terça-feira, 14 de junho de 2016

CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA RÁDIO DIANA/FM

                      Oposição em três tempos - Terceiro tempo

Terça, 14 Junho 2016
Chego ao fim deste trio de crónicas sobre a oposição e socorro-me mais uma vez do irónico raciocínio do Vergílio Ferreira: «Não se tem simpatia se não houver seja o que for de admiração: tem-se apenas tolerância ou piedade».
Quer queiramos quer não, a sociedade em geral só valoriza os vencedores. E sobre os que ficam em segundo lugar chega a considerar-se que são só os primeiros de uma longa lista de perdedores.
Se, em determinados casos, este espírito mais competitivo que construtivo transforma os “segundos” em pessoas resilientes e portanto há, seguramente, uma vitória de construção do seu próprio carácter; por outro, e quando se percebe que quem concorre não o faz pelo percurso, tantas vezes em si mesmo já uma finalidade, mas única e exclusivamente com uma ambição até legitimada pelo contexto da competição de nada servir senão a vitória, não ficar em primeiro é motivo de enorme frustração e, por vezes, motivo de comportamentos distorcidos de carácter. Em alguns tristes casos a tendência é a desistência, não de uma carreira no mesmo domínio o que seria compreensível, mas do persistir em percorrer um caminho de construção e optar por enviesar para caminho paralelo que estraga verdadeiramente o espírito inicial, e essencial, da competição em causa.
Podendo parecer que me estou a afastar da Política, da Democracia e do papel da oposição, garanto-vos que não. Uma oposição eleita deve comportar-se ao nível dos seus eleitores, não à espera de vencer a qualquer custo, mas de tentar corrigir eventuais rumos que, claramente inversos aos que propunham para a governação, merecem que se lhes oponham. Por vezes o ambiente causado por uma oposição pouco construtiva, destrutiva mesmo, acaba por contaminar o ambiente em que se vive. E como o destino tem das suas ironias, poderão vir a ter de ser esses mesmos, caso lhes caiba voltar a governar, a recolher os resultados do mau ambiente que criaram.
Comprova-se isto mesmo, a nível nacional, nas ligações entre Partidos que deitaram abaixo um governo socialista em 2011 e que se rearrumaram novamente para permitir que em 2015 um governo socialista voltasse ao poder. A nível local confesso que o que sinto mesmo, no quotidiano que retomei após quatro anos de experiência governativa, é que o clima de contestação pela contestação, que vigorou durante 12 anos, está a ser difícil de levantar. Mesmo com uma aposta feita numa comunicação eficiente, leia-se propaganda, que tenta ser multiplicadora de efeitos de feitos que há décadas se repetem e, em alguns casos, até com melhores resultados antes do que agora, por vicissitudes várias.
Para lá do incontestável facto de que quem ganha o poder é que o tem para mudar o que tem de ser mudado, para melhor em princípio, parece-me que o caminho mais saudável para exercer a oposição é perceber se seria, e como seria, possível fazer melhor do que a proposta governativa. Mais: em nome de que é que se tomam determinadas posições e decisões, normalmente bem identificadas com determinadas ideologias que estão precisamente na base da constituição dos Partidos. E é aqui que entre a esquerda e a direita e tendo eu sempre defendido, no adolescer da Democracia portuguesa a que tenho tido o privilégio de assistir, mais os princípios do que as tácticas da esquerda, me convenço que há que estarmos atentos a outras diferenças, que também se percebem nas estratégias: as dos radicais e as dos moderados.
Enfim, é por isso que para mim também em Política, e ao contrário do que as regras do mundo competitivo da comunicação pela imagem nos querem fazer crer, e conseguem, não me parece que sejam a simpatia ou o seu contrário o mais importante. E muito menos a admiração. Isso fica para os amigos e aqueles com quem efectivamente privamos. Assim, excluir-se-iam também a piedade e a tolerância que, banalizadas desta forma, roçam tantas vezes a arrogância. A mim chegava-me muito bem o civismo e a competência. Na governação, como na oposição a Democracia, com uma real igualdade de oportunidades, deveria tender a crescer no domínio da Meritocracia, sem dó nem piedade, sem idolatrias nem factos tornados consumados. Talvez se lá chegue.
Até para a semana.

Cláudia Sousa Pereira

Sem comentários: