sexta-feira, 25 de março de 2016

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

                                                   Época da esperança

Sexta, 25 Março 2016
Estamos em plena semana da Páscoa. Comemoramos a época da ressurreição, da renovação e da paz.
Foi precisamente com este espirito que o Papa Francisco veio esta semana, mais uma vez, chamar a atenção para o problema dos refugiados. Para o drama que vivem os migrantes e para a falta de responsabilização dos vários líderes europeus para uma solução de consenso e viável, que consiga resolver este problema.
Aquilo que se vai passando em tantos países da nossa europa envergonha-nos enquanto europeus.
Não podemos falar de uma europa solidária e nada fazer no sentido da resolução deste problema. Todos os governantes europeus são corresponsáveis com o que se vive na europa.
A Europa dos Estados continua sem se entender nos assuntos mais difíceis. A Comissão Europeia quis resolver o problema da maneira mais fácil. Ou seja, pagando para que outros assumam, pelo menos, uma parte do problema. No caso, o contemplado foi a Turquia que receberá 6 mil milhões de euros para que receba os migrantes ilegais que cheguem à Grécia e que não venham a ser considerados asilados, sendo assim reenviados para a Turquia.
É certo que a União Europeia também aceita receber diretamente da Turquia refugiados.
O que se pretende com este acordo é que a Turquia funcione como país tampão, especialmente, para os migrantes sírios e iraquianos. Veremos como a Turquia conseguirá resolver este problema, e de que forma e em que condições acolherá estes migrantes, já que para a larga maioria voltar aos países de origem está completamente fora de questão.
A Grécia é um país chave na rota dos Balcãs e este acordo poderá assim reduzir o número de migrantes que optam por seguir esta rota, reduzir os naufrágios e as mortes no Mar Egeu.
Até porque esta rota já havia sido, de alguma forma, quebrada com o fecho de algumas das fronteiras de países que integram a rota.
Contudo, esta é apenas uma das muitas rotas utilizadas pelos migrantes.
Continuando a existirem as razões que levam à existência destes fluxos migratórios eles continuarão com toda a certeza, passando a serem utilizadas outras rotas, e se a pressão deixar de acontecer na Grécia, ela passará para outros Estados, nomeadamente para aquele que está geograficamente mais exposto, a Itália.
Disso estejamos todos certos.
Diremos que com este acordo apenas “desvia” o problema.
O projeto europeu já teve melhores dias, quando na Europa existiram líderes de uma dimensão superior, e que em contexto difícil, apostaram em construir um território de paz e de prosperidade, entre eles estão personalidades como o inglês Winston Churchill, os alemães Konrad Adenauer e Helmut Kohl, o luxemburguês Robert Schuman, o francês Jean Monnet ou o italiano Alcide De Gasperi. Os líderes que lhes sucederam devem saber preservar o espírito com que foi construído o projeto europeu, criando um espaço mais livre, com maior justiça social e economicamente mais resistente.
Ouvir o Papa Francisco é ouvir a voz da razão, porque é uma voz cristã sempre em defesa dos mais desprotegidos, ela tem a simplicidade e o dom de nos mostrar o caminho que devemos seguir.
Uma feliz Páscoa e até para a semana
Rui Mendes


Sem comentários: