segunda-feira, 9 de maio de 2016

A NÃO PERDER

                  EXPOSIÇÃO DOS FORAIS MANUELINOS DE ALANDROAL, TERENA E JUROMENHA

A comemoração do 5º Centenário dos forais de Terena, Juromenha e Alandroal impôs-se à Autarquia não só como um imperativo de natureza simbólica mas, sobretudo, como uma oportunidade de estudo, promoção e salvaguarda deste nosso património histórico identitário.

A iniciativa de maior expressão cultural foi a edição comentada dos três forais, de resto um desejo antigo de um ilustre filho da terra – o Dr. Luís Galhardas -, que desde a primeira hora integrou a comissão dos forais, impulsionou o processo e contribuiu para o sucesso do projeto editorial. 
Nesta edição podemos perceber o trabalho exemplar de recolha e análise histórica e leitura paleográfica do Dr. Manuel Branco, que foi enriquecido pelo contributo da Drª Lina de Oliveira e do Laboratório Hércules e ainda a qualidade da coordenação gráfica e projeto editorial por parte do Dr. Francisco Bilou e Dr. Mão de Ferro, respetivamente.


Importante foi também o enorme contributo dado por todos os elementos da Comissão dos Forais que durante anos desenvolveram trabalho que permitiu dignificar e valorizar todas as iniciativas das comemorações dos Forais.Para assinalar as comemorações dos Forais foi aberta ao público a exposição, no edifício dos Paços do Concelho, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 8H30 e as 16H30, até ao final do mês de Maio.





Fotografias. Face A. Jeremias 
Extratos do trecho publicado face C.M.A.

Sem comentários: