terça-feira, 28 de junho de 2016

DUQUES E CENAS - Rubrica do Dr. João Luís Nabo

                                                        Marcelo & Costa, Inc.
Marcelo Rebelo de Sousa não poderia ter encontrado melhor momento para se lançar ainda com mais entusiasmo nos braços dos portugueses: a coincidência deste 10 de Junho com o início do Europeu em França. O saber aproveitar esta oportunidade só revela inteligência e uma enorme capacidade de antecipação. Por outro lado, Costa também não se distraiu. Este adora Marcelo porque pode, estando coladinho a ele, ganhar pontos e começar a ser visto, não como um primeiro-ministro que trocou as voltas à democracia (Costa não ganhou a maioria nas últimas legislativas, ainda supervisionadas por um Cavaco a cair de gasto), mas como uma alternativa às ditas políticas de direita e de centro-direita (se é que isso existe) levadas a cabo pelo anterior executivo.
Nos discursos do Dia de Portugal, no Terreiro do Paço, o Povo foi a tónica do Presidente da República. O Povo. Essa massa anónima que conquistou a liberdade para o país em muitos momentos difíceis da sua História, quantas vezes com o sacrifício da própria vida e sem o auxílio “das elites”.
Em Paris, nesse mesmo dia, foram elevados a heróis por Marcelo os que, fugindo da fome, da guerra do Ultramar ou do desemprego de um Portugal cinzento e parado nos anos 50 e 60, escolheram a França como segunda pátria onde refizeram a vida e deitaram semente.
Quando, em 1572, Camões elevou o povo português, glorificando a coragem e a determinação de todos quantos desbravavam mares e terras em nome de Deus e da Pátria, nunca imaginou que, quase seiscentos anos mais tarde, a obra épica mais famosa da nossa literatura, escrita por si, fosse reeditada numa versão pós-moderna mas, ainda assim, convincente e igualmente aplaudida. A condecoração dos soldados que combateram em África e das emigrantes que salvaram a vida a centenas de pessoas nos atentados de Paris, no passado mês de Novembro, foi a marca da diferença e a face visível dos discursos de Marcelo, tão distintas dos gestos “de regime” e das palavras mais do que mastigadas do seu antecessor.
Também hoje continuam a tentar fazer a vida “lá fora” milhares de portugueses, estes muito jovens e com formação académica superior, que, tal como os seus predecessores, não têm como sobreviver num país, agora menos cinzento mas com enormes problemas estruturais e de justiça social e que os expulsa depois de ter gasto com eles milhões de euros nas suas formações universitárias. Marcelo também deveria ter falado nisto.
Os gestos e as palavras em sintonia de Costa e Marcelo, neste momento de aparente viragem, ainda que possam vir a durar pouco, são fundamentais para que o país recupere a confiança que outros Governos lhe roubaram. Não sabemos quanto tempo vai durar esta valsa, elegante e romântica, olhos nos olhos e sorrisos abertos, mas enquanto durar é bem possível que a autoestima dos portugueses fique mais fortalecida e que, quando Passos Coelho quiser regressar, aqueles lhe saibam dizer com quantos paus de faz uma nau quinhentista.
João Luís Nabo
In "O Montemorense", Junho de 2016

Sem comentários: