUPLICADO. PELOS VISTOS QUEM DECIDE E CONTRATA NÃO SABE QUE HÁ MUITO EXISTE UMA CLAUSULA EM QUE SE PODE EXIGIR QUE O ARTISTA NÃO POSSA TER OUTRO ESPETÁCULO COM UM MÊS DE DIFERENÇA A MENOS OU A MAIS, NUM RAIO DE X QUILÓMETROS A NEGOCIAR.
EU FUI FESTEIRO E ACAUTELEI ESSE ASPECTO NUMA CONTRATAÇÃO.
PARA A PRÓXIMA COMPREM EM PACOTE E TRAGAM O MESMO ARTISTA TODOS OS DIAS DA FESTA, JÁ CÁ ESTÁ, NÃO HÁ TRANSPORTES, FICA DE CERTO MAIS BARATO.
E DEPOIS AINDA HÁ POR AQUI UNS COMENTADORES QUE FICAM ZANGADOS QUANDO SE CRITICA O TRABALHO QUE AS ASSOCIAÇÕES TEM FEITO NA ORGANIZAÇÃO DA FESTA DE SETEMBRO.
QUE VERGONHA.

Anónimo disse...

AINDA HÁ POR AQUI UNS COMENTADORES QUE FICAM ZANGADOS QUANDO SE CRITICA O TRABALHO QUE AS ASSOCIAÇÕES TEM FEITO NA ORGANIZAÇÃO DA FESTA DE SETEMBRO.
QUE VERGONHA.

08 agosto, 2016 18:01


Se calhar os tais comentadores ficam zangados e com razão, pois não creio que todas as associações tenham directamente a ver com as contratações e escolhas de artistas, mas em vez de se lamentarem, deviam falar,e explicar o que se passa por aqui. Lá diz o ditado que quem cala consente, e claro está que assim são todos metidos no mesmo saco. Não acham que esta rebaldaria devia ser posta em pratos limpos?

Não basta a escolhas serem do pior, ainda temos que levar com elas em duplicado, no Rosário já não me apanham e aqui no sábado ainda vou pensar, dizem que rir faz bem e a comédia promete, a ver vamos, para a próxima contratem um numero cómico.

Anónimo disse...

Com toda esta agitação acabei por visualizar o video da vedeta contratada para a noite de sábado, e adorei, do melhor, coisa nunca vista nem conseguida.
E agora percebo o porquê da contratação em duplicado, como o homem vem duas vezes fica a coisa em pacote e mais baratinha e como temos que poupar, pois não há dinheiro, tem a coisa justificação.
Ministros e secretários de estado são responsabilizados e alguns demitem-se, e anda por aqui quem só faz mesmo mmmmm a toda a hora e nem se demitem nem há quem o faça, temos todos nós que levar a toda a hora com esta total incompetência.
Vai por aqui um regabofe que é de bradar aos céus.

João Carlos

Anónimo disse...

"E agora percebo o porquê da contratação em duplicado, como o homem vem duas vezes fica a coisa em pacote e mais baratinha e como temos que poupar, pois não há dinheiro, tem a coisa justificação."


Caro comentador, o que interessa é a comissão, coisa que é prática normal nestas coisas,é normal o empresário do artista dar uma comissão a quem lhe arranja o espetáculo, neste caso foram 2 espetáculos como tal duas comissões.
O resto não interessa, que seja pimba, que dignifiquem as festas, que venham duas vezes seguidas ao Concelho, isso ´nada conta, o importante é a comissão.
E assim vai o nosso Alandroal.

Carlos Santos

Anónimo disse...

Ora aqui está alguém com os ditos no sítio, em poucas palavras disse tudo.
Comente mais vezes Sr . Carlos Santos.
Cumprimentos.