domingo, 1 de maio de 2016

O BORDA D´ÁGUA NO MUNDO RURAL - A cargo do Tói da Dadinha

CONSELHOS DO TÓI  DA  DADINHA  A TODOS OS QUE SE INTERESSAM PELA AGRICULTURA E PECUÁRIA

Baseado no:

                         «MAIO QUE NÃO DER TROVOADA, NÃO DÁ COISA ESTIMADA»

 AGRICULTURA – HORTA – JARDINAGEM – ANIMAIS

AGRICULTURA – Lavre à volta das matas e limpe o melhor possível para evitar incêndios. Tratar e regar os batatais. Enxertar damasqueiros, amendoeiras, cidreiras e laranjeiras.
HORTA – No Crescente (dia 13), em local definitivo, semear e plantar abóboras, agrião, alface, beterraba, brócolos, cenoura, couves, espinafre, feijão, melancia, melão, nabo, pepino, pimentos, rabanete, repolho, etc. Colher alcachofras, espargos, ervilha, fava, cebola verde, plantar tomate e tratar o já plantado com caldas cúpricas; os batatais devem ser regados e tratados com as caldas. (Estes indicadores devem ser observados de acordo com as áreas destinadas a cada espécie e, muito importante, com as disponibilidades de água para rega)
JARDIM – Semear cravos, manjericos (vem aí o Santo António), trepadeiras e plantas anuais. Colher flores para semente.
ANIMAIS – Também no Crescente (dia 13) deve-se castrar o gado, tosquiar as ovelhas; procria de cabras e coelhos.
RECOMENDAÇÃOO uso de herbicidas e de outros produtos químicos, potencialmente cancerígenos, deve ser rigorosamente acautelado. Para o Bem do Homem e da Terra.
 Despeço-me com amizade


 Tói da Dadinha
30.04.2016



1 comentário:

Anónimo disse...


A sua recomendação é bastante oportuna. Herbicidas que que melhoram a produção agrícola mas que contribuem potencialmente para matarem as pessoas, a sua utilização assim como o fabrico, devem ser proibidos, já.

Jerónimo Major.